-
Alternativa A
Em Administração de Empresas, a Análise SWOT é um importante instrumento utilizado para planejamento estratégico que consiste em recolher dados importantes que caracterizam o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo(oportunidades e ameaças) da empresa.
A técnica de análise SWOT foi elaborada pelo norte-americano Albert Humphrey, durante o desenvolvimento de um projeto de pesquisa na Universidade de Stanford entre as décadas de 1960 e 1970, usando dados da Fortune 500, uma revista que compõe um ranking das maiores empresas americanas.
Strengths (forças) - vantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado ao cliente, solidez financeira, etc.
- Weaknesses (fraquezas) - desvantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: altos custos de produção, má imagem, instalações desadequadas, marca fraca, etc.;
- Opportunities (oportunidades) – aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa. Ex.: mudanças nos gostos dos clientes, falência de empresa concorrente, etc.;
- Threats (ameaças) - aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa. Ex.: novos competidores, perda de trabalhadores fundamentais, etc.
Fonte: http://www.significados.com.br/swot/
-
Para ficar simples, existe um meio muito simples: ENDOGÊNA, são fatores ocorridos internamente, que estão dentro do modelo e EXOGÊNA, são fatores ocorridos externamente, que estão fora do modelo. Modelo é uma forma simplificada da realidade, ou seja, o que realmente acontece. Vamos dar alguns exemplos: Se ocorre uma inflação, seria um modelo que foge da realidade, você não sabe o que pode acontecer, está fora do conhecimento (externo), seria então uma variável EXOGÊNA. Outro exemplo: Uma taxa de juros, você sabe quanto é, está dentro do seu conhecimento, você sabe quanto vai pagar (interno), então seria uma variável ENDOGÊNA.
-
A questão quer saber qual das ferramentas ou metodologias abaixo é utilizada na análise de variáveis internas (endógenas) e externas (exógenas) na gestão estratégica.
A- CORRETA. Análise SWOT. É uma ferramenta que possibilita a realização do diagnóstico interno e externo da organização. Nessa análise, consideram-se os seguintes aspectos que a matriz visa identificar:
- Strengths: Forças (controláveis, internas e positivas)
- Weaknesses: Fraquezas (controláveis, internas e negativas)
- Opportunities: Oportunidades (não controláveis, externas e positivas)
- Threats: Ameaças (não controláveis, externas e negativas).
B- INCORRETA. Matriz BCG é a matriz de portfólio de produto e não tem relação direta com o dito no enunciado.
C- INCORRETA. Tanto as 5 forças de Porter quanto as estratégias genéricas são estudadas em estratégia em relação à escolha da estratégia, mas não tem relação direta com a análise interna e externas da organização.
D- INCORRETA. Não é um nome de metodologia ou ferramenta. O diagnóstico ambiental pode ser realizado através de outras ferramentas como SWOT e PESTAL, por exemplo.
E- INCORRETA. A identificação das variáveis internas e externas e sua posterior análise não tem relação direta com o planejamento de cenários de uma organização, apesar dos dois pertencerem a etapas próximas no planejamento estratégico.
GABARITO DA MONITORA: LETRA A