O que é defendido pelos cientistas é que a quantidade de água no planeta é sempre a mesma, ela apenas muda de estado (liqui, gasoso, sólido).
Quando a terra estava se formando a superfície do planeta era muito quente e toda a água existente estava na forma de vapor. Podemos dizer então, que o ciclo da água começou com um processo chamado de condensação: a passagem do estado gasoso para o estado líquido. Nesse caso, a água se condensou devido à diminuição de temperatura ocorrida na superfície do planeta, que possibilitou que o vapor de água passasse para o estado líquido.
Essa questão é legal, e eu vou dizer por quê. Nos dias de hoje, imaginamos que só vai ter chuva se antes tiver a evaporação, certo? Raciocínio básico e comum, nos dias de hoje.
Mas você já parou para pensar como era a terra há milhões de anos? Como era a superfície da terra lá no início? A terra no início (quando estava se formando) não era como conhecemos hoje. A época, a superfície da terra era muito quente e a maior parte da água estava na atmosfera, em forma de vapor.
Com o passar os anos, a temperatura da terra foi esfriando, dando lugar as condições perfeitas para que aquele vapor pudesse ser condensado e por fim resultasse na precipitação.
Se pensarmos por esse lado da história, o ciclo hidrológico tem inicio com a condensação, graças a diminuição da temperatura na superfície da terra.
Legal né? A questão com certeza exigiu muito além do que estudamos. Mas estamos preparados para esse tipo de pergunta.
Cuidado com a leitura, se você ler sem atenção vai acabar marcando a letra C, que inicia com a palavra EVAPORAÇÃO.
Gabarito: B