SóProvas


ID
1252312
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 17ª Região (ES)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No que se refere aos sistemas de gerenciadores de banco de dados (SGBD), julgue o item seguinte.

O PostgreSql 9.3 permite limitar o tamanho físico máximo em bytes em tabelas de usuário por meio da cláusula tablespaces no comando CREATE TABLE, conforme a sintaxe mostrada abaixo.

CREATE TABLE TabelaTeste
(
Codigo integer PRIMARY KEY,
Nome varchar(40) NOT NULL
)
WITH (TABLESPACES = 1GB);

Alternativas
Comentários
  • alguém sabe o erro?

  • Não encontrei a forma correta de se escrever o script da questão... Mas procurei rapidamente  e vi que o tablespaces aparentemente não é usado para isso.

    http://www.postgresql.org/docs/9.2/static/manage-ag-tablespaces.html

  • "Tablespaces in PostgreSQL allow database administrators to define locations in the file system where the files representing database objects can be stored. Once created, a tablespace can be referred to by name when creating database objects."

    fonte: http://www.postgresql.org/docs/9.3/static/manage-ag-tablespaces.html

  • A afirmativa diz que é em bytes e a sintaxe especifica 1GB, já dá pra matar aí.


  • Q370982

    No PostgreSQL os espaços de tabelas permitem aos administradores (superusuários) definir locais no sistema de arquivos onde os arquivos que representam objetos do banco de dados podem ser armazenados. Uma vez criado, o espaço de tabelas pode ser referenciado por seu nome ao criar os objetos do banco de dados. Para criar o espaço de tabelas teste no diretório /data/teste pertencendo ao usuário souza, utiliza-se a instrução:


    CREATE TABLESPACE teste OWNER souza LOCATION '/data/teste';

    CREATE TABLESPACE fastspace LOCATION '/ mnt / sda1 / postgresql / data';

  • Guilherme 1 GB é 1GigaByte... logo estaria em BYTE esta não é a resposta. Problema é que tablespace não é criado/alocado deste modo.

  • Os tablespaces são utilizados para:

    - Gerenciamento de espaço de armazenamento de dados - pode-se armazenar bancos grandes em mídia com tamanho apropriado que esteja disponível na rede.

    - Melhor desempenho - objetos que sofrem mais acessos podem ser alocados em discos mais rápidos, por exemplo, com ganho substancial de desempenho.

    Os principais comandos relacionados são:

    - CREATE TABLESPACE - Criação de tablespaces

    - DROP TABLESPACE - Exclusão de tablespaces sem conteúdo, percebam que não tem WITH e nem tem esse "S", a sintaxe correta é:

    CREATE TABLE "SQL_TABELA" ("ID" int) TABLESPACE "nome_tablespace";