SóProvas



Questões de Construção do Estado Liberal: Independência das Treze Colônias (EUA)


ID
88015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Quanto aos vários sentidos de que se revestiu historicamente a noção de liberalismo político, assinale a opção incorreta:

Alternativas
Comentários
  • Liberalismo político idealizado por Locke, montesquieu, smith entre outros tem foco no indíviduo , ou melhor, o estado da natureza sem intervenção estatal.O individuo do status quo.

    Locke ao contrário de Hobbes(leviatã), era o indíviduo contra o estado.

    Letra A Errado.

  • na verdade o liberalismo politico é uma emulação do liberalismo  economico do seculo xix . o liberalismo economico era assente na harmonia de interesses do individuo com a sociedade, e bastante difundido entre economistas liberais que o teorizaram à exuastão, tal percepcao ja estava bastante abalada ao final do sec xix com acirramento da competicao intercapitalista e intracapitalista. Essa harmonia de interesses pode ser traduzida em uma ordem natural, logo fortalecendo o status quo, a ordem ,  a liberdade , etc.  o liberalismo politico que teve seu ápice apos 1gm e traduzida nos acordos de paz ( inclusive na LdN) emulou a harmonia de interesses : o que era bom para uma nação seria bom para o conjunto de nações ( segundo a teoria não poderia ser diferente e muitos politicos a advogaram com paixao). tal visão , bastante utópica, das relações internacionais foi contraposta pela escola do realismo politico que se fortalecerá ao do sec xx.  para maiores detalhes ver livro edward carr 20 anos de crise
  • Continuo sem entender. Se o liberalismo político prima pela liberdade do indivíduo, pelo constitucionalismo e entidades democráticas em detrimento do absolutismo e do Antigo Regime até então instaurado, entendo que é clara a "rejeição sistemática do status quo"- letra A - pelos seus defensores. E justo essa é a incorreta. Alguém consegue desenhar, por favor? rs

    (obs. perfeito o comentário, muito obrigada, Daniel!)
  • Em ''Era do Capital'' Hobsbawm assume a posição de que as novas classes burguesas liberais deixaram de ser uma força revolucionária após 1848, passando a ser defensora do status quo, passando mesmo a erigir prédios neobarrocos e a comprar casas no campo, imitando a aristocracia que ela ajudara a derrubar. Também é interessante lembrar que as classes mais elevadas atraiam-se por códigos morais religiosos severos, parar afirmarem sua superioridade sobre as classes inferiores.

    Como o enunciado diz ''historicamente'' de modo genérico, não podemos afirmar que o liberalismo, em todo o seu desenvolvimento histórico, advogava a rejeição sistemática do status quo.
  • INCORRETA!

  • Errada: rejeição sistemática ao status quo. Isso porque, uma vez no poder, aqueles que até então tinham um discurso liberal tornaram-se conservadores. Assim, nem sempre houve uma rejeição sistemática do status quo. - Comentário feito com base na explicação do Professor Daniel de Araújo.


ID
516085
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A independência dos Estados Unidos da América foi o primeiro grande indicador histórico da ruína do Antigo Regime. Durante esse processo de independência,

Alternativas
Comentários
  • a) a criação da Lei do Selo foi uma consequência do esforço inglês em fortalecer o pacto colonial e levou os colonos americanos a efetuar um boicote comercial à Inglaterra.


    A  Lei do Selo (1765): Que dentre outras coisas estabelecia que todo o produto (documentos legais, contratos comerciais, jornais e até em baralhos) que circulava pela colônia deveria possuir um selo de autenticidade inglês. Ou seja, os colonos deveriam gastar mais para a circulação de seus produtos. Esta lei desagradou muito aos colonos, que protestaram, e fizeram uma reunião em Nova York, em 1765, o Congresso da Lei do Selo, que, mesmo afirmando serem fieis a Coroa, decidiram boicotar o comercio inglês. Nesta mesma época a elite norte-americana e muitos dos colonos estavam sendo influenciados pelos ideais iluministas, e repudiava qualquer tipo de exploração. Sendo assim, a Lei do Selo foi um dos fatores que ocasionaram a independência dos Estados Unidos.

  • DESCORDO DO GABARITO!

    Primeiro momento (1775-1778) – as tropas dos EUA lutaram praticamente sozinhas contra as forças inglesas.

     Segundo momento (1778-1781) – as tropas dos EUA contaram com a ajuda financeira e militar dos governos da França, da Espanha e das Províncias Unidas (atual Holanda). A participação das tropas francesas, sobretudo, foi decisiva para garantir a vitória das tropas coloniais.

    ORIGEM: COTRIM (HISTÓRIA GLOBAL V.2); PÁG.: 123

  • Gabarito A : ''A criação da Lei do Selo provocou a reunião no Congresso da Lei

    do Selo, em Nova York que decidiu paralisar o comércio com a

    metrópole e não pagar “nenhum imposto sem representação” (já que

    a colônia não tinha representantes no Parlamento inglês). A lei foi

    revogada no ano seguinte, pois até na Inglaterra, alguns setores não

    estavam satisfeitos com o boicote comercial imposto pela colônia e

    juntaram-se aos colonos criticando as taxações, na chamada Questão

    dos Impostos, no qual se destacou William Pitt que discursou no

    Parlamento: “Sou de opinião de que este reino não tem direito de taxar

    colônias. Os americanos são filhos da metrópole e não seus bastardos”.

  • Thomas Jefferson exerceu um papel importante, tendo sido nomeado comandante das tropas americanas na guerra e se tornado o primeiro presidente americano. primeiro presidente foi george

  • pq a D ta errada ???

  • A partir do momento que os colonos, em 1765, discutem no Congresso da Lei do Selo que essa era um boicote ao comércio inglês, remete-se aos princípios liberais da época, principalmente o de John Locke e o princípio da Representatividade, já que os colonos não tinha representatividade e estavam sendo afetados por algo que não podiam nem votar a respeito. Neste contexto, os colonos , após a próxima lei do parlamento, decidem boicotar a Metrópole.

    LETRA A

    APMBB

  • A alternativa D está errada porque os colonos receberam ajuda de três países, França, Holanda e Espanha, entretanto, o único que forneceu apoio MILITAR foi a França e os dois outros apenas financiaram a luta das 13 colonias.

  • GABARITO - A

    A Lei do Selo foi feita pela Inglaterra como forma de fortalecer o pacto colonial, a qual dizia que qualquer documento deveria conter um selo real, disponibilizado pela Coroa Inglesa, mas os americanos se incomodaram e burlaram essa regra.

    Caveira!

  • A

    a criação da Lei do Selo foi uma consequência do esforço inglês em fortalecer o pacto colonial e levou os colonos americanos a efetuar um boicote comercial à Inglaterra.

    B

    a “marcha para o oeste” despertou os sentimentos expansionistas e nacionalistas dos colonos americanos, incentivando os movimentos de independência. Não foi a marcha ao Oeste que provocou a independência EUA e sim as leis abusivas da metrópole chamadas de leis intoleráveis.

    C

    o Primeiro e o Segundo Congresso Continental da Filadélfia resultaram na suspensão dos tributos impostos por Townshend, exceto o que se referia ao comércio do chá. O primeiro congresso da Filadélfia tinha um tom pacifico e não separatista que tinha apenas o intuito de acabar com os impostos, porém como eles não foram escutados fizeram o 2 congresso e esse sim teve o tom de separatismo e dai que surge a guerra de independência.

    D

    os colonos americanos receberam apoio militar da Holanda e da Espanha nas lutas pela emancipação. Na verdade foi França e Espanha.

    E

    Thomas Jefferson exerceu um papel importante, tendo sido nomeado comandante das tropas americanas na guerra e se tornando o primeiro presidente americano. Na verdade essa pessoa não era Thomas e sim era George Whashington. Thomas Jeferson foi um signatário da declaração da independência.


ID
656494
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A 4 de julho de 1776, publicou-se a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. Após a guerra que consolidou a independência do país, foi convocada uma Convenção para redigir a Carta Constitucional do novo Estado.

Durante os trabalhos para a elaboração dessa Carta Magna,

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    "Ao final da guerra de independência, reuniu-se na Filadélfia novo congresso continental, mas agora denominado convenção constitucional, para redigir a Constituição do novo Estado inde- pendente. Basicamente, duas facções apresentaram propostas: os republicanos de Thomas Jefferson e os federalistas de Alexander Hamilton e George Washington.

    Os republicanos defendiam a instauração de um poder central fraco e a concessão de grande autonomia para os estados, que seriam, na prática, como treze países independentes. Já os federalistas acreditavam na necessidade de um poder central forte, para garantir a união permanente dos estados. O processo de independência dos Estados Unidos representou, portanto, um momento no qual propostas iluministas forneceram as justificativas teóricas para um movimento político concreto e as bases para a edificação de um novo tipo de Estado."

    Fonte : História geral e do Brasil. Vicentino e Dorigo.


ID
737461
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a organização política e o expansionismo norte-americano após a declaração de Independência, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. A organização política realizou-se sob a influência da ala republicana, defendida por Thomas Jefferson, que excluiu da Constituição de 1787 a tendência federalista.

II. O avanço organizado em direção ao interior priorizou o entendimento com as populações indígenas, apesar das lutas ocorridas entre esses grupos e os pioneiros na expansão para o Oeste.

III. "A América para os americanos" foi o lema da doutrina Truman, que direcionou o avanço norte-americano em direção ao Pacífico e aos cobiçados mercados da China e do Japão.

IV. A expansão territorial acirrou os conflitos de interesses entre os grupos econômicos dominantes nos Estados Unidos - burguesia industrial (Norte) e escravistas (Sul), que culminou com a Guerra de Secessão entre 1861-1865.

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

  • I. A organização política realizou-se sob a influência da ala republicana, defendida por Thomas Jefferson, que excluiu da Constituição de 1787 a tendência federalista.

    Errada, não tinha uma constituição antes quem criou a primeira constituição dos EUA foi Thomas Jefferson, ela está até hoje

    II. O avanço organizado em direção ao interior priorizou o entendimento com as populações indígenas, apesar das lutas ocorridas entre esses grupos e os pioneiros na expansão para o Oeste.

    Errada, o erro está quando ele fala " o entendimento com as populações indígenas," na verdade tinha era mais conflitos

    III. "A América para os americanos" foi o lema da doutrina Truman, que direcionou o avanço norte-americano em direção ao Pacífico e aos cobiçados mercados da China e do Japão

    Errada, Doutrina Truman é bem mais lá na frente na época na guerra fria a gente ainda tá na independência viaje total da questão

    IV. A expansão territorial acirrou os conflitos de interesses entre os grupos econômicos dominantes nos Estados Unidos - burguesia industrial (Norte) e escravistas (Sul), que culminou com a Guerra de Secessão entre 1861-1865.

    Correta, lembre se que os EUA era dividido em 3 partes: Norte, Sul e Centro


ID
737464
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Sobre a Independência das Colônias Inglesas, analise as afirmativas abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

I. A Grã-Bretanha, após a Guerra de Sete Anos iniciou uma fase de dificuldades financeiras, o que a levou a pressionar a colônia da Nova Inglaterra, fato este prejudicial ao reino por impor um caráter rígido à administração colonial.

II. A assinatura do Tratado de Quebec foi o marco histórico em que a Inglaterra reconhecia a independência das treze colônias, agora Estados Unidos da América. Tal documento apresenta o ideal de liberdade e de direito individual, e a ideia de soberania popular, representante do imaginário democrático e liberal da época.

III. Dentre as medidas tomadas pela Grã-Bretanha,em relação à Nova Inglaterra e ao sistema colonial, encontramos o estabelecimento de novos impostos, a exemplo do "Stamp Act", direito de selo sobre documentos comerciais e qualquer outro modelo de publicação, sobrecarregando os preços de alguns artigos, como o vidro e o chá.

Alternativas
Comentários
  • I (CERTO) - O principal motivo para a Inglaterra reduzir a autonomia da Colônia foi o fato de que mesmo saindo vitoriosa da Guerra dos 7 anos, ela saiu quebrada econômicamente, com isso, para alcançar o equilibrio financeiro a ING teve que elevar os impostos sobre a Colônia.--- Prejudicial porque com as leis rigidas as 13 colonias se revoltou e alcançou sua Independência

    II (ERRADO)- A ING reconheceu sua a Independencia das 13 Colonias pelo Tratado de Paris

    III ( CERTO ) - A lei do Selo foi uma das diversas Leis que impuseram sobre as 13 Colônias

    VOU SER OFICIAL 2020

  • I. A Grã-Bretanha, após a Guerra de Sete Anos iniciou uma fase de dificuldades financeiras, o que a levou a pressionar a colônia da Nova Inglaterra, fato este prejudicial ao reino por impor um caráter rígido à administração colonial.

    Correto, lembre se que a Inglaterra saiu lascada da guerra dos sete anos saiu vitoriosa porém muito endividada com isso eles começaram a pressionar a colônia dos EUA pra tentar amenizar sua crise

    II. A assinatura do Tratado de Quebec foi o marco histórico em que a Inglaterra reconhecia a independência das treze colônias, agora Estados Unidos da América. Tal documento apresenta o ideal de liberdade e de direito individual, e a ideia de soberania popular, representante do imaginário democrático e liberal da época.

    Errada, o erro está quando ele fala que foi o Tratado de Quebec que marcou a independência das treze colônias, na verdade foi o Tratado de Versalhes(Tratado de Paris)

    III. Dentre as medidas tomadas pela Grã-Bretanha,em relação à Nova Inglaterra e ao sistema colonial, encontramos o estabelecimento de novos impostos, a exemplo do "Stamp Act", direito de selo sobre documentos comerciais e qualquer outro modelo de publicação, sobrecarregando os preços de alguns artigos, como o vidro e o chá.

    Correta, como falei na primeira assertiva a Inglaterra tava lascada com isso impõe muito impostos na colônia


ID
793558
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Estado Liberal que nasceu, se fortaleceu e predominou no mundo ocidental no século XIX apresentava como características básicas

Alternativas
Comentários
  • O constitucionalismo(tripartição de poderes) e a liberdade religiosa são pontos em comum nas revolução liberais do século XIX.

  • Pra acertar essa questão é só saber que o Estado Liberal adota as ideias iluministas e o liberalismo econômico... Sabendo disso, a melhor alternativa é a letra D.

  • Se fosse pensar no Brasil, seria alternativa C


ID
1175422
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os processos de independência que afetaram as colônias europeias da América compartilham vários aspectos, embora haja especificidades que não podem ser desprezadas pelos historiadores.
A respeito desse contexto histórico, julgue (C ou E) os itens seguintes.

