e) no Sul, a colonização foi essencialmente exploratória, com a presença da mão de obra escrava. O cultivo era voltado aos produtos pouco produzidos na Europa.
Colônias do Norte: Abrigavam perseguidos políticos e protestantes europeus, principalmente da Inglaterra, que fugiam das perseguições religiosas. Principais características: minifúndio (pequena propriedade familiar); agricultura de sobrevivência; trabalho livre; e economia baseada no comércio.
Guerra dos Trinta Anos (1756- 1763): Terminou com a vitória dos colonos ingleses. O governo da Inglaterra resolveu então aumentar os impostos sobre os colonos, com alegação de que o dinheiro iria pagar as despesas com a guerra. Os impostos já existiam, ela apenas aumentou.
Festa do Chá de Boston (1773): Foi uma reação dos comerciantes da colônia em protesto a Lei do Chá (1773) que obrigava a colônia a comprar chá da Companhia das Índias Orientais, na qual muitos parlamentares tinham investimentos. Estava proibido comprar chá diretamente da Índia. Os comerciantes da colônia reagiram imediatamente, vestiram- se de roupas de índios para se disfarçar e, na calada da noite, atacaram os navios da Companhia. Pegaram as caixas com chá e outras mercadorias e atiraram no mar.
Declaração de Independência dos Estados Unidos: A Constituição dos Estados Unidos foi aprovada em 1787 e manteve- se até hoje. Mas receberia importantes emendas ao longo dos séculos. Porque assim que foi aprovada ela não era tão democrática assim. Pelo menos para os nossos olhos atuais: a escravidão foi mantida; as mulheres, os índios e negros libertos não ganharam o direito de voto; o voto era censitário, ou seja, só quem era rico tinha o direito de votar.