SóProvas


ID
1255669
Banca
IDECAN
Órgão
AGU
Ano
2014
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando os conceitos jornalísticos, marque a alternativa que apresenta especificamente uma caricatura, peça jornalística que começou a ser publicada nos veículos impressos, a partir do século XIX.

Alternativas
Comentários
  • b e d seriam uma charge?

  • Isto mesmo, Batatinha. Na figura B, o Ronaldo é transformado numa "coxinha", ou seja, é uma história de um quadro, uma charge. Já a D, além do texto que fala sobre o padrão fifa, tem o penteado de Dilma que faz alusão ao logotipo da Copa 2014. A única caricatura de verdade, que foi usada para ilustrar uma capa de revista, é a letra E. 

  • Charge, geralmente traz o fato político de uma forma debochada, irônica — mas essa piada se restringe ao tempo em que acontece apenas. Os poderosos do momento são as vítimas mais fáceis e a gafe (ou escândalo) de hoje se tornará a charge de amanhã (pode esperar que ela sempre vem). Às vezes a charge encontra outras praias para navegar: futebol, TV ou qualquer fato que esteja “na boca do povo” no dia… Mas é a política o seu porto seguro. 


    Já com a caricatura, a história é outra. Trata-se apenas do retrato distorcido e bem humorado (ou meio grotesco) do personagem escolhido, sem qualquer referência ao tempo. Ou seja, esse personagem não precisa estar nos jornais do dia. Na verdade, ele nem precisa estar vivo. Qualquer pessoa famosa pode virar caricatura a qualquer hora, basta o artista “enxergar” uma maneira de caricaturá-lo. Pode ser um esportista qualquer (não precisa estar disputando um campeonato), um ator de cinema (mesmo que não tenham filmes dele em cartaz) ou até mesmo uma celebridade que anda meio sumida.

    http://blogs.estadao.com.br/tragico-e-comico/2010/02/28/a-diferenca-entre-charge-e-caricatura/