SóProvas


ID
1252852
Banca
IDECAN
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Sobre as diferenças entre planos estratégicos e operacionais, relacione adequadamente as colunas. 

                                      
1. Plano estratégico.      
                                      
2. Plano operacional.     

( ) Visa à eficácia. 

( ) Tende a ser de longo prazo.

( ) Visa à otimização dos recursos util.

( ) É indicativo; não desce a detalhes. 

( ) É elaborado pelas gerências média 

( ) Tende a ser detalhado.                             
                                  

A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • Organizando as ideias:

    Plano estratégico  - Visa à eficácia, tende a ser de longo prazo, é indicativo; não desce a detalhes. 

    Plano operacional - Visa à otimização dos recursos utilizados, é elaborado pelas gerências média e tende a ser detalhado. 

  • b) 1, 1, 2, 1, 2, 2.

  • fiquei na dúvida quanto a "visa à otimização de recursos utilizados " !!!! marquei então plano operacional por considerar que o efetivo manuseio dos recursos estará no plano tático ou operacional ja que o plano estratégico é mais superficial, abrange uma organização como um todo!

    Por favor, corrijam ou complementem minha justificativa ( não sei se usei um raciocínio válido )

    Bom estudo !

  • Corrigindo o Odair Farias. Letra correta é B.

  • Planejamento Estratégico, onde definimos as estratégias com foco no longo prazo da empresa. Nesta etapa é preciso buscar sempre ter uma visão holística da companhia e sem entrar muito em detalhes, afinal o Planejamento Estratégico geralmente é feito para um período de 5 a 10 anos e seria bastante complicado e muito pouco provável acertar tantos detalhes para um período tão futuro.

    O importante aqui é levar em conta todos os fatores internos e externos a organização, por exemplo, o cenário econômico global e a situação do mercado em que a empresa atua. Uma excelente ferramenta nesta hora é a análise SWOT que ajuda a mapear todas as Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças e fornece uma ótima base para a estruturação dos demais planos estratégicos.

    Mas antes de falar de forças e fraquezas e começar a analisar o mercado ou cenário econômico, sua empresa precisa ter muito bem definido quem ela é, aonde quer chegar e o que considera mais importante no caminho. A isto damos o nome de Missão, Visão e Valores, um dos instrumentos de gestão mais importantes e ao mesmo tempo mal utilizados pelas empresas (em geral).

     

     

     

    Planejamento Operacional com planos bem mais focados no curto prazo, geralmente elaborados para períodos mais curtos, de 3 a 6 meses, com as definições de métodos, processos e sistemas a serem utilizados para que a organização possa alcançar os objetivos globais.

    Estes são planos bem mais detalhados que as etapas anteriores, especificando as pessoas envolvidas, cada uma de suas responsabilidades, atividades, funções e divisão de tarefas além dos equipamentos e recursos financeiros necessários para colocar os planos em prática.

    Como resultado da etapa de Planejamento Operacional geralmente obtemos Planos de Ações e Cronogramasdas atividades que precisam ser desenvolvidas dentro do período de tempo que está sendo planejado. Uma ferramenta muito útil nesta etapa é o 5W2H que auxilia a empresa a montar os Planos de Ações sem esquecer nenhum detalhe importante

     

    Veja abaixo alguns exemplos de Objetivos Operacionais:

     

    Implantar um sistema de separação e rastreamento dos pedidos;

    Implantar um programa de qualidade total;

    Fechar parceria com uma universidade para capacitar os funcionários.

     

    Na hora de pensar no Planejamento Operacional de sua empresa, além das informações do 5W2H, algumas questões que podem ajudar são:

    Como fazer?

    Quem vai fazer?

    Qual o prazo esperado?

    Quais as ferramentais e recursos necessários?

    Quanto vai custar?

    Quais as alternativas?

     

    Além disto, é essencial uma avaliação dos riscos de cada atividade planejada, bem como a definição de planos de contingência para caso um desses riscos se concretize.