Alternativas
o clima mundial mudou ao longo dos 4,6 bilhões de anos, entretanto as atuais mudanças detectadas não são só naturais, de acordo com alguns cientistas. Eles acreditam que a humanidade interferiu no clima e que futuras mudanças, devido à ação antrópica, estão a caminho.
o papel do IPCC (em português, Painel Governamental sobre Mudanças Climáticas Globais), um órgão da ONU, é avaliar as informações científicas, técnicas e socioeconômicas relevantes para o entendimento do risco das mudanças climáticas induzidas pelo homem, seus impactos potenciais e as opções de adaptação e mitigação.
segundo a comunidade científica, a principal causa das mudanças climáticas recentes é a emissão de determinados tipos de gases produzidos por atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, fato que estaria provocando o aquecimento global.
as previsões de alguns cientistas são pouco otimistas sobre o futuro, para não dizer sombrias. Segundo elas, em decorrência do aquecimento global, se prevê que os padrões de chuva mudarão em todo o planeta, que haverá derretimento de parte das calotas polares e a elevação do nível dos oceanos, dentre outras.
A elevação dos oceanos não afetará as ilhas Maldivas.