A independência dos EUA (1776), que antecedeu a dos demais países americanos, costuma ser apontada pela historiografia como fonte inspiradora para o discurso dos movimentos separatistas ibero-americanos, principalmente em razão dos ideais de igualdade, liberdade e respeito aos direitos dos indivíduos.

Alternativas
Comentários
  • A independência das treze colônias e a formação dos Estados Unidos, primeiro país soberano do Novo Mundo, tornaram-se o exemplo e a fonte de inspiração para os movimentos latino - americanos que lutavam pela emancipação política e pela ruptura do pacto colonial. O regime republicano, baseado no pensamento iluminista, exerceu enorme fascínio sobre a aristocracia "criolla" da América Espanhola. 

    O movimento de independência dos EUA teve um caráter de modelo para os sul-americanos, que perceberam que a independência de uma metrópole poderosa era possível. E, nessa época, a Inglaterra era mais poderosa que a Espanha e Portugal. Ou seja, se os norte-americanos haviam conseguido se desvencilhar da Inglaterra, acreditava-se que, para os sul-americanos, seria até mais fácil se tornar independente de uma Espanha debilitada.

    Os EUA também apoiaram essa independência, pois eles desejavam estender sua influência política e econômica por toda a América.

    http://www.dw.de/independência-dos-eua-ecoou-na-américa-latina-comenta-especialista/a-4455877

  • Fiquei em duvida quanto aos ideais emancipacionistas dos EUA incluírem a igualdade, pois a abolição da escravatura não foi decretada na região nem o voto universal...
  • A questão é lembrar quem era considerado indivíduo na época.... Como os escravos nem isso eram considerados, portanto, a questão acaba como certa.

  • Independência dos EUA -serviu de inspiração par revolução francesa (Liberdade, igualdade, fraternidade)


ID
1253914
Banca
NUCEPE
Órgão
CBM-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Influenciados pelos ideais do Iluminismo, as Treze Colônias americanas que eram colonizadas pela Inglaterra iniciaram um processo de emancipação política que ficou conhecido como “Revolução Americana”. Sobre esse assunto, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • e) no Sul, a colonização foi essencialmente exploratória, com a presença da mão de obra escrava. O cultivo era voltado aos produtos pouco produzidos na Europa.


    Colônias do Norte: Abrigavam  perseguidos políticos e protestantes europeus, principalmente da Inglaterra, que fugiam das perseguições religiosas. Principais características: minifúndio (pequena propriedade familiar); agricultura de sobrevivência; trabalho livre; e economia baseada no comércio.


    Guerra dos Trinta Anos (1756- 1763): Terminou com a vitória dos colonos ingleses. O governo da Inglaterra resolveu então aumentar os impostos sobre os colonos, com alegação de que o dinheiro iria pagar as despesas com a guerra. Os impostos já existiam, ela apenas aumentou.


    Festa do Chá de Boston (1773): Foi uma reação dos comerciantes da colônia em protesto a Lei do Chá (1773) que obrigava a colônia a comprar chá da Companhia das Índias Orientais, na qual muitos parlamentares tinham investimentos. Estava proibido comprar chá diretamente da Índia. Os comerciantes da colônia reagiram imediatamente, vestiram- se de roupas de índios para se disfarçar e, na calada da noite, atacaram os navios da Companhia. Pegaram as caixas com chá  e outras mercadorias e atiraram no mar. 


    Declaração de Independência dos Estados Unidos: A Constituição dos Estados Unidos foi aprovada em 1787 e manteve- se até hoje. Mas receberia importantes emendas ao longo dos séculos. Porque assim que foi aprovada ela não era tão democrática assim. Pelo menos para os nossos olhos atuais: a escravidão foi mantida; as mulheres, os índios e negros libertos não ganharam o direito de voto; o voto era censitário, ou seja, só quem era rico tinha o direito de votar.

  • Colônias do norte = povoamento

    Colônias do sul= exploração

    LETRA E

    APMBB


ID
1401058
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Thomas Jefferson é considerado um dos promotores do republicanismo norte-americano que, após a Guerra da Independência, norteou a Constituição dos Estados Unidos. Esse republicanismo de inspiração iluminista se expressou por meio

Alternativas
Comentários
  •  a) do ideal de liberdade, sustentado por um sistema político aristocrático e fundamentado na meritocracia e na virtude moral.

  • PERCEBA QUE O ENUNCIADO PEDE ENTRE AS ALTERNATIVAS AQUELA QUE MOSTRA UMA EXPRESSÃO DOS IDEIAS REPUBLICANOS.

    A)CORRETA.

    Quem quiser conhecer mais ele e seus ideais acesse:https://pt.wikipedia.org/wiki/Thomas_Jefferson

    sei que não é a fonte mais confiável, mas quebra um galho.

    B)INCORRETA. A união entre estado e igreja era características de regimes monárquicos absolutistas e não republicanos, que pregava justamente o contrario.

    C)INCORRETA.Contrario do que se refere na alternativa , a abolição da escravidão não foi tomada como principal causa a ser defendida; até porque no governo do Tomas a escravidão ainda existia.

    D)INCORRETA."passou à história como criador de tal mecanismo e manteve-se à frente da Suprema Corte, contornando as ameaças do Poder Executivo."

    FONTE:https://www.conjur.com.br/2017-abr-02/embargos-culturais-thomasjefferson-temia-controle-constitucionalidade

    Esse trecho deixa a entender não afirmava o que é dito na alternativa.

    E)INCORRETA.


ID
1614139
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PUC - RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os parágrafos que se seguem foram extraídos do documento “Declaração de Independência dos Estados Unidos”, assinado pela unanimidade dos representantes políticos das Treze Colônias, no Segundo Congresso Continental no ano de 1776.


“Quando no decurso da História do Homem se torna necessário um povo quebrar os elos políticos que o ligavam a outro e assumir, de entre os poderes terrenos, um estatuto de diferenciação e igualdade ao qual as Leis da Natureza e do Deus da Natureza lhe conferem o direito, o respeito que é devido perante as opiniões da Humanidade exige que esse povo declare as razões que o impelem à separação. (...)

(...) o Povo tem direito a (...) instituir um novo governo, assentando os seus fundamentos nesses princípios e organizando os seus poderes do modo que lhe pareça mais adequado à promoção de sua Segurança (...).”

Fonte: http://www.infopedia.pt/$declaracao-de-independencia-dos-estados


Assinale a alternativa que corresponde CORRETAMENTE ao conjunto de ideias e ideais relacionados à época histórica tratada pelo documento.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra D.


ID
1627222
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre fins do século XVIII e as primeiras décadas do século seguinte, a maior parte das colônias americanas conquistou sua independência. Em geral, malgrado a singularidade de cada colônia, essas emancipações enquadraram-se no contexto mais amplo de crise do Antigo Regime europeu e, sobretudo em relação às colônias ibéricas, também refletem o quadro histórico suscitado pela Era Napoleônica. Com relação ao processo de independência nas Américas, julgue (C ou E) o item a seguir.

Os movimentos de independência nas Américas inglesa e hispânica tinham em comum o fato de terem se originado de alterações no equilíbrio europeu causado pela França e o de defenderem a forma federalista de organização do Estado pós-independência.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO. A independência da América inglesa é anterior e não decorre de alterações provocadas pela França, mas, sim, por relações conflituosas entre colônia e metrópole. De outra forma, não se pode falar em Federalismo logo depois da independência dos EUA, pois eles não tinham decidido seu sistema de governo até pouco depois da promulgação de sua Constituição em 1787. Além do mais, há todo o conflito entre os caudilhos argentinos sobre centralização e federação que perdura durante metade do XIX e por aí vai...

  • sim, porém é nítida a influencias das ideias iluministas que já permeiam a França, antes mesmo da Revolução Francesa. Deste modo a questão foi mal elaborada. 

  • Independencia dos Estados unidos foi antes do desequilibrio europeu pela Revolução Francesa

  • Só um detalhe a mais no comentário do Marcelo: a primeira organização promovida nos EUA foi a confederação (os estados tinham soberania própria), para não ensejar separatismos optou-se posteriormente pela federação. 

  • A independência dos EUA é anterior à Revolução Francesa.

    Independência dos EUA - 1779

    Revolução Francesa - 1789

  • Questão mal elaborada.

    A Guerra dos Sete Anos (1756-1763), entre Inglaterra e França, foi uma das causas da Independência dos EUA. Ou seja, alterações do equilíbrio europeu causado pela França.

    A Revolução Francesa, assim como a Americana, foram influências para as independências da América hispânica.

    Dessa forma, desequilíbrios europeus causados pela França motivaram as independências das duas Américas.

  • As dívidas que levaram a Inglaterra a subir os impostos nas colônias foram da Guerra dos 7 anos contra a França!

     

    mas realmente a parte da federação está errada..

  • Outro exemplo que corrobora a resposta da questão foi o conflito ideológico na República da Gran Colômbia, entre Bolívar e Santader, que causou uma forte divisão na política entre centralizadores e federados respectivamente.

  • Defender a forma REPUBLICANA...

  • A guerra dos 7 anos não foi provocada pela França, mas pela Prússia.

    A França entrou na onda e, de fato, foi combatida pelos colonos iniciando a escalada de insatisfação com a coroa, mas não é possível afirmar que a guerra foi provocada pela França.

  • A questão fala da Era Napoleônica.

    A guerra dos sete anos se relaciona com a independencia americana mas é um evento anterior.

  • Gostaria que a professora Eulália do Qconcursos comentasse essa questão.
  • não há como afirmar categoricamente que o modelo federativo era o defendido por todas as antigas colônias para o período pós-independência! pensem no Brasil pós-independência!


ID
1627306
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Independentes em 1776, os EUA lançaram-se ao esforço de consolidação nacional ao longo do século XIX, assumindo e vencendo muitos desafios, mas foram envolvidos em uma monumental guerra civil que explicitou diferenças marcantes — aparentemente inconciliáveis — entre o Sul e o Norte do país. Ao fundo, o que estava em jogo era o modelo de desenvolvimento econômico, que colocava no centro do debate a dramática questão da escravidão. A eleição de 1860, na qual Abraham Lincoln saiu-se vitorioso, polarizou de tal forma o debate acerca do trabalho escravo que abriu o caminho para a Guerra de Secessão.

A respeito da história norte-americana no século XIX, julgue (C ou E) o item que se segue.

A partir da aquisição da Louisiana à França, no governo de Thomas Jefferson, o sentimento nacionalista norte-americano começou a ganhar nova roupagem, a de conquistas territoriais, vindo a Marcha para o Oeste traduzir esse espírito.

Alternativas
Comentários
  • Thomas Jefferson foi presidente dos Estados Unidos de 1801 a 1809. A Lousiana foi adquirida dos franceses em 1803, portanto durante o seu governo. Esse fato marcou o início do período das anexações territoriais, que teve maior intensidade após 1840.

    1803 - Lousiana, adquirida dos franceses

    1818 - Flórida, adquirida dos espanhóis
    1845 - Texas, anexado após guerra contra o México
    1846 - Oregon, cedido pela Inglaterra
    1848 - Califórnia e Novo México, anexados após guerra contra o México
    1867 - Alasca, adquirido da Rússia
    1898 - Havaí e Porto Rico, anexados após guerra contra a Espanha 

     

  • A aquisição das novas terras via Oeste eram facilitadas pelo Homestead Act, cujo intuito era impulsionar a Marcha para o Oeste. Também, a Louisiana foi adquirida da França, no mesmo período.


    CERTO

  • Errei pois considerei que a marcha para o oeste fosse econômica e não nacionalista...

  • Gabarito: CERTO!

    "O declínio das forças francesas fez Napoleão Bonaparte priorizar os combates na Europa em detrimento do sonho de expansão do império para o outro lado do Atlântico. Os franceses, necessitando de dinheiro e com tropas enfraquecidas, ofereceram a Louisiana para os norte-americanos por um preço de 15 milhões de dólares.

    A compra da região pelo governo Jefferson se encaixava no desejo expansionista crescente da “perfeita e solidificada república da liberdade”. O sentimento nacionalista começou a ganhar nova roupagem, sob a forma de conquistas territoriais.

    Mesmo antes da compra desses locais, Jefferson já havia demonstrado interesse nas terras localizadas a oeste, estimulando viagens de reconhecimento pelas regiões do Missouri e das Montanhas Rochosas com vistas à posterior ocupação do “território selvagem”. A “marcha para o Oeste” nasceu, portanto, como símbolo de expansão do modo de vida da nova república nacionalista dos norte-americanos."

    Fonte: História dos Estados Unidos : das origens ao século XXI / – Leandro Karnal ... [et al.]. – São Paulo : Contexto, 2007.

    Página 103

  • Só não colocar na mesma época: compra da Louisiana 1803 e Homestead Act 1862 (décadas mais tarde), ainda que numa mesma lógica de expansão e nacionalismo.

  • Durante o século XIX, aconteceu nos Estados Unidos o que ficou conhecido como “marcha para o oeste”. Esse processo consistiu, basicamente, na expansão territorial da nação, originalmente surgida das treze colônias, em direção ao oeste. ... Com a independência, os americanos iniciaram rapidamente a ocupação dessa região.

  • Gostaria que a professora Eulália comentasse essa questão.
  • Gostaria da resposta da professora Eulália para essa questão.


ID
1631407
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PUC - RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os parágrafos que se seguem foram extraídos do documento “Declaração de Independência dos Estados Unidos”, assinado pela unanimidade dos representantes políticos das Treze Colônias, no Segundo Congresso Continental no ano de 1776.

“Quando no decurso da História do Homem se torna necessário um povo quebrar os elos políticos que o ligavam a outro e assumir, de entre os poderes terrenos, um estatuto de diferenciação e igualdade ao qual as Leis da Natureza e do Deus da Natureza lhe conferem o direito, o respeito que é devido perante as opiniões da Humanidade exige que esse povo declare as razões que o impelem à separação. (...)

(...) o Povo tem direito a (...) instituir um novo governo, assentando os seus fundamentos nesses princípios e organizando os seus poderes do modo que lhe pareça mais adequado à promoção de sua Segurança (...).”

Fonte: http://www.infopedia.pt/$declaracao-de-independencia-dos-estados

Assinale a alternativa que corresponde CORRETAMENTE ao conjunto de ideias e ideais relacionados à época histórica tratada pelo documento.

Alternativas
Comentários
  • Por que não (B) ? 

  • O Renascimento ocorreu entre o século XIV e o século XVI. A independência dos EUA, baseada em valores iluministas, ocorreu em 1776, ou seja, no fim do século XVIII.

    GABARITO: LETRA D

  • jM,

    Ele não configura o poder politico também ( questões sociopolíticas) , pois há uma divisão entre o racionalismo filosófico( envolvia questões sociais e politicas e buscavam o seu conhecimento, por meio da razão), e o racionalismo cientifico ( que buscava compreender a natureza e provar racionalmente - co experimentos e métodos- a explicação do seu funcionamento).

