SóProvas


ID
1254850
Banca
CETRO
Órgão
CHS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto adaptado abaixo, escrito por Deisi Deffune e por Léa Depresbiteris, para responder a questão.


                        O desemprego 

          Lembrou-se com tristeza de uma reportagem que havia lido em um jornal e que dizia mais ou menos o seguinte.

         Durante muito tempo, trabalho e emprego foram considerados como sinônimos. Dizia-se que uma pessoa trabalhava quando tinha um emprego. Ter emprego significava estar ligado a uma organização, ocupar uma função claramente definida, com obrigações, horários, faixas de remuneração e de promoções, tudo isto mais ou menos padronizado.

        Esse tipo de emprego passou a ser um aspecto central na vida das pessoas e dos países industrializados. Sua importância foi muito grande, porque satisfazia muitas necessidades: dos gerentes e técnicos que tinham bem claras as tarefas da linha de montagem, dos trabalhadores que protegiam seus direitos; enfim o emprego dava uma sensação de segurança e se constituía em um princípio de organização da sociedade.

         Hoje em dia o emprego estaria se tornando um artigo em extinção.

        Ficou tão chocado com a lembrança dessa reportagem que mal ouviu quando sua mulher o chamou para jantar. 

http://www.senac.br/informativo

De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa e em relação às regras de acentuação, assinale a alternativa cujas palavras sejam todas acentuadas obedecendo à mesma regra da palavra “países”.

Alternativas
Comentários
  • Regra de acentuação de pa-í-ses: Acentuar a Vogal tônica do hiato.

    exemplos:    Paroxítonas:   ba-ú, sa-í-da, distribu-í-das, sa-ú-de, ba-la-ús-tre, vi-ú-va  (LETRA C)

                         Oxítonas: Lu-ís, Ta-ís, pa-ís, Pi-au-í

    Atenção! Não acentuar

    ra-i-nha, ba-i-nha, ven-to-i-nha (I ou U não seguido de NH)

    ju-iz, ru-im     (I ou U seguido ou não de S.      Z e M não valem. )

    fei-u-ra (fei-u-ra), cau-i-la (cau-i-la). (Nova regra ortográfica: As palavras paroxítonas que têm i ou u tônicos precedidos por ditongos não serão mais acentuadas. Desta forma, agora escreve-se feiura, baiuca, boiuno, cauila (avarento). 

    Essa regra não vale quando se trata de palavras oxítonas; nesses casos, o acento permanece. Assim, continua correto Piauí, teiús, tuiuiú.

    EM RESUMO:

    Acentuam-se sempre as palavras que contenham i , u: tônicas; formam hiatos; formam sílabas sozinhas ou são seguidos de s; não seguidas de nh; não precedidas de ditongo em paroxítonas; nem repetidas.

    Ex: aí, balaústre, baú, egoísta, faísca, heroína, saída, saúde, viúvo, juízes, Piauí. Pela regra exposta acima, não se acentuam: rainha, xiita, ruim, juiz, fortuito, gratuito, feiura.


  • GABARITO: C)