SóProvas


ID
1253455
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

“João Justo sempre buscou desempenhar suas atividades profissionais de forma escorreita e em estrita observância aos preceitos éticos. Após se tornar servidor público civil da União, contudo, não tomou a precaução básica de conhecer a legislação que regulamenta o assunto em sua nova carreira. Dez anos depois de assumir o cargo, foi surpreendido pela notificação de procedimento de investigação instaurado pelo fato de: (i) participar de gerência de sociedade privada; (ii) ter retirado de sua repartição um plano de trabalho do setor para estudo mais aprofundado em sua residência; e (iii) cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa.” Considerando o disposto na Lei nº 8.112/1990, Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, indique qual das justificativas podem ser consideradas como válidas para afastar a caracterização de eventual infringência ao art. 117 (das proibições ao servidor) da lei em comento.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito seria B

    Uma vez que a lei 8.112 no Art. 117, XVII, prevê: cometer a outro servidor atribuições estranhas ao cargo que ocupa, exceto em situações de emergência e transitórias.


    Justificativa da banca para anulação:

    "O tempo verbal do enunciado da questão provocou os candidatos a procurarem elementos acerca da situação emergencial citada na resposta apontada como correta, o que prejudicou a resolução da questão. Por esse 9 motivo, a questão deve ser anulada".

  • No caso da letra C, NÃO BASTA COMUNICAR AO SUPERIOR, POIS É NECESSÁRIA A ANUÊNCIA(# DE COMUNICAÇÃO).