    SENDO ASSIM, NÃO SERIA O RACIONALISMO CIENTIFICO QUE DARIA PODER E CONHECIMENTOS PARA A INTERVENÇÃO POLITICA, E SIM O RACIONALISMO FILOSÓFICO.

  • lembrem- se que a constituição estadunidense foi baseada nas ideias de LOCK umas dos maiores iluministas

ID
1857748
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmações abaixo.

I- Permitiu o acesso à cidadania a todos os norte-americanos.

II- Abalou o prestígio do rei na Inglaterra e provou que era possível fazer valer a soberania popular.

III- Trouxe prejuízos aos povos indígenas, pois suas terras, localizadas em sua maior parte a oeste do Mississipi, passaram a ser atacadas pelos proprietários de terra e comerciantes de peles de origem europeia.

IV- Propiciou a abolição da escravidão nos Estados Unidos.

São repercussões imediatas da independência norte-americana

Alternativas
Comentários
  • A independência das Treze Colônias não foi acompanhada da abolição da escravidão. Sendo assim, o acesso à cidadania não ocorreu de maneira plena, o que torna as alternativas I e IV incorretas.

    GABARITO: LETRA C

  • I. Permitiu o acesso à cidadania a todos os norte-americanos.

    Incorreta. A cidadania era exercida por poucos, tendo em vista que a escravidão ainda existia 

    II. Abalou o prestígio do rei na Inglaterra e provou que era possível fazer valer a soberania popular.

    Correta. 

    III. Trouxe prejuízos aos povos indígenas, pois suas terras, localizadas em sua maior parte a oeste do Mississipi, passaram a ser atacadas pelos proprietários de terra e comerciantes de peles de origem europeia.

    Correta. 

    IV. Propiciou a abolição da escravidão nos Estados Unidos.

    Incorreta. A abolição da escravidão nos EUA ocorre apenas com a Guerra de Secessão

  • IV- Propiciou a abolição da escravidão nos Estados Unidos.----- ERRADO, EUA NUNCA QUIS ABOLIR A ESCRAVIDAO

  • I está errada, pois os escravos e indígenas não tinham direito a cidadania. IV- Está errada, pois a escravidão ainda existia na colônia do sul.

ID
1911151
Banca
Exército
Órgão
EsFCEx
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com base nos estudos de Emília Viotti da Costa, analise as afirmativas sobre as limitações do liberalismo no Brasil e marque a opção correta.

I. Os princípios do liberalismo no Brasil não se apoiaram na luta de uma burguesia contra os privilégios da nobreza aristocrática.

II. A escravidão constituiu um dos limites do liberalismo no Brasil.

III. A Igreja e a religião Católica também podem ser consideradas como limites do liberalismo no Brasil, uma vez que a grande maioria dos padres nesse período condenava os movimentos revolucionários de caráter liberal.

Alternativas
Comentários
  • [os liberais...] Muitos eram proprietários de grandes extensões de terra e elevado número de escravos e ansiavam por manter as estruturas tradicionais de produção ao mesmo tempo que se libertavam do jugo de Portugal e das restrições que este impunha ao livre-comércio. As estruturas sociais e econômicas que as elites brasileiras desejavam conservar significavam a sobrevivência de um sistema de clientela e patronagem e de valores que representavam a verdadeira essência do que os liberais europeus pretendiam destruir. Encontrar uma maneira de lidar com essa contradição (entre liberalismo, de um lado, e escravidão e patronagem, do outro) foi o maior desafio que os liberais brasileiros tiveram de enfrentar. No decorrer do século XIX, o discurso e a prática liberais revelaram constantemente essa tensão. (Da Monarquia à República, Emília Viotti da Costa)

  • Gab: D

  • sei que vc tbm marcou letra E


ID
1977754
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A modernidade, do ponto de vista econômico, instalou o modelo liberal, a defesa do livre mercado, o incentivo à especialização, a discussão sobre os ideais de liberdade e igualdade que apontavam para uma sociedade em que se romperia com as hierarquias de sangue e a soberania sacralizada, com as tradições e os particularismos, em nome do universal, da razão e da revolução. Na modernidade, confirmou-se uma lógica, uma retórica e uma ideologia. Lógica no campo sociológico, no filosófico e no político, que se chamam, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

     

    Livre mercado = capitalismo e democracia.

  • C= Modelo liberais:

    -> a defesa do livre mercado (MODELO CAPITALISTA), o incentivo à especialização (POSITIVISMO), a discussão sobre os ideais de liberdade e igualdade ( DEMOGRACIA).

  • NO COMEÇO ME CONFUNDI, MAS DEPOIS QUE RELI ENTENDI O QUE O ENUNCIADO QUIS SABER.

  • é uma questão bem confusa, da pra entender, mas é pouco clara a toa

  • Comando da questão é confuso

  • Poderiam me ajudar? Na verdade eu fiquei meio que sem entender o que o examinador estava querendo saber .
  • O examinador queria saber se você consegue interpretar a questão e identificar, com base na explicação que ele deu antes do comando.

    Esse questão tem muito cara de enem, contudo o conteúdo informado antes do comando é importante para responder a questão, visto que ele desejava a resposta referente ao que ele explicou como modernidade do ponto de vista econômico.

  • Alguém pode explicar com mais detalhes o "positivismo" citado na questão?

  • vamos ao enunciado da questão:

    Modelo liberal, a defesa do livre mercado, o incentivo à especialização, a discussão sobre os ideais de liberdade e igualdade -

    até aqui está falando de economia, digamos que é o CAPITALISMO.

    que apontavam para uma sociedade em que se romperia com as hierarquias de sangue e a soberania sacralizada, com as tradições e os particularismos, em nome do universal, da razão e da revolução.

    aqui há uma mescla de ir contra os Dogmas da igreja, contra a monarquia, etc.. uma mescla de DEMOCRACIA e o POSITIVISMO ( é uma corrente filosófica fundada por Auguste Conte e defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. Um claro rompimento com a igreja.


ID
2068204
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Os acontecimentos são como a espuma da história, bolhas que, grandes ou pequenas, irrompem na superfície e, ao estourar, provocam ondas que se propagam a maior ou menor distância”. São de Georges Duby essas observações. De acordo com ele, “acontecimentos sensacionais” — a exemplo da chegada da corte portuguesa à cidade do Rio de Janeiro, em 1808; da criação do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, em 1815; da oficialização do rompimento entre Brasil e Portugal, em 1822; da outorga da Carta Constitucional do Império, em 1824; e da abdicação de D. Pedro I, em 1831 — podem apresentar valor inestimável para a compreensão das circunstâncias históricas nas quais se evidenciaram.

Cecília Helena de Salles Oliveira. Repercussões da revolução: delineamento do império do Brasil, 1808/1831. In: Keila Grinberg e Ricardo Salles (Orgs.). O Brasil imperial (vol. I - 1808-1831). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009, p. 17 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial e considerando aspectos marcantes do processo de independência do Brasil, julgue (C ou E) o item seguinte.

As teses libertárias do Iluminismo, que embalaram a Revolução Francesa de 1789 e impulsionaram a independência das treze colônias inglesas na América do Norte, em 1776, também chegaram ao Brasil, presentes em movimentos emancipacionistas como as Conjurações Baiana (1798) e Mineira (1789).

Alternativas
Comentários
  • CERTO

     

    A Inconfidência Mineira teve relação direta com as características da sociedade regional e como o agravamento de seus problemas, nos dois últimos decênios do século XVIII. Isto não significa que seus integrantes não fosem influenciados pelas novas ideias que surgiam na Europa e na Américado Norte. Muitos membros da elite mineira circulavam pel mundo e estudavam na Europa. Em 1787, dentre os dezenove estudantes brasileiros matriculados na Universidade de Coimbra, dez eram de Minas. Coimbra era um centro conservador mais ficava na Europa, o que facilitava o conhecimento das novas ideias e a aproximação com as personalidades da época.

     

    A inspiração dos rebeldes baianos veio principalmente da Revolução Francesa. No curso do processo, foram apreendidas obras filósoficas de autores como Voltaire e Condillac, que vários incofidentes mineiros também conheciam. Ao lado dessas obras, aparecem pequenos textos políticos, de linguagem direta, definidores de posições. Eses textos atravessaram o Atlântico, chegaram às estantes de livros de gente letrada da Colônia e acabaram por inspirar os "pasquins sediciosos" e os panfletos lançados nas ruas de Salvador, em agosto de 1798.

  • Sabe-se que o ideário Iluminista que tanto influenciou a Revolução Francesa repercutiu entre os inconfidentes mineiros. Muitos deles realizaram seus estudos na Europa, durante o século VXIII, e trouxeram para a Colônia o que diziam homens como Voltaire, Montesquieu entre outros expoentes do pensamento europeu daquele período. Idéias como adesão ao republicanismo, liberdade religiosa, maiores liberdades individuais e apreço à racionalidade faziam parte do repertório dos homens que foram entregues à Coroa Portuguesa pelo traidor Sivério dos Reis. 

    A Conuração Baiana, ocorrida em 1798 -- portanto quase uma década após a Inconfidência Mineira e à Revolução Francesa, tendo sido ainda mais afetada pelo movimento europeu -- também clamava pelo republicanismo, pelo fim do jugo colonial e ia mais longe: de caráter eminentemente popular, pedia o fim da escravidão, tema também caro entre os iluministas. 

  • Tanto a Conjuração Baiana quanto a Inconfidência Mineira foram movimentos de contestação que ocorreram no final do período colonial. Ambas foram influenciadas pelo iluminismo, na França, pela a independência dos EUA e por causa dos altos impostos cobrados pelo império.

    Porém, a grande diferença entre esses movimentos era que o 1° respectivamente era de carácter populista, ou seja, da camada mais pobre da região baiana. E o 2° era de cunho elitista.

    Logo, nota-se que a Conjuração Baiana tinha interesses abolicionistas.

  • Marquei como incorreta devido ao termo "libertárias", se estivesse escrito "teses liberais" faria mais sentido, mas o termo "libertário" tem outro significado hoje em dia, e por isso pode gerar confusão.

  • Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates foi um movimento político popular ocorrido em Salvador, Bahia, em 1798.

    Tinha como objetivos separar a Bahia de Portugal, abolir a escravatura e atender às reivindicações das camadas pobres da população.

    É também conhecida como "Conspiração dos Búzios" ou "Revolta dos Alfaiates", por ter como principais líderes os alfaiates João de Deus e Manuel Faustino dos Santos Lira.

    A Conjuração Baiana foi composta, em sua maioria, por escravizados, negros livres, brancos pobres e mestiços, que exerciam as mais diferentes profissões, como sapateiros, pedreiros, soldados, etc.

    Influenciada pela Revolução Francesa e pela Revolução Haitiana, a Conjuração Baiana foi fortemente reprimida. Seus membros foram presos e, em 1799, os líderes do movimento foram condenados à morte ou ao degredo.

  • Esta afirmativa está correta pois todos os movimentos citados tinham uma influência direta dos ideais iluministas. Os ideais de liberdade, igualdade, fraternidade e a insatisfação com o status quo são pontos em comum a todos os eventos independentemente da relação tempo espaço que ocorreram.

    O Iluminismo foi um movimento intelectual ocorrido na Europa entre os séculos XVI e XVIII. O objetivo dos iluministas era questionar a ordem vigente marcada pela Monarquia Absolutista, privilégios dados à nobreza e ao clero e o mercantilismo, pois prejudicavam a igualdade e a felicidade do homem. Esta ordem poderia ser modificada, segundo os iluministas, com a valorização da razão e a com a implantação da liberdade, igualdade, fraternidade, a construção de um Estado laico e de um governo constitucional.

    Os ideais da Revolução Francesa eram, em 1789, liberdade, igualdade e fraternidade inspirados diretamente do Iluminismo. A França vivia sob a égide de uma Monarquia Absolutista vinculada a Igreja que também era a responsável pela transmissão de conhecimento. A sociedade francesa era estamental, sendo assim havia pouca possibilidade de mobilidade social. O pagamento de altas taxas de impostos para custear os privilégios da nobreza e do clero cabia aos burgueses, a parte mais afortunada do Terceiro Estado. Por isso,os burgueses conseguiram a adesão dos camponeses e trabalhadores urbanos para romper com a estrutura do Antigo Regime ,através do processo revolucionário. 

    Nos Estados Unidos ocorreu a Revolução Americana, em 1776, que marcou a independência das Treze Colônias do domínio britânico. O contexto da Revolução Americana se deu quando a Inglaterra ,precisando se recuperar financeiramente, pois se envolveu em diferentes guerras e teve gastos com o desenvolvimento de tecnologias para a revolução industrial, criou uma série de leis fiscais que aumentavam os impostos e cerceavam a autonomia que os colonos americanos tinham . Afinal, precisava de mercado consumidor para seus produtos. Os colonos das treze colônias questionavam os altos impostos, diminuição da sua autonomia interna e presença dos militares britânicos que estavam presentes em território americano. Começaram a expulsar os ingleses pautados nas ideias de liberdade e igualdade iluminista. Venceram as ofensivas inglesas e assim os Estados Unidos se tornou uma república presidencialista, federalista e com respeito às liberdades individuais. 

    Os ideais iluministas também chegaram ao Brasil e foram as bandeiras de dois movimentos: a Conjuração Mineira (1789) e a Conjuração Baiana (1798). Ambos os movimentos eram emancipacionistas, pois tinham por objetivo romper os laços com Portugal. O Brasil ainda era um território ultramarino português, portanto era submetido ao Antigo Regime. Assim tanto a Conjuração Mineira como a Baiana tinham ideais republicanos. Cada evento responde , à sua maneira, ao aumento demasiado de impostos. As duas conjurações falharam por diferentes motivos e não conseguiram superar a fase conspiratória.

    Gabarito do Professor:  CERTO.

ID
2068339
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    Desde o começo, o liberalismo europeu do século XIX foi marcado por contradições. Havia contradições nas atitudes liberais em relação ao passado, entre as ideias liberais quanto às táticas mais adequadas ao presente e ainda quanto aos projetos liberais de futuro. É por isso que tem sido tão difícil definir o liberalismo. Para os historiadores — da mesma maneira que, outrora, para os observadores contemporâneos — é complicado decidir até mesmo se o liberalismo deve ser considerado como um movimento de esquerda ou de direita.


Alan S. Kahan. Liberalism in nineteenth-century Europe. The political culture of limited suffrage. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2003, p. 1 (com adaptações).

A respeito da trajetória do liberalismo europeu do século XIX, referido no fragmento de texto de Alan S. Kahan, julgue (C ou E) o item seguinte.

