Em 1976 Mao Tsetung, o “Grande Timoneiro" da China , desde a Revolução Chinesa, bem sucedida em 1949, faleceu. Subiu ao poder, como líder supremo, seu companheiro de partido e de ação revolucionária, Deng Xiaoping.
Foram efetuadas várias reformas . O projeto era de Reforma e Abertura, que foi lançado oficialmente no final de 1978 .
As reformas estagnaram após o Massacre da Praça da Paz Celestial em 1989, mas, foram revividas em 1992 após a viagem de Deng Xiaoping ao sul .
O grande objetivo foi o de abrir a economia chinesa mas, mantendo o controle das decisões através de forte intervenção do Estado e sem abertura democrática. Para entrar na competição com o "milagre econômico japonês" e o supercrescimento apresentado pelos países denominados como "Tigres Asiáticos", seus vizinhos geográficos.
Esta China permitiu a entrada controlada de capital estrangeiro, elaborando seu plano para o desenvolvimento econômico ou o "Salto para Frente" a partir da fundação das Zonas Econômicas Especiais (ZEE's) na faixa litorânea no Oceano Pacífico.
Uma das características da China que permitem o seu crescimento atual está indicada em uma das alternativas
A) CORRETA - A afirmativa apresenta de forma direta e breve, a característica fundamental do crescimento chinês.
B) INCORRETA - A proposta de abertura econômica não supõe privatização total de empresas. Ao menos não a curto prazo .Houve, porém, algumas privatizações.
C) INCORRETA - Os produtos de luxo produzidos na China são feitos por empresas estrangeiras, que , além de levá-los para mercados da Europa e América, os oferecem no mercado consumidor chinês urbano.
D) INCORRETA - A abertura econômica não significou uma democratização do regime político. Ainda há um governo profundamente autoritário , com problemas referentes a Direitos Humanos.
E) INCORRETA - O aprofundamento de um modelo socialista ortodoxo não permitiria a abertura da China à investimentos e empresas estrangeiras.
Gabarito do Professor: Letra A.