SóProvas


ID
1261168
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o princípio orçamentário que exclui qualquer dispositivo estranho à estimativa da receita e à fixação da despesa para o próximo exercício.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B e segundo PALUDO (2013) —  De acordo com o § 8o do art. 165 da Constituição Federal, a Lei Orçamentária Anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para a abertura de créditos suplementares e contratações de operações de crédito, ainda que por antecipação de receitas, nos termos da lei.

                          A Lei de Orçamento deverá tratar apenas de matéria financeira, excluindo-se dela qualquer outro dispositivo estranho. Assim, não pode o texto da lei orçamentária instituir tributo, por exemplo, nem qualquer outra determinação que fuja às finalidades específicas de previsão de receita e fixação de despesa.

      Claudiano Albuquerque, Marcio Medeiros e Paulo H. Feijó, explicam que

      o princípio da exclusividade foi consagrado pela reforma constitucional de 1926 e sua adoção visava pôr fim às chamadas “caudas orçamentárias” ou, como Ruy Barbosa denominava, “orçamentos rabilongos”. Segundo esse princípio, o orçamento deve conter apenas matéria orçamentária, não incluindo em seu projeto de lei assuntos estranhos. Dentre os assuntos estranhos alguns tratadistas citam a tentativa de incluir a “lei do divórcio” no Projeto de Lei Orçamentária. Isso se dava em face da celeridade do processo de discussão, votação e aprovação da proposta orçamentária.12

      Exceção: Autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação da receita (ARO ou outra operação de crédito).

       

         

           

              ATENÇÃO  A autorização da LOA não se aplica a todos os créditos Adicionais; aplica-se apenas a uma de suas espécies: os créditos suplementares

  • O principio da exclusividade objetiva limitar o conteúdo da lei orçamentaria,impedindo a entrada de conteúdos que não tenham nenhuma pertinência com o conteúdo orçamentário, essas matérias sem pertinência com o conteúdo da loa são chamados de  "caudas orçamentarias" ou "orçamentos rabilongos". 


  • princípio da exclusividade