O liberalismo de Alexis de Tocqueville abriga uma apologia dos valores das classes médias baseada na crença da força civilizadora do comércio, popularizada por Adam Smith, entre outros.

Alternativas
Comentários
  • Voltando a Alexis de Tocqueville, temos que para ele não é o comércio e sim a democracia, mesmo que se desenvolvendo em um contexto de individualismo isolacionista, que “adoça as maneiras”. Apesar de não ter adotado a crença iluminista na força civilizadora do comércio, manteve-se eqüidistante de posições conservadoras que viam a igreja e a cavalaria da Idade Média como bastiões de um mundo nobre, desfigurado pela ascensão vulgar do comercialismo (MERQUIOR, 1991, p. 91). Apesar disto, será sua posição frente ao liberalismo econômico que permitirá, a autores como Merquior, afirmar que o liberalismo de Tocqueville era de natureza política e não econômica. (MERQUIOR, 1991, p. 91).

     

    http://www.egov.ufsc.br/portal/sites/default/files/anexos/14890-14891-1-PB.pdf

  • Apesar de aristocrata, tinha ideias com inclinações democráticas.Viajou para os Estados Unidos, para estudar o sistema democrático em funcionamento. Ficou impressionado com a nascente democracia norte-americana.

    Para o pensador, um Estado democrático, politicamente desenvolvido, só é possível de ser construído se houver a participação direta do conjunto dos cidadãos na gestão da coisa pública.

  • Gabarito: ERRADO. 

    Tocqueville, apesar de não ter adotado a crença iluminista na força civilizadora do comércio, manteve-se eqüidistante de posições conservadoras. Sua posição frente ao liberalismo econômico permite afirmar que Tocqueville possuia de natureza política e não econômica

  • Gabarito Errado.

    Sr. Tocqueville era oriundo de família monárquica, logo, não havia sentido para ele o apoio aos valores às classes médias da época.

    Obs 1: Sr. Tocqueville refletia uma visão democrata moderna à época - com base forte nas Instituições.

    Obs 2: Opôs-se a levantes socialistas em 1848, quando deputado, ou seja, visão democrata diferente daquela de Rosseau...

  • Tocqueville desenvolve ação política e reflexão teórico-conceitual. Na política, prezava pela democracia institucional e opunha-se aos levantes socialistas. Basicamente, suas obras se restringiam na ponderação remetida entre igualdade e democracia. Para ele, a liberdade levava a uma sociedade democrática, mas seria esta uma forma de afirmação da igualdade? Poderia haver, nesse sentido, dois cenários: um, da tirania da maioria sobre a minoria; outro, da inflexão da minoria sobre a maioria.

    Na reflexão teórica e conceitual destaca conceitos de revolução, de individualismo, de liberdade e de democracia – fundamentais para se entender as instituições políticas pós-Revolução Francesa e pós-Independência dos Estados Unidos. 


    Errado.

  • Acho que outro ponto que torna esta questão incorreta é falar em força civilizadora do comércio como algo vinculado a Adam Smith, que via como principal fonte de riqueza o trabalho. Embora não se filiasse propriamente aos fisiocratas, o entendimento seria de que o comércio é improdutivo... não acredito que ele partilhasse do entendimento de que o comércio agiria como civilizador.


ID
2068390
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

     Para a geração dos “pais fundadores”, a expansão dos Estados Unidos da América para o oeste abria a possibilidade de realizar uma utopia espacial grandiosa. Na visão de Thomas Jefferson, os EUA tinham uma oportunidade sem precedentes de evitar o declínio das velhas sociedades europeias, na medida em que o seu desenvolvimento se realizasse no espaço e não precipuamente no tempo.


Jürgen Osterhammel. Die Verwandlung der Welt. Eine Geschichte des 19. Jahrhunderts. München: CH Beck, 2011, p. 479 (traduzido e adaptado)

 A propósito do tema abordado no texto precedente, julgue (C ou E) o item seguinte.

O processo de expansão territorial estadunidense foi acompanhado da integração das populações autóctones à sociedade da fronteira expandida, ainda que, geralmente, as pessoas de origem indígena não ocupassem posições privilegiadas na comunidade política nem no sistema econômico.

Alternativas
Comentários
  •  As populações autóctones (leia-se índios nativos que já habitavam a região) jamais aceitou de forma passiva essa integração.... 

  • As maiores vítimas da marcha para o Oeste foram os indígenas. Estes encontravam-se em estágios de pouco desenvolvimento se comparados aos astecas, maias e incas, daí sua dificuldade para resistir ao domínio e força dos brancos europeus. Os norte-americanos acreditavam que, além de serem os predestinados por Deus a ocuparem todo o território, deveriam cumprir a missão de civilizar outros povos. Nesse sentido, contribuíram decisivamente para o extermínio da cultura e da pessoa física do indígena. As tribos do Sul, mais desenvolvidas, proporcionam uma resistência maior à ocupação do branco. No entanto, a única opção das tribos indígenas foi a ocupação de terras inférteis em direção ao Pacífico, até o seu extermínio. De acordo com o herói americano, o general Armstrong Custer, considerado como o "grande matador de índios", "o único índio bom é um índio morto".

    O massacre dos povos indígenas nos EUA foi o mais sistemático e violento da América. Calcula-se que, no início do século XVI, os grupos indígenas que habitavam a área que hoje é ocupada pelos EUA somavam mais de 12 milhões de pessoas. Com o avanço da colonização, essa massa populacional foi diminuindo até ser quase extinta. Hoje, estão reduzidos a aproximadamente 3 milhões de indivíduos, divididos em cerca de 40 povos. Em números relativos (na comparação com outros grupos), eles não têm presença significativa na população de nenhum estado americano, já que representam menos de 1% do total nacional.

    Donos de terras invadidas pelos colonizadores, esses grupos resistiram como puderam até a rendição final e o confinamento em reservas no final do século XIX. Originalmente essas reservas eram bem extensas e permitiram a sobrevivência de grandes grupos indígenas. Entre 1875 e 1930, no entanto, essas reservas tiveram suas áreas bastante reduzidas.

    Os indígenas, depois de tantas promessas feitas e de tratados firmados e não respeitados pelos colonizadores, não acreditavam mais nas palavras do branco:

    “Fizeram-nos muitas promessas, mais do que posso me lembrar, mas eles nunca as cumpriram, menos uma: prometeram tomar a nossa terra e a tomaram”. (Nuvem Vermelha, dos sioux oglata teton)

  • Foi acompanhado da dizimação, isso sim :(

  • Errado! Integração o caralho!! foi na base da matança isso sim! :(, como a maioria dos povos nativos dessa região eram bastante belicosos, houve bastante embate entre os dois povos 

  • As populações autóctones foram dizimadas no processo da expansão ao Oeste, cuja legitimação era, inclusive, política. Apesar de nenhuma guerra ter sido oficialmente declarada pelo congresso, o exército fez-se presente no embate contra os índios.


    ERRADA

  • Populações autóctones dizimadas com fraca resistência

  • O genocídio indígena não era uma política de Estado, pelo contrário, era condenado legalmente, mas na prática a expansão ao oeste foi uma empreitada privada, que, após iniciada espontaneamente, era reconhecida pelo Estado. Portanto, muitos massacres foram feitos no processo, todavia, há consenso entre os especialistas que a maior causa mortis das populações autóctones era a transmissão de doenças "europeias", como a varíola, muitas vezes de forma dolosa.

    O que compromete o item, porém, é que nunca houve intenção de integração: havia, na verdade, divisões das terras ocupadas entre indígenas e conquistadores, num modelo próximo ao das reservas, que ainda hoje vige. Os locais próximos aos cursos d'água, todavia, eram objetos de disputa, vez que eram essenciais, tanto às culturas indígenas, quanto ao escoamento de mercadorias e suprimentos dos colonos, daí advinham muitos dos conflitos. O essencial para o item, entretanto, é perceber que o modelo de expansão era segregacionista (terra do índios x terra dos brancos) e não integracionista. Não que o modelo integracionista, adotado na colonização do Brasil, seja muito melhor, na verdade, o sistema de reservas (terras demarcadas) é o mais endossado pelos antropólogos.

  • não houve integração, mas, sim, massacre das populações autóctones


ID
2428039
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A expansão territorial dos Estados Unidos, no século XIX, foi o resultado da compra da Luisiana francesa pelo governo central, da anexação de territórios mexicanos, da distribuição de pequenos lotes de terra para colonos pioneiros, da expansão das redes de estradas de ferro, assim como da anexação de terras indígenas. Esse processo expansionista foi ideologicamente justificado pela doutrina do Destino Manifesto, segundo a qual

Alternativas
Comentários
  • A expansão territorial dos Estados Unidos, no século XIX, foi justificada pela ideologia do Destino Manifesto, segundo a qual estaria no destino do povo estadunidense “conquistar o continente que a Providência lhe reservou”. Nesse sentido, como mencionado no texto, expandiram seus territórios mediante compra, guerras e anexações.

  • Os Estados Unidos se formaram o “país costa a costa" que conhecemos no século XIX. Inicialmente composto apenas por Treze Colônias inglesas no litoral Atlântico da América do Norte, o território foi sendo acrescido, aos poucos, das terras à oeste, além dos Montes Apalaches. Os mecanismos de tal expansão territorial são indicados no trecho transcrito. A questão que se faz é acerca do Destino Manifesto - justificativa ideológica para tal expansão e conquista do oeste que, ao contrário do que indica o imaginário de muitos, não era “ terra de ninguém".

    Analisemos as alternativas:
    A) ERRADA. A expansão não é ideologicamente justificada por valores democráticos até mesmo porque eles não estavam presentes na sociedade norte americana como um todo neste momento de sua história. Poderiam ter sido usados argumentos vinculados ao trabalho (labor) por conta do fundamento calvinista da cultura dos EUA. Mas, não associado a valores democráticos e, certamente, não é a essência do Destino Manifesto. 

    B) ERRADA. A alternativa apresenta uma ideia de transformação mundial que seja benéfica para a humanidade. O projeto do Destino Manifesto não tem caráter mundial. Ele se refere estritamente à expansão dos estadunidenses pelo território da América do Norte em direção ao Oceano Pacífico e além. 

    C) ERRADA. Nessa alternativa é apresentada a ideia de que a expansão visava atender às necessidades econômicas das sociedades pagãs, não cristãs, os nativos do continente. É preciso não esquecer que tais comunidades eram em sua maioria auto suficientes e que, na verdade, a expansão, ao ocupar suas terras, matar e expulsar os búfalos de territórios de origem inviabilizou suas economias de agricultura itinerante, caça e pesca. 

    D) ERRADA. O Destino Manifesto foi uma justificativa ideológica para a expansão dos brancos de origem europeia em direção ao oeste, exatamente para ocupar as terras que pertenciam, em grande parte, às populações nativas. Quanto aos descobridores, esses seriam os espanhóis que ocupavam parte da atual Flórida, que seria comprada pelos EUA e da Califórnia, ocupada por cidadãos dos EUA e “acolhida “ como território por demanda da população da região após plebiscito 

    E) CORRETA . O Destino Manifesto defendia ser uma missão divina a ocupação dos territórios a oeste para levar a civilização branca, notadamente superior, a todos. A Providência Divina  os havia dado esta “missão" nesta terra.

    RESPOSTA CORRETA : E
  • ERA DESTINO DO EUA EXPANDIR E CONQUISTAR

  • ➥ DESTINO DO MANIFESTO

    Os Estados Unidos se formaram o “país costa a costa" que conhecemos no século XIX. Inicialmente composto apenas por Treze Colônias inglesas no litoral Atlântico da América do Norte, o território foi sendo acrescido, aos poucos, das terras à oeste, além dos Montes Apalaches. Os mecanismos de tal expansão territorial são indicados no trecho transcrito. A questão que se faz é acerca do Destino Manifesto - justificativa ideológica para tal expansão e conquista do oeste que, ao contrário do que indica o imaginário de muitos, não era “ terra de ninguém"

    ➥ A expansão não é ideologicamente justificada por valores democráticos até mesmo porque eles não estavam presentes na sociedade norte americana como um todo neste momento de sua história. Poderiam ter sido usados argumentos vinculados ao trabalho (labor) por conta do fundamento calvinista da cultura dos EUA. Mas, não associado a valores democráticos e, certamente, não é a essência do Destino Manifesto. 

    ➥ O projeto do Destino Manifesto não tem caráter mundial. Ele se refere estritamente à expansão dos estadunidenses pelo território da América do Norte em direção ao Oceano Pacífico e além. 

    ➥ Nessa alternativa é apresentada a ideia de que a expansão visava atender às necessidades econômicas das sociedades pagãs, não cristãs, os nativos do continente. É preciso não esquecer que tais comunidades eram em sua maioria auto suficientes e que, na verdade, a expansão, ao ocupar suas terras, matar e expulsar os búfalos de territórios de origem inviabilizou suas economias de agricultura itinerante, caça e pesca. 

    ➥ O Destino Manifesto foi uma justificativa ideológica para a expansão dos brancos de origem europeia em direção ao oeste, exatamente para ocupar as terras que pertenciam, em grande parte, às populações nativas. Quanto aos descobridores, esses seriam os espanhóis que ocupavam parte da atual Flórida, que seria comprada pelos EUA e da Califórnia, ocupada por cidadãos dos EUA e “acolhida “ como território por demanda da população da região após plebiscito 

    ➥ O Destino Manifesto defendia ser uma missão divina a ocupação dos territórios a oeste para levar a civilização branca, notadamente superior, a todos. A Providência Divina os havia dado esta “missão" nesta terra.

    GABARITO DO PROFESSOR (E)


ID
2429260
Banca
UNESPAR
Órgão
UNESPAR
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Nós consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens foram criados iguais, que foram dotados pelo seu Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes se encontram a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Que com o fim de assegurar estes direitos, instituem-se os governos entre os homens, derivando os seus justos poderes do consentimento dos governados. Que sempre que qualquer forma de governo se torna destrutiva destes fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir um novo governo, baseando-o em tais princípios, e organizando os seus poderes na forma que lhe pareça mais adequada para garantir a sua segurança e felicidade. A prudência, certamente, aconselha que não se mudem os governos estabelecidos há muito tempo por motivos leves e passageiros; e, de fato, a experiência tem demonstrado que a humanidade está mais disposta a sofrer enquanto os males são suportáveis, do que a fazer justiça abolindo as formas a que se acostumou. Mas quando uma longa série de abusos e usurpações, perseguindo invariavelmente o mesmo objetivo, evidencia um desígnio de submeter o povo ao despotismo absoluto, é do seu direito e do seu dever libertar-se de tal governo e instituir novas salvaguardas para a sua segurança futura. Tal tem sido o paciente sofrimento destas colônias; e tal é agora a necessidade que as obriga a alterar os seus sistemas de governo anteriores. A história do atual Rei da Grã-Bretanha é uma história de ofensas e usurpações reiteradas, tendo todas elas por objetivo direto o estabelecimento de uma tirania absoluta sobre estes estados.” (Trecho da Declaração de Independência dos Estados Unidos da América – as treze colônias.

