-
Na entrevista coletiva simples, com poucos repórteres à mesa o entrevistado, em geral, faz um breve resumo dos fatos. As perguntas são aleatórias, de modo espontâneo.
Conforme KOPPLIN, Elisa e FERRARETO, Luiz Artur, emAssessoria de Imprensa Teoria e Prática, Porto Alegre, Sagra-DC Luzzatto, 1993, a Coletiva Americana é mais elaborada. O entrevistado ou o porta-voz fica mais distante dos repórteres, em um auditório. O número de perguntas e a duração máxima de cada uma são distribuídos em função do número de veículos credenciados previamente e conforme o tempo de que dispõe o entrevistado para o encontro com a imprensa. Ao formular a pergunta, o profissional deve se identificar, bem como ao veículo que representa, fazendo perguntas claras e objetivas, estando preparado para repetir se for solicitado.
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/da200320023.htm
-
letra e
Tipos de release
Padrão: destaca o que e o quem de uma notícia, se atém aos aspectos mais importantes
De opinião: Manifesta a opinião do assessorado, em estilo entrevista
Dirigido: normalmente para colunas, manter linguagem (especial para)
Especial: reportagem por solicitação, cobertura de eventos (especial para)
Artigo: texto opinativo assinado pelo assessorado (normalmente especial para)
Variações do release
Rádio e TV: raramente se envia
Convocação: carta à imprensa, orientação de cobertura, etc
Nota Oficial: somente em situações críticas, posição oficial do assessorado (pode sair como material pago)
Comunicado: normalmente contém uma informação para o jornalista
-
Em Assessoria de Imprensa - Teoria e Técnica, Ferraretto, escreve sobre entrevista coletiva, nas p. 114 e 115:
Para anunciar a entrevista, o assessor de imprensa utiliza o relise de convocação, que inclui os dados básicos (local, horário, data, entrevistado, assunto) e pode trazer, ainda, sugestões de pontos ou questões a serem discutidos.
Sobre estrutura,
Simples é aquela que ocorre em pequenos ambientes, com número reduzido de repórteres, os quais fazem as perguntas que quiserem, em ordem aleatória. Antes do questionamento, o estrevistado pode ou não resumir brevemente o assunto.
Americana é aquela em que o entrevistado é mantido a certa distância dos jornalistas. A entrevista, para tanto, deve ser realizada em auditório. Em alguns casos, exige-se que as perguntas sejam previamente submetidas à AI, mas essa prátiacc invariavelmente causa problemas de relacionamento com a imprensa.
Portanto, GAB E.