SóProvas


ID
1257874
Banca
IADES
Órgão
UFBA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Uma Storage Area Networks (SAN) é uma arquitetura que tem por finalidade conectar servidores aos dispositivos de armazenamento de dados, de modo que eles pareçam que estão ligados fisicamente ao servidor. Uma maneira de implementar essa tecnologia é utilizar um protocolo de transporte baseado na pilha TCP/IP. Considerando essa informação, assinale a alternativa que representa o nome desse protocolo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    iSCSI.

    sigla de Internet Small Computer System Interface, é um protocolo de transporte que transporta comandos SCSI entre um computador anfitrião (initiator) e um dispositivo de destino (target) .

  • SAN -Storage Area Network
    •Unidades: blocos de disco
    •Área de armazenamento visível como se fosse um HD para máquinas requisitantes
    •Rede de alta velocidade segregada
    •A tecnologia mais comum para SAN é a rede de fibra óptica com o conjunto de comandos iSCSI, apesar de admitir também FC
    •Têm como objetivo a interligação entre vários computadores e dispositivos de storage (armazenamento) numa área limitada
    •Sistema de arquivos é de responsabilidade da máquina requisitante
    •A distância entre os servidores e os dispositivos de armazenamento de dados é praticamente ilimitada, porém está restrita em latência.

     

    http://www.provasdeti.com.br/aoc-para-concursos.html

  • SAN é uma rede que precisa ser de alta velocidade e utiliza, normalmente, iSCSI  e FC (FCP) para comunicação entre servidores e dispositivos.

     

    Fisicamente, o meio de comunicação entre os dispositvos da rede SAN pode ser implementado de duas maneiras: 
    - Por meio de Fibre Channel (Fibra óptica) e suas variações
    - Por iSCSI (Par trançado), sendo que o iSCSI trabalha encapsulando os comandos SCSI dentro do TCP/IP e transportando-os através de uma rede IP.

  • Antes de falar sobre o Storage iSCSI, vamos explicar o que significa esse protocolo. O iSCSI é um SCSI sobre uma rede IP. O SCSI (Small Computer System Interface) engloba o protocolo, comandos e especificações das propriedades físicas dos dispositivos como placas controladoras, unidades de fitas e discos. O SCSI integra os dispositivos Initiators e Targets, responsáveis por iniciar e fazer uma transação SCSI e atualmente, atua com outras tecnologias, a arquitetura Fibre Channel, por exemplo, opera comandos SCSI.

    O iSCSI (Internet Small Computer System Interface) é um protocolo de rede comum às conexões para Storages, Servidores e Estações de Trabalho, pois, torna mais fácil a transferência de informações e ainda realiza gerenciamento remoto de Storages. O iSCSI é usado tanto em redes locais (LAN, Local Area Network) quanto pela internet (WAN, Wide Área Network). Este protocolo envia comandos SCSI através de uma rede IP.

  • c-

    É possível montar uma pequena rede SAN apenas com um array de discos iSCSI, ligado diretamente a uma placa Gigabit Ethernet no servidor.

    Uma rede SAN utiliza normalmente ligações físicas Fibre Channel e encapsulamento SCSI enquanto um NAS normalmente faz uso de ligações Ethernet e TCP/IP, utilizando protocolos de comunicação, tais como, NFS e CIFS.

    Enquanto uma rede SAN lida com blocos de dados, um NAS opera ao nível do arquivo e é acessível a qualquer usuário com privilégios de acesso, daí a necessidade de gerenciar privilégios de usuários, bloqueio de arquivos e outras medidas de segurança.

    Alguns tipos de servidores podem ser tanto usados em uma SAN, conectados via iSCSI ou Fibre Channel quanto trabalharem ligados diretamente na rede, como um NAS.

    a diferenca pincipal de ISCSI e fiber channel é que o iSCSI é protocolo de transporte, enquanto que fc é uma tecnolgoia de rede