(Disponível em: http://www.agal-gz.org. Acessado em setembro de 2014)


A independência dos Estados Unidos ocorreu em 04/07/ 1776. Precisamente, essa data marca a assinatura da Declaração de Independência das treze colônias. Baseando-se no trecho supracitado da referida Declaração, nas características desse evento e no contexto em que ele ocorreu e se desdobrou, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Além da principal aliada, França, os EUA tiveram também ajuda financeira militar de Espanha e HOLANDA. Já a expansão para o este se Deus por meio de propostas feitas à imigrantes que vinham de seus paises e se apropiavam de terrar indigenas, dizimando a população.

     

     

  • Os territórios adjacentes atuais só foram anexados com o decorrer da Guerra de Secessão.

    Letra C incorreta.

  • além disso, eles passaram um tempo conquistando territorios, como da França, do Mexico, do Canadá etc

ID
3126526
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Embora estivessem subordinadas às leis inglesas, as Treze Colônias norte-americanas gozavam de certa autonomia no que dizia respeito aos assuntos internos. No século XVIII, as relações entre as Colônias e Londres se deterioraram pouco a pouco. Os conflitos se acirraram em 1773, levando o Parlamento britânico a aprovar medidas restritivas em relação à Assembleia de Massachusetts, nas Treze Colônias, que foram denominadas como:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    Os Atos Intoleráveis tiraram algumas liberdades básicas dos americanos, fazendo com que ajudassem a unir as colônias, levando-as à posterior revolução e ao início do processo de Independência dos Estados Unidos.

  • O processo descrito no texto é um dos iniciadores da Revolução Americana que leva a independência das treze colônias da Inglaterra e a posterior formação dos Estados Unidos. 

    Análise das alternativas:

    A) Lei criada durante o período republicano de Cromwell determinava que apenas embarcações britânicas poderiam fazer o comércio entra a Inglaterra e suas colônias. Foi responsável pela criação de um monopólio que transformou o país na maior potência marítima dos séculos seguintes.  
    B) Peregrinos protestantes puritanos sofriam perseguição religiosa na Inglaterra anglicana. Assim embarcaram num navio chamado Mayflower  com o objetivo de se firmar numa colônia nas terras do novo mundo. O documento conhecido como "pacto Mayflower" foi um conjunto de regras para a convivência e ocupação das terras para onde se destinavam e é celebrado como primeiro documento governamental do Estados Unidos. 
    C)  Devido ao aumento dos gastos britânicos em função de diversas guerras medidas foram tomadas para aumentar a tributação das treze colônias americanas como forma de amenizar a crise econômica metropolitana. Esse arroxo econômico levou a uma revolta conhecida como "Tea Party"   que, por sua vez, foi punida com leis que aumentavam ainda mais a tributação sobre os colonos e os obrigava a ceder abrigo, provisões e obediência a tropas britânicas. Afirmativa correta

    D) Foi uma resposta às Leis Intoleráveis onde os colonos se reuniram na forma de delegados que representavam associações das colônias e que pretendiam negociar diretamente com o rei britânico e revogação das medidas anteriores e a redução da interferência metropolitana na economia e vida das colonias. Acabou por incitar atos violentos britânicos que levaram ao início da revolução que culminou na independência. 
    E) Leis que tributavam ainda mais os colonos e foram criadas após as Leis Intoleráveis que contribuíram decisivamente para ao atos de violência que se seguiram e culminaram na revolução americana. 

     
     

    Gabarito do professor: C
  • As leis intoleráveis elas restrigiam as liberdade dos colonos

  • Por consequência da guerra dos sete anos a Inglaterra começou a aumentar os impostos da colônia, teve diversas leis, entre elas a principal, a Lei do Chá, pois culminou em uma invasão no porto de Boston pelos colonos, conhecida como Boston Tea Party.

    Logo, como resposta a essa atitude, a Inglaterra coloca faz as Leis intoleráveis ou Coercitivas, eram realmente como uma forma de "punição". Dentre elas está o fechamento do porto de Boston (justamente para inibir a chegada de mercadorias de outros países) e a Lei do aquartelamento (obrigando a hospedagem dos oficiais britânicos, os casaca vermelha, nas casas dos colonos) indubitavelmente, com o intuito de vigiar os colonos e impedir novas rebeliões.

    Portanto, GABARITO: LETRA C

  • Essas questões de Independência dos EUA parecem que foram copiadas do Gilberto Cotrim.


ID
3178177
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Os gregos trouxeram grandes contribuições para o mundo ocidental, sobretudo, no que diz respeito às artes. Os artistas gregos buscavam representar, por meio das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos.

II. Em 1789, teve início a República dos Estados Unidos, cujo primeiro presidente foi George Washington. A Constituição desse país foi proclamada em 1787, prevendo um Estado do tipo República Federativa Presidencialista, com a tripartição dos poderes (executivo, legislativo e judiciário).

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3178195
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Os egípcios formaram uma sociedade extremamente religiosa, sentimento este que determinou suas práticas culturais e sociais. Uma delas, por exemplo, compreendia a crença na imortalidade. Para os egípcios, a morte seria passageira e a vida retornaria para o corpo, porém o retorno à vida não aconteceria se o corpo do moribundo fosse conservado.

II. A Independência dos Estados Unidos, ou Revolução Americana, foi um marco na História Mundial. Influenciada pelos ideais iluministas de igualdade, liberdade e fraternidade, influenciaria até mesmo a Revolução Francesa, assim como influenciou as independências das colônias da América Latina.

III. No contexto da Revolução Francesa, os Girondinos, que receberam esta nomenclatura por seus líderes serem da região da Gironda, sudoeste da França, eram moderados e apoiavam grupos econômicos que desenvolviam o comércio exterior. Os Jacobinos, por sua vez, representavam a pequena burguesia, os comerciantes e os profissionais liberais. Os Jacobinos adotaram uma postura contra a monarquia e queriam aprofundar as mudanças revolucionárias. Receberam este nome por reunirem-se em um convento de frades jacobinos.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • creio que a I está errada na parte ''o retorno à vida não aconteceria se o corpo do moribundo fosse conservado."

    é contrario, não? precisava estar conservado.. corrijam-me se estiver errado

  • GABARITO LETRA (C)

    O erro da alternativa é falar que ''o retorno à vida não aconteceria se o corpo do moribundo fosse conservado." Onde seria o contrario, na verdade eles faziam o ritual da mumificação para o corpo se conservar e assim se manter conservado!!


ID
3386317
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

       Os Estados Unidos da América (EUA) foram forjados no crisol do Iluminismo. Nenhuma outra nação foi tão marcada por sua influência. Nossos ideais de liberdade e igualdade, o soar das “verdades evidentes” da Declaração de Independência e os tons mesurados da Constituição e do Federalista, todos ecoam a linguagem do Iluminismo e expressam suas mais profundas convicções a respeito da vida política e dos direitos naturais da humanidade. 



STALOFF, Darren. Hamilton, Adams, Jefferson: the politics of
Enlightenment and the American Founding. Nova York:
Hill and Wang, 2005, p. 3, traduzido, com adaptações. 

No que se refere ao tema precedente e a seu contexto histórico, julgue (C ou E) o item a seguir.



Apesar dos princípios consagrados na Declaração de Independência e na Constituição dos Estados Unidos, apenas a partir de 1801, com a eleição de Thomas Jefferson, ganham corpo as questões relativas à maior democratização da política americana e à busca de princípios igualitários, como a expansão do direito ao voto no sentido do sufrágio universal de homens brancos.

Alternativas
Comentários
  • Prof. Filipe Figueiredo

    Sobre voto, o item faz uma salada. A primeira mudança de regras eleitorais nos EUA ocorre

    apenas após a guerra civil, e a discussão de “democratização” ocorre com Jackson, não Jefferson.

    Item provavelmente E

    Adição após o gabarito: Como mencionado, o item faz uma salada e era “provavelmente” E. No

    fim das contas, ele foi dado como C, porém sua ambiguidade permite recursos, baseado no fato de

    que as regras eleitorais nos EUA ocorrem apenas após a guerra civil. Estou de castigo também.

  • Prof Pedro e Diogo

    O partido republicano-democrata, ou jeffersoniano, era defensor de um modelo político mais aberto e participativo, contrariamente a seus adversários políticos, os federalistas, que temiam os excessos da “democracia”, tal como se entendia à época. É importante observar, contudo, que a efetiva expansão do voto para todos os homens brancos só se dará bem mais a frente. Item correto.


ID
3485311
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CBM-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“O legado da Guerra Civil acabou sendo a transmissão para o negro de uma condição ambígua: a de não ser nem escravo nem cidadão. O negro passaria ainda muitos anos como um membro de um sistema de castas e viveria como um cidadão de segunda classe numa sociedade que, desde o século XVIII, tinha se manifestado a favor da proposta de que ‘todos os homens eram criados iguais’.”

NARO, Nancy Priscilla S. A formação dos Estados Unidos. São Paulo: Atual editora, 1994. p. 44.


A condição ambígua do negro na sociedade estadunidense após o término da Guerra Civil, de não ser nem escravo e nem cidadão, era explicada legalmente porque

Alternativas
Comentários
  • A chave da questão está em dizer "era explicada legalmente".

    Gab B


ID
3554020
Banca
FADESP
Órgão
Prefeitura de Parauapebas - PA
Ano
2014
Disciplina
História
Assuntos

 Um dos grandes pensadores da democracia contemporânea foi Alex Tocqueville. Para este autor – que transitou no século XIX entre a França e os EUA – havia diferenças marcantes entre o modo de pensar a democracia nesses dois locais. Ele escreveu que “Na América, têm-se ideias e paixões democráticas; na França, temos ainda paixões e ideias revolucionárias”. O que levaria Tocqueville e outros autores a pensar dessa maneira pode ser percebido como porque os EUA 

Alternativas
Comentários
  • Embora a Independência dos EUA ser pautada na liberdade, os escravos não foram inclusos nesse ideal. Portanto, havia esse contraste.

    APMBB


ID
3558655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PM-ES
Ano
2008
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução Industrial e as revoluções liberais burguesas, entre fins do século XVIII e primeira metade do século XIX, assinalaram, na economia e na política, o advento do mundo contemporâneo. Na Civilização Ocidental, ficavam para trás os tempos do feudalismo medieval e da Idade Moderna. A expansão da nova economia assentada na indústria levou à universalização do sistema capitalista. A corrida neocolonial e as disputas entre as potências imperialistas foram decisivas para a Grande Guerra de 1914, experiência que se repete duas décadas mais tarde, com a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). O mundo pós-1945 foi, durante décadas, dominado pelo confronto americano-soviético, disputa que chega ao fim com a desintegração da União Soviética e o fracasso do denominado socialismo real. Também foi a fase de emancipação afro-asiática, simultânea ao declínio europeu. Na virada do século XX para o XXI, a globalização adquire feições ainda mais consistentes e, no seu rastro, surgem grandes blocos econômicos. Descortinava-se a “era do conhecimento”, com a crescente importância das inovações tecnológicas para a vida das pessoas e para o desenvolvimento econômico.

Tendo essas informações como referência inicial e considerando aspectos marcantes da História mundial, julgue o item seguinte.

O absolutismo, marcado pela concentração de poderes em mãos do rei, foi o regime político mais característico da Europa feudal, ao longo da Idade Média.

Alternativas
Comentários
  • Absolutismo e Feudalismo não se confundem

  • Na idade média o poder ainda não estava concentrado nas mãos do rei, pois este dividia o poder com a nobreza e o clero. O poder estava fragmentado e não não centralizado. As mudanças ocorrem com o surgimento de uma nova classe social, a saber, a burguesia. A burguesia contribuiu para que o poder passasse a se concentrar nas mãos do rei na idade moderna. E a própria burguesia achou interessante esse poder concentrado nas mãos do rei até determinado momento. A revolução francesa aconteceu justamente para tirar o poder das mãos do rei: tratou-se da queda do absolutismo e a "inauguração" da idade contemporânea.

  • IDADE MÉDIA PERÍODO 476 - 1453 > SENHORES FEUDAIS E SERVOS CAMPONESES

    IDADE MODERNA ENTRE 1453 A 1789 > ERA DOS REIS

    ÉPOCAS DIFERENTES , ECONOMIAS E CLASSES DIFERENTES

  • Gabarito Errado;

    O regime político predominante na Idade Média foi a suserania e vassalagem.

    As relações de suserania e vassalagem, representadas pelo compromisso de fidelidade entre nobres e que implicava direitos e obrigações recíprocas, são aquelas que ocorriam durante o período da Idade Média (século V ao século XV) marcada pelas relações feudais, ou seja, estavam inseridas no contexto do feudalismo.

    https://www.todamateria.com.br/relacoes-de-suserania-e-vassalagem-no-feudalismo/#:~:text=As%20rela%C3%A7%C3%B5es%20de%20suserania%20e,inseridas%20no%20contexto%20do%20feudalismo.

  • Mercantilismo é o sistema econômico vigente no Estado Abslutista - tem como base o Estado forte, centralizador, interventor.

  • RUMO À PMAL!

  • Descentralizado

  • IDADE MÉDIA PERÍODO 476 - 1453 > SENHORES FEUDAIS E SERVOS CAMPONESES

    IDADE MODERNA ENTRE 1453 A 1789 > ERA DOS REIS

    ÉPOCAS DIFERENTES ------------------------------------------- ECONOMIAS E CLASSES DIFERENTES

  • IDADE MÉDIA PERÍODO 476 - 1453 > SENHORES FEUDAIS E SERVOS CAMPONESES

    IDADE MODERNA ENTRE 1453 A 1789 > ERA DOS REIS

    ÉPOCAS DIFERENTES ------------------------------------------- ECONOMIAS E CLASSES DIFERENTES

  • "Como a Burguesia se beneficiou com o poder na mão do rei absolutista?"

    Respondendo ao questionamento do colega Fabiano Maurício com um exemplo:

    "A aliança entre o rei e a burguesia também contribuiu de maneira decisiva para a expansão comercial e marítima. Nesta época, os monarcas queriam centralizar o poder, num movimento histórico conhecido como absolutismo. O rei possuía prestígio, mas pouco poder e dinheiro. A burguesia tinha dinheiro, mas não poder, nem prestígio. Desta forma, rei e burguesia apoiaram e financiaram expedições para a África, Ásia e a América, e assim alcançar seus objetivos."

