-
O Pólo Costa das Dunas contempla 18 municípios, beneficiando mais de 1,1 milhão de pessoas, que correspondem à população residente. Abrange todo o litoral oriental e parte do litoral norte do Estado, estendendo-se por cerca de 200 km, costeando o Oceano Atlântico.
-
Letra D, polo costa das Dunasresponsável por contemplar 28 municípios, programa considerado muito eficaz.
-
Os Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo (PRODETUR) buscam organizar as intervenções públicas para o desenvolvimento da atividade turística, através de prévios processos de planejamento das regiões turísticas. A partir do planejamento das áreas turísticas prioritárias são propostas intervenções públicas a serem implantadas de forma que o turismo venha a constituir uma verdadeira alternativa econômica geradora de emprego e renda principalmente para a população local.
O Polo Costa Branca é o jargão turístico dado a uma região no estado do Rio Grande do Norte. Essa região se localiza no centro e oeste do estado e possui uma geografia plana. Seu nome é uma referência as paisagens locais, com a predominância das dunas e de salinas com imensos morros brancos. Baseia-se no turismo de massa, e também no turismo histórico. De um lado, há a vegetação da caatinga, repleta de xique-xiques e juremas, e do outro, o mar, dunas multicoloridas, falésias e quilômetros de praias praticamente desertas.
-
O litoral do Rio Grande do Norte e o PRODETUR/NE I
Os principais resultados para o Rio Grande do Norte, como efeitos do PRODETUR/NE I, começa ainda em 1999 com a pavimentação, urbanização e implantação de parte da rede de esgotamento sanitário na Praia de Ponta Negra, localizado em bairro de mesmo nome em Natal e melhoria viária conhecida como Rota do Sol.
O Pólo Costa das Dunas
Contempla 18 municípios, beneficiando mais de 1,1 milhão de pessoas, que correspondem à população residente. Abrange todo o litoral oriental e parte do litoral norte do Estado, estendendo-se por cerca de 200 km, costeando o Oceano Atlântico.
A Área de Planejamento consiste dos seguintes municípios: Arez, Baía Formosa, Canguaretama, Ceará-Mirim, Extremoz, Macaíba, Maxaranguape, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Pedra Grande, São Gonçalo do Amarante, São José do Mipibu, São Miguel do Gostoso, Senador Georgino Avelino, Rio do Fogo, Tibau do Sul e Touros.
O fluxo turístico concentra-se principalmente na faixa litorânea ao sul da capital, com presença marcante de praias, dunas, lagoas, importantes reservas de Mata Atlântica do Estado (Baía Formosa, Natal e Tibau do Sul) e falésias. Na costa litorânea norte, abundam recifes de corais, compostos de crostas de algas e esqueletos de animais que vivem em colônias, grandes dunas fixas e móveis, belas lagoas e praias exuberantes. Este pólo também concentra um grande número de atrações culturais que contam um pouco da rica história do Rio Grande do Norte.
Como oportunidades de investimentos, destacam-se: hotelaria, restaurantes, bares e similares, casas de espetáculos, esportes náuticos, camping, turismo ecológico e serviços diversos, particularmente ligados à produção e comercialização de artesanato.
Fonte: www.cchla.ufrn.br/rmnatal/relatorio/finalimobiliarioturisticomai09.pdf
-
d)
Pólo Costa das Dunas
-
Pólos Turísticos do RN:
Pólo Costa das Dunas:
Porta de entrada do estado, localizado no litoral oriental, onde o azul do mar e o brilho do sol dão boas-vindas aos visitantes, que se encantam pelas belezas das praias, lagoas, falésias, dunas e o maior cajueiro do mundo.
Pólo Costa Branca:
O Pólo Costa Branca é marcado por um incrível contraste: de um lado, a vegetação caatinga, repleta de xique-xiques e juremas. Do outro, o mar, dunas multicoloridas, falésias e quilômetros de praias praticamente desertas.
Pólo Seridó:
Localizado ao sul do estado, o Pólo Seridó é constituído por ecossistemas naturais e possui uma vegetação única no planeta: a caatinga. Faz parte do Nordeste semi-árido e abrange importantes sítios arqueológicos, que registram a presença do homem pré-histórico, através de enigmáticas inscrições rupestres.
Pólo Serrano:
O clima ameno de suas cidades, que varia entre 16º a 22º, é uma das principais características dos destinos que compõem o Pólo Serrano. Situado no semi-árido nordestino, o Pólo Serrano é a atração dos adeptos do ecoturismo, pela geografia favorecida com montanhas e grutas.
Pólo Agreste-Trairí:
O Pólo Agreste/Trairí encanta pela beleza deste pedaço de Sertão Nordestino, excelente para a prática do turismo de aventura pelas suas serras, rochas e lajedos.
Fonte:https://pt.wikipedia.org/wiki/Polos_tur%C3%ADsticos_do_Rio_Grande_do_Norte