SóProvas


ID
12574
Banca
FCC
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2007
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Considere as seguintes assertivas a respeito do estágio probatório:

I. Não será objeto de avaliação para o desempenho do cargo o fator relacionado à capacidade de iniciativa.

II. Seis meses antes de findo o período do estágio probatório, será submetida à homologação da autoridade competente a avaliação do desempenho do servidor.

III. Em regra, o servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado.

IV. O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação.

Segundo a Lei no 8.112/90, está correto o que consta APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Fundamentação:
    I - Lei 8.112 - Art. 20 - ...sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguintes fatores:
    I - assiduidade;
    II - disciplina;
    III - capacidade de iniciativa;
    IV - produtividade;
    V - responsabilidade;
    II - Lei 8.112 - Art. 20, § 1º - QUATRO meses antes de findo o período...;
    III - Lei 8.112 - Art. 20, § 2º;
    IV - Lei 8.112 - Art. 20, § 3º.
  • I. Não será objeto de avaliação para o desempenho do cargo o fator relacionado à capacidade de iniciativa. ERRDADA -> CAPACIDADE DE INICIATIVA É UM DOS FATORES AVALIADOS NO ESTÁGIO PROBATÓRIO

    II. Seis meses antes de findo o período do estágio probatório, será submetida à homologação da autoridade competente a avaliação do desempenho do servidor. ERRADA SÃO 4 MESES ANTES

    III. Em regra, o servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado. CERTA

    IV. O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação. CERTA
  • a)Art. 20. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo ficará sujeito a estágio probatório por período de trinta e seis meses durante o qual a sua aptidão e capacidade serão objeto de avaliação para o desempenho do cargo, observados os seguinte fatores: (Redação dada pela Medida Provisória nº 431, de 2008).
    I - assiduidade;
    II - disciplina;
    III - capacidade de iniciativa;
    IV - produtividade;
    V- responsabilidade.
    b) § 1o Quatro meses antes de findo o período do estágio probatório, será submetida à homologação da autoridade competente a avaliação do desempenho do servidor, realizada por comissão constituída para essa finalidade, de acordo com o que dispuser a lei ou o regulamento da respectiva carreira ou cargo, sem prejuízo da continuidade de apuração dos fatores enumerados nos incisos I a V deste artigo. (Redação dada pela Medida Provisória nº 431, de 2008).
    c)§ 2o O servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado, observado o disposto no parágrafo único do art. 29.
    d) § 3o O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes. (Incluído pela Lei nº 9.527, de 10.12.97)
  • Pessoal tem um macete para guardar os critérios para ser aprovado em estágio probatório...para quem gosta talvez ajude:

    Assiduidade
    DIsciplina
    CApacidade de iniciativa
    REsponsabilidade
    PROdutividade
    VA...só para complementar...

    A DICA REPROVA
  • Tem este também:

    Lembrar da frase sobre o estágio probatório: "ASSIS REPROVA DI INICIO NOS ÚLTIMOS 4 MESES"

    ASSIduidade
    REsponsabilidade
    PROdutividade
    DIsciplina
    INICIativa
    Feitas nos últimos 4 meses do fim do estágio probatório

  • Tem um macete muito bom...

    "A DICA REPROVA 4 MESTRES"

    Assiduidade
    DIsciplina
    CApacidade de iniciativa
    REsponsabilidade
    PROdutividade
    VA (não tem correlação)
    4 MESes antes de findo o período do estágio probatório, será submetida à homologação da autoridade competente a avaliação do desempenho do servidor!
    TRES (não tem correlação)

    Abraços
    Jesus nos abençoe!
  • estagio prbatorio

    Lembrem sempre que Pierre é muito inteligente, então fica assim.

    P.R C.D.A


    P=PRODUTIVIDADE
    R= RESPONSABILIDADE
    C=CAP. INICIATIVA
    D=DICIPLINA
    A=ASSIDUIDADE
  • Acho q o pessoal tem q se atentar a estudar mesmo, e não ficar decorando " Dicas " e macetes, afinal já são tantas coisas para saber e ler, estudar....ainda decorar macetes ? E vá q dê um branco até nos macetes ? Melhor estudar, e não se fiar em macetes. Fica ai minha Dica....Estudem !
  • a dica reprova?? cuidado com esse macete rsrs!!! Concordo com a opinião da colega acima, é tanto macete que inventam com iniciais de palavras que, além de decorar as leis, tem mais isso pra se decorar...
  • I. ERRADO - CAPACIDADE DE INICIATIVA É UM DOS FATORES AVALIADOS NO ESTÁGIO PROBATÓRIO

    II. ERRADO - SÃO 4 MESES ANTES DE FINDO O PERÍODO DO ESTÁGIO PROBATÓRIO

    III. CERTO


     IV. CERTO


    GABARITO''E''

  • Se entenderem a lei, de verdade, não precisarão de códigos bizarros para decorar...
  • Complementando a Dica do Matheus Garcia, pode usar o TRES para lembrar das tres funções que o servidor em estágio probatório pode assumir no órgão ou lotação: direção, chefia, assessoramento! 

  • A CA DI PRO RE 

     

    SSIDUIDADE

    CAPACIDADE DE INICIATIVA 

    DISCIPLINA

    PRODUTIVIDADE 

    RESPONSABILIDADE 

  • I. Não será objeto de avaliação para o desempenho do cargo o fator relacionado à capacidade de iniciativa.

    SERÁ! ALÉM DA CAPACIDADE ATIVA, HÁ A ASSIDUIDADE, RESPONSABILIDADE, DISCIPLINA E PRODUTIVIDADE.

    II. Seis meses antes de findo o período do estágio probatório, será submetida à homologação da autoridade competente a avaliação do desempenho do servidor.

    4 MESES antes de findar o estágio probatório que será ontada essa comssão especial para avaliação do desempenho.

    III. Em regra, o servidor não aprovado no estágio probatório será exonerado ou, se estável, reconduzido ao cargo anteriormente ocupado. CERTO.

    IV. O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação.

    CERTO.

    Lei nº 8.112/90 - Art. 20. § 3o  O servidor em estágio probatório poderá exercer quaisquer cargos de provimento em comissão ou funções de direção, chefia ou assessoramento no órgão ou entidade de lotação, e somente poderá ser cedido a outro órgão ou entidade para ocupar cargos de Natureza Especial, cargos de provimento em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS, de níveis 6, 5 e 4, ou equivalentes.