    FONTE: As Grandes Navegações - Toda Matéria (todamateria.com.br)

  • Idade Média= Feudalismo, O Rei só tinha plenos poderes no seu próprio Feudo...

  • Gabarito : Errado.

    O período feudal foi antes do período monárquico.

  • Absolutismo foi o Sistema de Governo da Idade Moderna. (Todo pode emana do Rei).

    GAB. ERRADO.

  • Na idade média o poder era descentralizado.
  • Eita questão boa, pega muita gente. Feudalismo é poder desentralizado, o senhor era político-militar dentro do seu feudo, o rei era meramente uma figura.

    GAB ERRADO

    APMBB


ID
3611545
Banca
Crescer Consultorias
Órgão
Prefeitura de São Domingos do Azeitão - MA
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Virginia, a colônia inglesa fundada na América do Norte, transformou-se num grande centro de produção de um produto altamente consumido na Europa. Esse produto era:

Alternativas
Comentários
  • Na colônia da Virgínia, os ingleses investiram na produção do tabaco, que era um produto altamente lucrativo no mercado europeu. Fonte: História do mundo.

ID
3692947
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Cujubim - RO
Ano
2018
Disciplina
História
Assuntos

No período que antecedeu a convocação dos Estados Gerais, a burguesia ampliou sua inserção na sociedade francesa. Detentores da riqueza, os burgueses estavam em todos os lugares. Exerciam funções públicas e controlavam as atividades econômicas, o que fazia com que fossem privilegiados em termos do conhecimento da situação geral da França e passassem a divulgar esses conhecimentos. 


FALCON, F. e RODRIGUES, A. E. A formação do Mundo Moderno. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

Durante a crise do Antigo Regime, na França, a burguesia:

Alternativas

ID
3783484
Banca
UNIOESTE
Órgão
UNIOESTE
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Tomando como base a citação abaixo, assinale a alternativa CORRETA.


“A história escrita do mundo é, em larga medida, uma história de guerras, porque os Estados em que vivemos nasceram de conquistas, guerras civis ou lutas pela independência. Ademais, os grandes estadistas da história escrita foram, em geral, homens de violência, pois ainda que não fossem guerreiros – e muitos o foram –, compreendiam o uso da violência e não hesitavam em colocá-la em prática para seus fins”. KEEGAN, John Uma História da Guerra. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 399

Alternativas
Comentários
  • A- Falsa, a guerra dos cem anos ocorreu entre os séculos XIV e XV

    B- Falsa, a primeira guerra mundial ocorreu entre 1914-18. A assertiva se refere à segunda guerra mundial.

    C- Correta.

    D- Falsa, os EUA foram derrotados na guerra do Vietnã, ocasionando a unificação do Vietnã do Norte com o do Sul sob um regime socialista.

    E- Falsa, Fulgêncio Batista era um ditador cubano que com a revolução cubana, foi deposto com a atuação principal de Ernesto Che Guevara e Fidel Castro.

    BRASIL!!


ID
3829213
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os Estados Unidos utilizou o lema em latim E Pluribus unum, que significa “de muitos, um”, como símbolo da união entre as colônias para conseguir a independência. Crescentes tensões entre os colonos americanos e a metrópole conduziram o processo da independência americana, que foi

Alternativas

ID
3900652
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

De acordo com Bernard Baylin, em seu livro As Origens Ideológicas da Revolução Americana, depois da promulgação da Lei do Selo, os colonos americanos começaram a pensar que havia uma conspiração inglesa para cercear as liberdades na América do Norte. E essa crença transformou o sentido da luta dos colonos e acelerou o movimento de oposição, que posteriormente acabou levando à independência e à criação dos Estado Unidos da América.

Em relação à Lei do Selo, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Lei do Selo (Stamp Act ou Duties in American Colonies Act 1765, em inglês) foi aprovada pelo Parlamento Inglês em 1765, estabelecendo que todos os documentos em circulação na colônia americana deveriam receber selos provenientes da metrópole.

    Depois de muitas críticas, enfrentamentos dos colonos e repercussões negativas nas treze colônias, a Lei do Selo foi revogada pela Inglaterra em 1766. Antes da Independência a qual ocorreria em 1776.


ID
3927817
Banca
COPERVE - UFSC
Órgão
UFSC
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O processo de colonização da América define, de modo geral, as grandes desigualdades socioeconômicas da América Latina nos dias atuais. 

Sobre a América Latina, assinale a proposição CORRETA.


As necessidades de expansão territorial dos Estados Unidos visavam basicamente manter o domínio sobre os povos indígenas e latinos.

Alternativas

ID
4016602
Banca
FGV
Órgão
FGV
Ano
2014
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em 1776, foi declarada a emancipação política dos Estados Unidos. Comparando o processo de independência estadunidense com outros casos na América, podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O Brasil se tornou independente em 1822 e só foi abolir a escravidão em 1888. O caso dos EUA é parecido, o país conquistou a independência em 1776 e aboliu a escravatura em 1863. Isso se repetiu na maior parte da América Espanhola. 

    LETRA B


ID
4017169
Banca
VUNESP
Órgão
FAMERP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O fato das colônias inglesas, espanholas e portuguesas conquistarem sua independência depois de mais de três séculos de dominação colonial em movimentos sucessivos, a partir da segunda metade do século XVIII e durante a primeira metade do século XIX, sugere a existência de determinações gerais que transcendem os quadros nacionais.

(Emília Viotti da Costa. Da Monarquia à República, 1985.)

As correspondências temporais entre os movimentos de independência das colônias americanas podem ser explicadas

Alternativas

ID
4039462
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens foram criados iguais, foram dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Que a fim de assegurar esses direitos, governos são instituídos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados; que, sempre que qualquer forma de governo se torne destrutiva de tais fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir novo governo, baseando-o em tais princípios e organizando-lhe os poderes pela forma que lhe pareça mais conveniente para realizar-lhe a segurança e a felicidade.” 

Trecho da Declaração da Independência dos Estados Unidos da América. Disponível em: <http://www.embaixada-americana.org.br/index.php?action=materia&id=645&submenu=106&ite.> Acesso em: 18 ago. 2010.

Sobre o processo de independência nas Américas e sobre a história dos Estados Unidos, assinale o que for correto.

Os Estados Unidos da América proclamaram formalmente seu rompimento político com a Inglaterra em 04 de julho de 1776. Na sua Declaração da Independência, nota-se a influência do pensador político inglês John Locke e das ideias iluministas.

Alternativas

ID
4039465
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens foram criados iguais, foram dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Que a fim de assegurar esses direitos, governos são instituídos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados; que, sempre que qualquer forma de governo se torne destrutiva de tais fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir novo governo, baseando-o em tais princípios e organizando-lhe os poderes pela forma que lhe pareça mais conveniente para realizar-lhe a segurança e a felicidade.” 

Trecho da Declaração da Independência dos Estados Unidos da América. Disponível em: <http://www.embaixada-americana.org.br/index.php?action=materia&id=645&submenu=106&ite.> Acesso em: 18 ago. 2010.

Sobre o processo de independência nas Américas e sobre a história dos Estados Unidos, assinale o que for correto.

Ao afirmar que os “justos poderes [derivam] do consentimento dos governados”, os signatários da Declaração da Independência estavam sinalizando que o princípio da soberania popular seria a base da organização do novo Estado a ser constituído após a separação com a Inglaterra. 

Alternativas

ID
4039468
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens foram criados iguais, foram dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Que a fim de assegurar esses direitos, governos são instituídos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados; que, sempre que qualquer forma de governo se torne destrutiva de tais fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir novo governo, baseando-o em tais princípios e organizando-lhe os poderes pela forma que lhe pareça mais conveniente para realizar-lhe a segurança e a felicidade.” 

Trecho da Declaração da Independência dos Estados Unidos da América. Disponível em: <http://www.embaixada-americana.org.br/index.php?action=materia&id=645&submenu=106&ite.> Acesso em: 18 ago. 2010.

Sobre o processo de independência nas Américas e sobre a história dos Estados Unidos, assinale o que for correto.

No trecho em que afirmam que os direitos à vida e à liberdade são direitos humanos inalienáveis, os signatários da Declaração da Independência queriam manifestar sua oposição à pena de morte e à prisão perpétua, como forma de resolver o problema social da criminalidade nos Estados Unidos. 

Alternativas

ID
4039474
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas, que todos os homens foram criados iguais, foram dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis, que entre estes estão a vida, a liberdade e a busca da felicidade. Que a fim de assegurar esses direitos, governos são instituídos entre os homens, derivando seus justos poderes do consentimento dos governados; que, sempre que qualquer forma de governo se torne destrutiva de tais fins, cabe ao povo o direito de alterá-la ou aboli-la e instituir novo governo, baseando-o em tais princípios e organizando-lhe os poderes pela forma que lhe pareça mais conveniente para realizar-lhe a segurança e a felicidade.” 

Trecho da Declaração da Independência dos Estados Unidos da América. Disponível em: <http://www.embaixada-americana.org.br/index.php?action=materia&id=645&submenu=106&ite.> Acesso em: 18 ago. 2010.

Sobre o processo de independência nas Américas e sobre a história dos Estados Unidos, assinale o que for correto.

A independência dos Estados Unidos teve grande repercussão no restante da América, contribuindo para o aprofundamento da crise de legitimidade do chamado Antigo Sistema Colonial nas Américas portuguesa e espanhola.

Alternativas

ID
4041718
Banca
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Órgão
MACKENZIE
Ano
2013
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito do processo de independência das 13 Colônias, julgue os itens a seguir.

I. Inseriu-se no contexto de crise do Antigo Sistema Colonial, combatendo tentativas de imposição do “Pacto Colonial”, por parte de sua metrópole.

II. Inaugurou a época das lutas pelas independências na América, sendo seguida, quase que ao mesmo tempo, pela independência brasileira.

III. Baseou-se nos princípios liberais do Iluminismo, adotando o federalismo, a tripartição dos poderes e o sufrágio universal para alfabetizados.

IV. Resultou na promulgação de uma Constituição, em 1787, que, apesar de práticas liberais, manteve a escravidão e o poder político nas mãos de certos grupos.

V. Teve na religião católica seu substrato ideológico, por isso, o puritanismo rapidamente espalhou-se pelo país e o “Destino Manifesto” originou a sua expansão territorial.

Estão corretas

Alternativas

ID
4076833
Banca
UCPEL
Órgão
UCPEL
Ano
2004
Provas
Disciplina
História
Assuntos

"Julgamos propícia esta ocasião para firmar, como um princípio que afeta os direitos e interesses dos Estados Unidos, que os continentes americanos, em virtude da condição livre e independente que adquiriram e conservem, não podem mais ser considerados, no futuro, como suscetíveis de colonização por nenhuma potência européia."
MELLO, Ferreira de. Textos de direito internacional e de história diplomática, de 1815 a 1949. Rio de Janeiro: Coelho Branco Filho, 1950, p. 19.

Analisando o texto acima é correto afirmar que

Alternativas

ID
4077430
Banca
UCPEL
Órgão
UCPEL
Ano
2006
Provas
Disciplina
História
Assuntos

'A sorte está lançada: ou as colônias triunfam
agora ou se submetem."
(afirmativa do rei George III)

A frase está relacionada ao processo de independência das treze colônias inglesas da América do Norte. Sobre este assunto, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO aquela que afirma que 

Alternativas

ID
4093732
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução Americana, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa apresentam como fator comum de ligação

Alternativas

ID
4095487
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

I.

Dentre essas Revoluções Atlânticas, denominação adotada por vários historiadores, destaca-se a Revolução Industrial, que, promovida pela burguesia triunfante, representou o momento decisivo da vitória do capitalismo como forma de produção econômica predominante e única em várias sociedades da Europa Ocidental. Isso é o mesmo que dizer que, a partir desse momento, a sobrevivência da maioria das pessoas teria por base um trabalho assalariado. (AQUINO et al., 1993, p. 114).


II.

A própria integração da economia global acentuou-se a partir dos anos 1990, por intermédio da revolução tecnológica, especialmente no setor de telecomunicações. A internet, rede mundial de computadores, revelou-se a mais inovadora tecnologia de comunicação e informação do planeta. A troca de informações (dados, voz e imagens) tornou-ser quase instantânea, o que acelerou muito o fechamento de negócios. [...]

Com a expansão do comércio e as facilidades da rede mundial de computadores, ocorreu a intensificação do fluxo de capitais entre os países. A busca de maior lucratividade levou as empresas a investir cada vez mais no mercado financeiro, que se tornou o epicentro da economia globalizada. (A HEGEMONIA..., 2008, p. 152-153).

A “burguesia triunfante”, a que se refere o texto I, expressou seu poder político, dentre outros,

Alternativas

ID
4124986
Banca
UEFS
Órgão
UEFS
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

I. Dentre essas Revoluções Atlânticas, denominação adotada por vários historiadores, destaca-se a Revolução Industrial, que, promovida pela burguesia triunfante, representou o momento decisivo da vitória do capitalismo como forma de produção econômica predominante e única em várias sociedades da Europa Ocidental. Isso é o mesmo que dizer que, a partir desse momento, a sobrevivência da maioria das pessoas teria por base um trabalho assalariado. (AQUINO et al., 1993, p. 114).


II. A própria integração da economia global acentuou-se a partir dos anos 1990, por intermédio da revolução tecnológica, especialmente no setor de telecomunicações. A internet, rede mundial de computadores, revelou-se a mais inovadora tecnologia de comunicação e informação do planeta. A troca de informações (dados, voz e imagens) tornou-ser quase instantânea, o que acelerou muito o fechamento de negócios. [...]Com a expansão do comércio e as facilidades da rede mundial de computadores, ocorreu a intensificação do fluxo de capitais entre os países. A busca de maior lucratividade levou as empresas a investir cada vez mais no mercado financeiro, que se tornou o epicentro da economia globalizada. (A HEGEMONIA..., 2008, p. 152-153).

A “burguesia triunfante”, a que se refere o texto I, expressou seu poder político, dentre outros,

Alternativas
Comentários
  • As rev. inglesas foi muito importante para a rev.industrial

  • lembre-se que a revolução industrial ocorreu na Inglaterra.


