SóProvas


ID
1262293
Banca
INSTITUTO INEAA
Órgão
CREA-GO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Processual do Trabalho
Assuntos

Um empregado público do CREA/GO pretende ajuizar reclamatória trabalhista em face à autarquia federal especial e ao presidente do CREA/GO, em litisconsórcio passivo, vindicando indenização por danos morais, dentre outros pedidos. A localidade de labor do reclamante sempre foi na capital goiana. A reclamatória trabalhista deverá ser ajuizada contra:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Apesar de ser uma autarquia federal, trata-se de causa trabalhista, de forma que afastada a Justiça Federal (art. 109, I). A competência é do local da prestação do serviço (Goiânia) e de juiz de primeiro grau. 

  • Complementando: A competência é da justiça do trabalho porque a questão fala em "empregado público", ou seja, ele é regido pelo regime celetista. Caso fosse servidor público, ele seria estatutário e a competência seria da justiça federal

  • Surgiu-me um insight que talvez possa ser útil a vocês.

    Caso a relação entre o servidor e o poder público seja aquela decorrente do contrato temporário de trabalho, a competência será da justiça estadual ou federal, a depender do ente contratante, se federal ou estadual.

    No entanto, em se tratando de empregado público, regido pela CLT e não por norma de regime jurídico diferenciado (não estatutário), aplicável ao contratado temporário, a competência será da justiça do trabalho, em respeito ao art. 114, I da CF.

  • A competência é de Goiânia .Juíz de primeiro grau.

  • GAB BBBBB

    ELE É EMPREGADO (CLT) LOGO É JUSTIÇA DO TRABALHO