-
De acordo com o Manual de Pavimentos Rígidos do DNIT, tem-se:
"Para o dimensionamento da espessura do pavimento deve-se inicialmente calcular-se o número de eixos totais por classe de carga que irão atuar no pavimento durante o período de projeto previsto para ela (vida útil). No Quadro 10 - exemplo de cálculo de eixos totais por classe de carga - apresenta-se um exemplo deste cálculo." - pg. 99
"Outros tópicos que este método leva em conta são:
a) o tipo e o grau de transferência de carga nas juntas transversais;
b) os efeitos da existência ou não de acostamentos de concreto;
c) a contribuição estrutural das sub-bases de concreto pobre rolado ou convencional, ou então de sub-bases tratadas com cimento;
d) a ação dos eixos tandem triplos;
e) introduz um modelo de ruína por erosão da fundação do pavimento ( no qual se embute um modelo de ruína por formação de "degraus" ou escalonamento "faulting" nas juntas transversais), usando-o concomitantemente com o modelo modificado de fadiga." - pág. 92
-
I. A espessura da placa de concreto deve ser suficiente para suportar o Número N, que corresponde ao número equivalente de aplicações de cargas do eixo padrão de 8,2 toneladas.
Errado. O eixo tandem triplo também é considerado.
II. A utilização de camada de sub-base de concreto compactado com rolo contribui no aumento das tensões de tração na placa de concreto.
Errado. Contribui para redução das tensões de tração.
III. Trincamento por fadiga e danos por erosão são mecanismos de ruptura utilizados neste método de dimensionamento.
Correto. Diferentemente do idealizado inicialmente, o modelo atual considera os dois fatores, fadiga & erosão
IV. Neste método é possível considerar o efeito da implantação de acostamentos em concreto de cimento Portland.
Correto. Inclusive o acostamento pode ajudar no dimensionamento e até mesmo contribuir para redução da espessura da placa.
-
No Brasil, os principais modelos e métodos de dimensionamentos de pavimento utilizam o número “N”, excetuando-se o procedimento de dimensionamento de pavimento rígido da Portland Cement Association – PCA que utiliza o número acumulado de repetições dos vários tipos de eixos e cargas.
-
A I esta errada pois o numero "N" é p/ pav. flexiveis, mas a defnição esta correta!
O número “N”, necessário ao dimensionamento do pavimento flexível de uma rodovia, é definido pelo número de repetições de um eixo-padrão de 8,2 t (18.000 lb ou 80 kN), durante o período de vida útil do projeto, que teria o mesmo efeito que o tráfego previsto sobre a estrutura do pavimento.
http://www1.dnit.gov.br/arquivos_internet/ipr/ipr_new/manuais/manual_estudos_trafego.pdf