ID
4149040
Banca
CÁSPER LÍBERO
Órgão
CÁSPER LÍBERO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Os conflitos armados, responsáveis, dentre outros fatores, pela consolidação de Estados nacionais no continente americano, ao longo do século XIX, são:

Alternativas
Comentários
  • Se você apenas lembrar da guerra do pacífico mata


ID
4203973
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra integra o conjunto das “Revoluções Burguesas” do século XVIII, responsáveis pela crise do Antigo Regime, na passagem do capitalismo comercial para o industrial. Os outros dois movimentos que a acompanham são a Independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa, que, sob influência dos princípios iluministas, assinalam a transição da Idade Moderna para a Contemporânea. Em seu sentido mais pragmático, a Revolução Industrial significou a substituição da ferramenta pela máquina e contribuiu para consolidar o capitalismo como modo de produção dominante. Esse momento revolucionário, de passagem da energia humana para motriz, é o ponto culminante de uma evolução tecnológica, social e econômica, que vinha se processando na Europa desde a Baixa Idade Média. (A REVOLUÇÃO... 2016).

A independência dos Estados Unidos e a Revolução Francesa são consideradas revoluções burguesas por

Alternativas
Comentários
  • Lembre se os burgueses eram comericantes, a classe burguesa tinha crescido muito, então a galera tava comercializando demais ai o estado chega e diz: " para, para ,para eu quero monópolio"( igual ao joão klever), ou seja o estado tava querendo que só uma pessoa comercializasse e não várias então isso causou revoltas aos burgueses

  • As revoluções burguesas são movimentos sociopolíticos ocorridos entre 1640 e 1850 nos quais a sociedade aristocrática, caracterizada pela monarquia absoluta (absolutismo) e pelos títulos de nobreza (sociedade estamental), foi transformada em uma sociedade capitalista dominada pela produção mercantil liberal.

    Algo que deve ser destacado é que as revoluções burguesas atacam o antigo regime, abrem as liberdades individuais, mas permanecem com as desigualdades sociais.


ID
4916515
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Viadutos - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Segundo KARNAL, o primeiro carregamento de escravos negros chegou à Virgínia em 1619, trazido por holandeses. Em 1624, em Jamestown, o primeiro menino negro nascia em solo americano. Era William Tucker, filho de africanos e oficialmente o primeiro afro-americano. Em duas décadas a escravidão estava presente em todas as colônias e havia uma legislação específica para ela. Sobre a escravidão na América do Norte, analisar os itens abaixo:


I. Entre 1619 e 1860, cerca de 400 mil negros foram levados da África para os Estados Unidos. Ao fim da época colonial, havia cerca de meio milhão de escravos nas colônias inglesas da América do Norte. A escravidão não sofreria abalos com o movimento da independência, levado adiante, em parte, por ricos escravocratas. Os ventos de liberdade, em 1776, tinham cor branca.

II. Em outubro de 1669, uma nova lei sobre escravos determinou que, se um escravo vier a morrer em consequência dos castigos corporais impostos pelo capataz ou por seu amo, não seria considerado isto “delito maior, mas se absolverá o amo”. A lei continua com lógica implacável: matar o escravo não era ato intencional, posto que ninguém, intencionalmente, procurava destroçar “seus próprios bens”. Esta lei revela a “reificação” - tornar coisa - do escravo na legislação colonial.

III. Leis votadas na Virgínia, em 1662, determinavam que a condição de escravo fosse dada pela mãe. Dessa forma, o filho de pai inglês e mãe africana seria escravo.


Estão CORRETOS:

Alternativas
Comentários
  • todos os itens


ID
4933207
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Joaquim Gomes - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:
I. Com o Estado Novo, Getúlio Vargas limitou as liberdades individuais.
II. A Independência dos Estados Unidos da América teve forte influência do Iluminismo.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • De fato sabemos que os ideais do Iluminismo teve adeptos não só na Europa como em muitos lugares, Brasil e EUA são dois exemplos. Aqui no Berço esplendido podemos citar a Inconfidência mineira e o termo " Liberdade ainda que tardia, já nas terras do tio Sam a Independência é o resulta dos esforços de pensamento Iluministas naquele lugar.

    Sobre o Governo Varguista durante o estado novo, as liberdades individuais foram restringidas , e foram proibidas as greves e a livre associação dos trabalhadores.

  • Estado novo foi um golpe dado por Vargas afim de permanecer no poder de forma autoritária e ilegal, restrições desse governo foram a extinção dos partido e a cassação de mandatos de cargos públicos.

  • GAB-A

    TODAS ESTÃO CORRETAS

    Estado Novo foi um regime ditatorial presidido por Getúlio Vargas, instituído em 10 de novembro de 1937. ... O primeiro período da presidência de Vargas foi o Governo Provisório (1930-1934) que perdurou até a reconstitucionalização do país. Com a decretação da Constituição de 1934 iniciou-se o Governo Constitucional.

    Como podemos perceber, o iluminismo não ficou restrito à França e se expandiu não só pela Europa, mas chegou à América, se tornando uma das principais influências da Independência dos EUA e de outros movimentos emancipacionistas do continente americano como a Inconfidência Mineira.

    VOCÊ LEU COM A VOZ DO PENSAMENTO NÉ. KKKK


ID
4975312
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Alguns historiadores distinguem dois modelos de colonização inglesa adotados na América do Norte. Qual conjunto de colônias inglesas assemelhava-se ao modelo de colonização português no Brasil – produção agrícola dedicada à exportação e realizada em grandes propriedades rurais?

Alternativas
Comentários
  • Lembrando que a colônia dos EUA tinha três tipos eram elas: Norte, Centro e SuL

    Norte

    -Policultura

    -Pequena Propriedade

    -Povoamento

    -Subsitência

    -Manufaturas

    Sul

    -Monocultura

    -Plantation

    -Latifúndio

    -Escravos

    -Voltada pra exportação

    Centro

    -Voltada pra pecuária

    -Exportação e Importação

  • Brasil = colônia de exploração, ou seja, sugar tudo o que temos.

    EUA = colonia norte ( povoamento) e colonia sul ( exploração )

    LETRA D

    APMBB

  • A partir do momento em que a América foi encontrada pelos europeus houve o projeto de ocupação e exploração do território,por conta das necessidades de riqueza dos Estados europeus. A ideia era a de extração ou produção de mercadoria de alto valor no mercado internacional. É por esse motivo que a ocupação iniciou-se pelas áreas tropicais e subtropicais e não pelas áreas temperadas da América do Norte. Nestas regiões não haveria possibilidades de produção de algo diferente do que havia na Europa. 
    Daí explica-se a diferença de modelo de colonização: motivação e tempo
    A questão não apresenta grande dificuldade porquanto ser um tema trabalhado na escola básica. É, no entanto, uma questão de memorização. 
    A) INCORRETA- Há semelhanças entre a colonização ibérica e a inglesa na América. 
    B) INCORRETA- Além da colonização inglesa na América não ter alcançado o Oceano Pacífico, ele não banha o Brasil 
    C) INCORRETA- O conjunto das colônias inglesas do norte da América do Norte tinham uma ocupação singular e diferente da colonização mercantilista do Brasil. 
    D) CORRETA- A ocupação e colonização da região sul do atual EUA guarda semelhanças com o modo de colonização de portugueses no Brasil 
    E) INCORRETA -As colônias do centro do atual EUA eram essencialmente mercantis e diferentes do que existia na área de dominação portuguesa. A comparação só pode ser feita com as colônias inglesas do sul . 
    Gabarito do Professor: Letra D.
  • sistema de plantation,mocultura e trabalho escravo!
  • Chutei no Sul, devido ao clima mais propício à plantação

  • sul>> Vol plantar mono na lata do escravo.

    norte>> POPOPEMASUB

    CENTRO>>vol fazer pecuinha e imteragir com minha ex


ID
5009812
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    A principal característica da situação social dos anglo-americanos é seu caráter eminentemente democrático. Afirmei anteriormente que reinava uma igualdade muito grande entre os emigrantes que foram se estabelecer na Nova Inglaterra. Para isso contribuiu a influência das leis de sucessão. Estabelecidas de uma maneira, as leis de sucessão reúnem, concentram e agrupam em um só a propriedade e o poder. Estabelecidas por outros princípios, produzem o oposto: dividem, partilham e disseminam os bens e o poder.

TOCQUEVILLE, A.  A democracia na América ,Belo Horizonte. Itatiaia,
São Paulo Edusp. 1977 (adaptado)

O texto tematiza o papel desempenhado por uma norma na criação de um ambiente propicio ao(à)

Alternativas
Comentários
  • É possível classificar Alexis de Tocqueville, autor de “ Democracia na América" , como um defensor do ideário liberal. Tocqueville, nascido dentro da aristocracia francesa, entende como “ sociedade igualitária" aquela estabelecida não a partir de privilégios de nascimento como conhecia e vivia na França de então, mas a partir das ações do indivíduo em sociedade.
    Sua obra “Democracia na América", foi escrita quando era jovem e publicado em 1835. Ela trata de sua viagem aos Estados Unidos da América. Nesse livro, assim como na obra “O Antigo Regime e a Revolução", de 1856, é possível perceber reflexões rigorosas sobre os conceitos de revolução, de individualismo, de liberdade e de democracia – fundamentais para se entender as instituições políticas pós - Revolução Francesa e pós - Independência dos Estados Unidos. 
    Enquanto outros liberais entendiam a sociedade política como originada de um pacto social não situado no tempo e no espaço, Tocqueville mostra, documentalmente, que, no caso norte-americano, o Estado nasceu de um pacto realizado pelos anglo-americanos em inícios do século XVII. Aos olhos de Tocqueville, foram as condições de igualdade dos anglo-americanos, bem como suas heranças culturais e aspectos físicos do território americano que contribuíram para a instalação da democracia na América. 
    Entre as alternativas está indicado o fundamento político que tem, como uma de suas bases, a norma descrita no trecho 
    A) INCORRETA – Tocqueville era defensor do liberalismo, que supõe o direito  natural  do homem à vida e à liberdade. Por conseguinte, a escravidão não é aceita ou defendida.
    B) CORRETA- o liberalismo compõe o ideário fundamentalmente burguês estabelecido de forma efetiva a partir do século XIX .
    C) INCORRETA – As religiões não são negadas pelos liberais mas, tem um espaço diferente e uma esfera de atuação separada das esferas política e econômica. Não se coaduna com  um discurso de “ banimento de dissidências religiosas" 
    D) INCORRETA – Não está claro o que se entende por “contenção da identificação nacionalista."  Mas, o liberalismo não nega nem se opõe ao nacionalismo. 
    E) INCORRETA- a ideia de “igualdade de oportunidades e de direitos" defendida pelos liberais se opõe à qualquer proposta de hierarquização na economia. Deixar fazer e deixar passar é a proposta que, aliás, não está em discussão no trecho

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • Letra B

    A colonização da Nova Inglaterra estabeleceu princípios voltados ao desenvolvimento autossustentado e caracterizado por práticas capitalistas de valores burgueses, dentro da formação de uma nova pátria aos refugiados protestantes, de formação calvinista. No caso, o autor associa a propriedade ao exercício do poder, tornando-o mais bem distribuído.

  • É possível classificar Alexis de Tocqueville, autor de “ Democracia na América" , como um defensor do ideário liberal. Tocqueville, nascido dentro da aristocracia francesa, entende como “ sociedade igualitária" aquela estabelecida não a partir de privilégios de nascimento como conhecia e vivia na França de então, mas a partir das ações do indivíduo em sociedade.

    Sua obra “Democracia na América", foi escrita quando era jovem e publicado em 1835. Ela trata de sua viagem aos Estados Unidos da América. Nesse livro, assim como na obra “O Antigo Regime e a Revolução", de 1856, é possível perceber reflexões rigorosas sobre os conceitos de revolução, de individualismo, de liberdade e de democracia – fundamentais para se entender as instituições políticas pós - Revolução Francesa e pós - Independência dos Estados Unidos. 

    Enquanto outros liberais entendiam a sociedade política como originada de um pacto social não situado no tempo e no espaço, Tocqueville mostra, documentalmente, que, no caso norte-americano, o Estado nasceu de um pacto realizado pelos anglo-americanos em inícios do século XVII. Aos olhos de Tocqueville, foram as condições de igualdade dos anglo-americanos, bem como suas heranças culturais e aspectos físicos do território americano que contribuíram para a instalação da democracia na América. 

    Entre as alternativas está indicado o fundamento político que tem, como uma de suas bases, a norma descrita no trecho 

    A) INCORRETA – Tocqueville era defensor do liberalismo, que supõe o direito natural do homem à vida e à liberdade. Por conseguinte, a escravidão não é aceita ou defendida.

    B) CORRETA- o liberalismo compõe o ideário fundamentalmente burguês estabelecido de forma efetiva a partir do século XIX .

    C) INCORRETA – As religiões não são negadas pelos liberais mas, tem um espaço diferente e uma esfera de atuação separada das esferas política e econômica. Não se coaduna com  um discurso de “ banimento de dissidências religiosas" 

    D) INCORRETA – Não está claro o que se entende por “contenção da identificação nacionalista." Mas, o liberalismo não nega nem se opõe ao nacionalismo. 

    E) INCORRETA- a ideia de “igualdade de oportunidades e de direitos" defendida pelos liberais se opõe à qualquer proposta de hierarquização na economia. Deixar fazer e deixar passar é a proposta que, aliás, não está em discussão no trecho

    Gabarito do Professor: Letra B.


ID
5074039
Banca
Avança SP
Órgão
Prefeitura de Itatiba - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No que se refere ao processo de independência das Treze Colônias, analise os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I – Ocorreu ao longo do século XVIII.
II – Teve relação com o aumento de impostos por parte da Coroa Britânica.
III – Os colonos foram influenciados pelas ideias iluministas da Europa.

Alternativas

ID
5078839
Banca
AGIRH
Órgão
Prefeitura de Roseira - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No ano de 1787, na Convenção da Filadélfia, foi aprovada a Constituição dos Estados Unidos da América. Julgue as seguintes afirmativas: I. O Poder Executivo ficaria a cargo do presidente eleito por um período de quatro anos e responsável por organizar e regular o comércio, manter um exército permanente e administrar as terras públicas. II. O Poder Judiciário seria desempenhado pela Suprema Corte, que ficaria responsável pela interpretação e aplicação das leis. III. O Poder Legislativo, encarregado de elaborar as leis, seria exercido pelos membros da Câmara dos Representantes e do Senado, que representavam a população de cada um dos estados. Esses parlamentares eram eleitos por meio do voto popular, no entanto, nem todos os estadunidenses tinham o direito de votar. São corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • A independência oficial dos Estados Unidos foi proclamada no segundo congresso da Filadélfia, a 4 de julho de 1776. A estrutura do novo Estado foi organizada através da elaboração da constituição, promulgada em 1787. A constituição, a primeira constituição escrita que foi  feita, tem como base o pensamento liberal que preconiza a divisão do poder, a composição do governo a partir de eleições e estabelecimento da cidadania participativa. Vale a leitura do livro História dos Estados Unidos – das origens ao século XXI, de Leandro Karnal. 

    São dadas três afirmativas sobre a estruturação do Estado norte-americano e pede-se que sejam apontadas as falsas e as verdadeiras, assinalando a opção que as indica corretamente.
    I- VERDADEIRA – A afirmativa descreve corretamente as funções do poder executivo central – presidência da república.

    II- VERDADEIRA- O julgamento acerca da qualificação das leis e da correta obediência a elas cabe ao poder judiciário.

    III- VERDADEIRA- A afirmativa apresenta corretamente a composição e as funções do poder legislativo federal 

    A) INCORRETA- A afirmativa III também está correta 
    B) INCORRETA- A afirmativa II também está correta 
    C) INCORRETA- A afirmativa I também está correta 
    D) CORRETA- Todas as afirmativas estão corretas 

    Gabarito do Professor: Letra D.
  • Poder executivo: operado pelo presidente da República, com mandato de 4 anos, era o chefe do executivo, comandante das forças armadas, responsável pelo equilíbrio da federação e pela política exterior.

    Poder legislativo: exercido pelo congresso, que se dividia em câmaras dos representantes e senado ( ambos eleitos pelo voto popular, com mandatos de 2 a 6 anos ).

    Poder judiciário: o principal órgão do judiciário era a corte suprema que garantia o cumprimento da constituição.

    A Declaração de independência dos EUA não valia para todos, pois ficavam de fora os negros escravizados, a mulher considerada um ser frágil e o índio. Em linhas gerais a cidadania na sua forma plena foi exercida pelos homens, adultos e brancos, pertencente à burguesia industrial e comercial e ao grupo dos proprietários de fazendas e de escravos.


ID
5127847
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Santa Maria da Boa Vista - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:

I. A independência dos EUA teve forte influência iluminista, sendo considerada o primeiro movimento inspirado por esses ideais que tomou grande proporção, a ponto de influenciar posteriormente a Revolução Francesa. Porém, no caso dos Estados Unidos (assim como em todo o continente americano), o pensamento liberal do iluminismo chegou de forma adaptada e permitiu algumas concessões.
II. No contexto da Revolução Francesa, os Girondinos eram moderados e apoiavam grupos econômicos que desenvolviam o comércio exterior. Os Jacobinos, por sua vez, representavam a pequena burguesia, os comerciantes e os profissionais liberais. Os Jacobinos adotaram uma postura contra a monarquia e queriam aprofundar as mudanças revolucionárias.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
5174242
Banca
Prefeitura de Arapiraca - AL
Órgão
Prefeitura de Arapiraca - AL
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O processo de emancipação das Treze Colônias Inglesas da América do Norte, na segunda metade do século XVIII, foi denominado por muitos historiadores de Revolução Americana, porque:

Alternativas
Comentários
  • Qual o erro da letra A:Significou o fim do Antigo Regime político naquela parte do continente americano.

    ?


ID
5175451
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Paraíso - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As treze colônias inglesas fizeram parte da colonização de povoamento. Os habitantes se instalaram entre o oceano Atlântico e os montes do Apalaches, no decorrer do século XVII. Não é uma delas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C O Novo México não faz parte das treze colônias iniciais. Faz parte de um contexto de expansão territorial, de marcha para Oeste.


ID
5273890
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Concórdia - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Guerra da Secessão, utilize V para Verdadeiro e F para Falso, nas opções abaixo.

( ) A Guerra de Secessão, também conhecida como Guerra Civil Americana, aconteceu entre 1861 e 1865, entre o norte e o sul dos Estados Unidos.
( ) A secessão americana foi motivada basicamente pelas diferenças existentes entre norte e sul dos Estados Unidos durante o século XIX. Os estados do Norte eram caracterizados pelo desenvolvimento manufatureiro, com a existência de pequenas propriedades agrícolas e predominância do trabalho livre assalariado.
( ) O Sul, por sua vez, era caracterizado pela dependência do cultivo agrícola baseado no sistema do plantation, no qual havia a existência da grande propriedade de terra (latifúndio), baseada na monocultura (em geral, algodão) e totalmente dependente do trabalho escravo.
( ) A grande divergência envolvendo os dois lados era pautada pelo debate do modelo de sociedade que seria implantado nos novos territórios americanos. Isso porque, com o processo de marcha para o oeste, iniciou-se a ocupação do oeste americano, havendo, por isso, a defesa por parte dos sulistas da extensão do trabalho escravo para esses locais, enquanto os nortistas eram contrários a essa ideia e defendiam a proibição da escravidão nesses novos territórios.
( ) A insatisfação sulista com as tentativas dos nortistas de abolir a escravidão levou muitos deles a defenderem ideais de separatismo para manter seu estilo de vida.
( ) Todas essas questões canalizaram-se nas eleições presidenciais de 1860, com os sulistas posicionando-se contra a candidatura do republicano Abraham Lincoln.
( ) Lincoln era visto pelos sulistas como um escravocrata convicto e sua vitória para presidente motivou-os – que já defendiam ideais separatistas – a iniciar um movimento de secessão, ou seja, de separação.
A opção que corresponde de forma correta é:

Alternativas
Comentários
  • O erro da última está em dizer que Lincoln era visto pelos sulistas como escravocrata. Na verdade, ele era visto por eles como abolicionista.

    Alternativa: letra A


ID
5275903
Banca
AMAUC
Órgão
Prefeitura de Irani - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Guerra da Secessão, utilize V para Verdadeiro e F para Falso, nas opções abaixo.


( ) A Guerra de Secessão, também conhecida como Guerra Civil Americana, aconteceu entre 1861 e 1865, entre o norte e o sul dos Estados Unidos.

( ) A secessão americana foi motivada basicamente pelas diferenças existentes entre norte e sul dos Estados Unidos durante o século XIX. Os estados do Norte eram caracterizados pelo desenvolvimento manufatureiro, com a existência de pequenas propriedades agrícolas e predominância do trabalho livre assalariado.

( ) O Sul, por sua vez, era caracterizado pela dependência do cultivo agrícola baseado no sistema do plantation, no qual havia a existência da grande propriedade de terra (latifúndio), baseada na monocultura (em geral, algodão) e totalmente dependente do trabalho escravo.

( ) A grande divergência envolvendo os dois lados era pautada pelo debate do modelo de sociedade que seria implantado nos novos territórios americanos. Isso porque, com o processo de marcha para o oeste, iniciou-se a ocupação do oeste americano, havendo, por isso, a defesa por parte dos sulistas da extensão do trabalho escravo para esses locais, enquanto os nortistas eram contrários a essa ideia e defendiam a proibição da escravidão nesses novos territórios.

( ) A insatisfação sulista com as tentativas dos nortistas de abolir a escravidão levou muitos deles a defenderem ideais de separatismo para manter seu estilo de vida.

) Todas essas questões canalizaram-se nas eleições presidenciais de 1860, com os sulistas posicionando-se contra a candidatura do republicano Abraham Lincoln.

( ) Lincoln era visto pelos sulistas como um escravocrata convicto e sua vitória para presidente motivou-os – que já defendiam ideais separatistas – a iniciar um movimento de secessão, ou seja, de separação.


A opção que corresponde de forma correta é:

Alternativas

ID
5326183
Banca
IADES
Órgão
Instituto Rio Branco
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

    A história da Revolução Francesa deve seu status particular ao fato de ser a narrativa de um acontecimento: afirmação do tempo curto, de uma subversão total, em menos de 10 anos, de todo um edifício político, institucional e social de longa data.

VOLELLE, Michel. A Revolução Francesa, 1789-1799.
São Paulo: Editora Unesp, 2012, p. 1, com adaptações.

Considerando a radical ruptura mencionada no trecho apresentado, julgue (C ou E) o item a seguir.

A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de agosto de 1789, expressa preocupações universais, visto que é aos homens de todos os tempos e de todos os países que se dirige essa proclamação de direitos naturais e inalienáveis. Seu impacto se fez sentir nas primeiras cartas constitucionais da América Latina e dos Estados Unidos da América.

Alternativas
Comentários
  • Inspirada na declaração da independência americana de 1776 e no espírito filosófico do século XVII, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789 marca o fim do Antigo Regime e o início de uma nova era

  • não é direcionada a todos homens de todos os tempos. Liberdade para os "iguais"

  • Não impacta na Constituição Americana porque ela veio antes da Declaração dos Direitos do Homens.

  • Errado.

    A constituição americana data de 1787, enquanto a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi escrita em 1789.

    Não há dúvidas de que ambas as cartas foram inspiradas por ideais iluministas semelhantes, mas é incorreto afirmar que o texto francês influenciou a constituição americana escrita dois anos atrás. Por outro lado, influenciou a Bill of Rights americana de 1789, escrita após a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

    Pegadinha clássica. Há inúmeras questões que interrelacionam a independência americana com a Rev. Francesa.

    Lembrando as datas essenciais:

    Independência americana - 1776

    Reconhecimento da independência dos EUA pelo RU - 1783

    Criação da Constituição Americana - 1787

    Revolução Francesa e Declaração dos Dirs. do Homem - 1789


ID
5496013
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Relativamente ao processo de Independência dos Estados Unidos da América, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA. AS REVOLUÇÕES INGLESES E AS GUERRAS QUE A INGLATERRA PARTICIPOU COIBIRAM A FISCALIZAÇÃO DAS 13 COLÔNIAS, POIS O ESFORÇO INGLÊS ERA DE ACABAR COM A CRISE INTERNA E VENCER GUERRAS. A FISCALIZAÇÃO SÓ TEM INÍCIO COM A RELATIVA ESTABILIDADE INGLESA.

    B) ERRADA. AS 13 COLÔNIAS FAZIAM PARTE DO NOVO MERCADO CONSUMIDOR. POR ISSO A INGLATERRA TENTOU MONOPOLIZAR A VENDA DE ALGUNS PRODUTOS, COMO AÇÚCAR E CHÁ.

    C) GABARITO.

    D) ERRADA. PRIMEIRO QUE ESSAS LEIS FORAM DIRECIONADAS, SOBRETUDO, PARA AS 13 COLÔNIAS E SEGUNDO QUE PREJUDICARAM MUITO OS COLONOS, UMA VEZ QUE TENTARAM CONTROLAR A COMPRA DE AÇÚCAR PELOS COLONOS, O QUE ESTAGNOU IMPORTANTES RELAÇÕES COMERCIAIS COM OUTRAS COMPANHIAS.

    E) A LEI DO CHÁ LEVOU AO MONOPÓLIO DA VENDA DESSE PRODUTO PELA COMPANHIA DAS ÍNDIAS ORIENTAIS E A FESTA DO CHÁ DE BOSTON FOI UMA REVOLTA CONTRA ESSE MONOPÓLIO, QUANDO COLONOS TOMARAM NAVIOS INGLESES CARREGADOS DE CHÁ E JOGARAM A BEBIDA NO MAR.

  • Opção correta é letra "c - para justificar um aumento na cobrança de impostos das Treze Colônias, os ingleses argumentaram que a Guerra dos Sete Anos (1756-1763), contra a França, desenrolara-se parcialmente em território norte-americano e, desse modo, em defesa da América inglesa."


ID
5537383
Banca
AMEOSC
Órgão
Prefeitura de Guarujá do Sul - SC
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No século XVIII, as Treze Colônias da América do Norte conquistaram sua independência da Inglaterra movidas por vários motivos, EXCETO: 

Alternativas
Comentários
  • O Tratado de Paris foi assinado em 1763, com o objetivo de encerrar a Guerra dos Sete Anos. Foram signatários a Grã-Bretanha, França, Portugal e Espanha.


ID
5562913
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A colonização dos Estados Unidos iniciou a partir do século XVII, quando colonos provenientes da Inglaterra se estabeleceram na América do Norte. A colonização efetiva começou em Jamestown, na Virgínia, em 1607. Nos anos seguintes outras colônias foram criadas na região, dando origem às 13 colônias. O processo de colonização inglês nunca foi homogêneo, pois atingiu diferentes formas com o decorrer dos anos.

Sobre o processo colonizador inglês no Novo Mundo, afirma-se que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

    A colonização inglesa em terras setentrionais, conhecidas como Nova Inglaterra, foi impulsionada principalmente pela imigração de puritanos perseguidos na Inglaterra. Para o sul migraram aqueles que buscavam o enriquecimento rápido.


ID
5572639
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERIS - AL
Ano
2021
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito dos aspectos históricos relacionados à extinção do sistema colonial nas Américas entre 1776 e 1824, julgue o item seguinte.

A Independência dos EUA, também conhecida como Revolução Americana, foi vista pelos próprios revolucionários como um projeto para a recuperação das liberdades usurpadas pelo parlamento e pelo rei. 

Alternativas
Comentários
  • Quais foram os motivos que levaram a independência dos Estados Unidos?

    Resumindo, podemos dizer que as principais causas da Independência foram: O desejo por maior liberdade econômica e política das treze colônias; A recusa da metrópole em negociar, seguindo uma política de controle rígido.

  • Item correto

    Em 4 de julho de 1776, uma comissão reunidada na Filadélfia, liderada pelo político Thomas Jefferson, promulgou a Declaração da Independência, proclamando a liberdade do país. Inspirada nos ideais do Iluminismo, ela defendia a liberdade individual e o respeito aos direitos fundamentais do ser humano.

  • Em 4 de julho de 1776, uma comissão reunida na Filadélfia, liderada pelo político Thomas Jefferson, promulgou a Declaração da Independência, proclamando a liberdade do país. Inspirada nos ideais do Iluminismo, ela defendia a liberdade individual e o respeito aos direitos fundamentais do ser humano.

    fonte: Colegas QC

  • "recuperação das liberdades"? Entãotinham muito mais liberdades antes, né? Fica muito subjetivo.

  • Ao usar a expressão "liberdades usurpadas", a assertiva está se referindo à mudança de postura inglesa no tocante a autonomia das 13 Colônias. Com a estabilização política inglesa decorrente da Revolução Gloriosa e o fim das guerras europeias do final do séc. XVII e início do séc. XVIII, a Inglaterra passou a focar na expansão e consolidação do seu Império Colonial. Na época, a Revolução Industrial estava ganhando força e a indústria inglesa precisava de novos mercados consumidores e de matéria-prima para alimentar sua industrialização. As atenções voltaram-se para as 13 Colônias, situação que trouxe profundos desconfortos aos colonos que, até então, gozavam de certa autonomia em relação à metrópole. Com o fim da postura de negligência salutar inglesa, cada vez mais o Parlamento passou a interferir nos assuntos internos das colônias, instituindo leis mercantilistas (leis de ruptura) que restringiam diretamente a autonomia colonial além de tornar as colônias mais baratas para o tesouro inglês. Essas interferências foram essenciais para despertar nos colonos um sentimento antibritânico e que, por conseguinte, resultou na Independência das Treze Colônias.