SóProvas


ID
1264093
Banca
IADES
Órgão
METRÔ-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Penal
Assuntos

Acerca da Lei nº 4.898/1965, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • art 12 !  "E"

  • § 2º não existindo no município no Estado ou na legislação militar normas reguladoras do inquérito administrativo serão aplicadas supletivamente, as disposições dos arts. 219 a 225 da Lei nº 1.711, de 28 de outubro de 1952 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União).


    O erro está em a letra "b" ter dito "alternativamente".

  • ALTERNATIVA: E

    COMENTÁRIOS

    A) a Quando o abuso for cometido por agente de autoridade policial, civil ou militar, de qualquer categoria, não  (o erro está neste "não") poderá ser cominada a pena autônoma ou acessória, de poder o acusado exercer funções de natureza policial ou militar no município da culpa, por prazo de um a cinco anos. o restante está de acordo com o § 5° do art. 4)


    B) Não existindo no município, no Estado ou na legislação militar normas reguladoras do inquérito administrativo, serão aplicadas, alternativamente, as disposições dos arts. 219 a 225 da Lei nº 1.711/1952 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União). será a Lei 8.112


    C) O processo administrativo NÃO poderá ser sobrestado para o fim de aguardar a decisão da ação penal ou civil. 


    Sobrestar = descontinuar, parar - dessa forma o processo administrativo NÃO poderá ser sobrestado (paralisado) para o fim de aguardar a decisão da ação penal ou civil, §3°, art. 7


    D) À ação civil serão aplicáveis as normas do Código Civil brasileiro. Art. 11. À ação civil serão aplicáveis as normas do Código de Processo Civil, ou seja CPC não o CC)


    E) CORRETA - LITERALIDADE DO ART. 12


  • A colega Fernanda apontou perfeitamente a pegadinha da letra "b". A expressão "alternativamente" foi o que tornou o item incorreto. Ali deveria constar "supletivamente". 

    A lei que se aplica supletivamente é a de n. 1.711/52. Não é aplicada supletivamente a esse caso a Lei 8.112.

    Lei 4.898/65, art. 7º,  § 2º não existindo no município no Estado ou na legislação militar normas reguladoras do inquérito administrativo serão aplicadas supletivamente, as disposições dos arts. 219 a 225 da Lei nº 1.711, de 28 de outubro de 1952 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União).

  • Letra E Art. 12. A ação penal será iniciada, independentemente de inquérito policial ou justificação por denúncia do Ministério Público, instruída com a representação da vítima do abuso.

  • Gabarito E.   Art. 12. A ação penal será iniciada, independentemente de inquérito policial ou justificação por denúncia do Ministério Público, instruída com a representação da vítima do abuso.

    o único erro da letra B foi trocar SUPLETIVAMENTE por ALTERNATIVAMENTE. (questão sensível)
    Art. 7º § 2º não existindo no município no Estado ou na legislação militar normas reguladoras do inquérito administrativo serão aplicadas supletivamente, as disposições dos arts. 219 a 225 da Lei nº 1.711, de 28 de outubro de 1952 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União).

  • Apesar de ser literalidade do art.12 da lei de abuso de autoridade, essa questão deveria ser anulada. Não é necessária a representação da vítima do abuso de autoridade para que se denuncie o autor do crime.

  • A representação será uma mera noticia criminis

  • Heitor, negativo.

    A questão nao pode ser anulada, mesmo sendo uma ação penal pública incondicionada, esta é a letra a da lei. 

  • Vamos Estudar? Organizando essa bagunça: é só ler a lei.

     

    A) Art. 6º,  § 5º Quando o abuso for cometido por agente de autoridade policial, civil ou militar, de qualquer categoria, poderá ser cominada a pena autônoma ou acessória, de não poder o acusado exercer funções de natureza policial ou militar no município da culpa, por prazo de um a cinco anos.

     

    B) art. 7º, § 2º não existindo no município no Estado ou na legislação militar normas reguladoras do inquérito administrativo serão aplicadas supletivamente, as disposições dos arts. 219 a 225 da Lei nº 1.711, de 28 de outubro de 1952 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União).

     

    C) art. 7º, § 3º O processo administrativo não poderá ser sobrestado para o fim de aguardar a decisão da ação penal ou civil.

     

    D) Art. 11. À ação civil serão aplicáveis as normas do Código de Processo Civil.

     

    E) Art. 12. A ação penal será iniciada, independentemente de inquérito policial ou justificação por denúncia do Ministério Público, instruída com a representação da vítima do abuso. (GABARITO)

  • A ação penal é pública incondicionada, a representacão é mera noticia criminis

  • No crime de abuso de autoridade a ação penal é pública INCONDICIONADA à representação.

  • Art. 12. A ação penal será iniciada, independentemente de inquérito policial ou justificação por denúncia do Ministério Público, instruída com a representação da vítima do abuso.

  •  

    A ação penal será iniciada, independentemente de inquérito policial ou justificação por denúncia do Ministério Público, instruída com a representação da vítima do abuso.

     

    Faltou uma vírgula logo após "justificação", o que invalida a assetiva.

  • GAB E - AÇÃO PENAL PÚBLICA INCONDICIONADA!

     

  • LETRA E CORRETA 

    LEI 4.898

    Art. 12. A ação penal será iniciada, independentemente de inquérito policial ou justificação por denúncia do Ministério Público, instruída com a representação da vítima do abuso.

  • Sem a vírgula mudou todo o sentido!

  • Art. 12 A ação penal será iniciada, independentemente de inquérito policial ou justificação por denúncia do Ministério Público, instruída com a representação da vítima do abuso.

    FORÇA É HONRA.

  • Tomara que o CFP-VI da PMDF venha assim!
    vamos lá:

    a) Quando o abuso for cometido por agente de autoridade policial, civil ou militar, de qualquer categoria, não poderá ser cominada a pena autônoma ou acessória, de poder o acusado exercer funções de natureza policial ou militar no município da culpa, por prazo de um a cinco anos.

     b) Não existindo no município, no Estado ou na legislação militar normas reguladoras do inquérito administrativo, serão aplicadas, alternativamente, as disposições dos arts. 219 a 225 da Lei nº 1.711/1952 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União).

     c) O processo administrativo poderá ser sobrestado para o fim de aguardar a decisão da ação penal ou civil.

     d) À ação civil serão aplicáveis as normas do Código Civil brasileiro.

     e)A ação penal será iniciada, independentemente de inquérito policial ou justificação por denúncia do Ministério Público, instruída com a representação da vítima do abuso.

  • a) Quando o abuso for cometido por agente de autoridade policial, civil ou militar, de qualquer categoria, não poderá ser cominada a pena autônoma ou acessória, de poder o acusado exercer funções de natureza policial ou militar no município da culpa, por prazo de um a cinco anos. Incorreta - Conforme o art. 6º § 5º "Quando o abuso for cometido por agente de autoridade policial, civil ou militar, de qualquer categoria, poderá ser cominada a pena autônoma ou acessória, de não poder o acusado exercer funções de natureza policial ou militar no município da culpa, por prazo de um a cinco anos".

     

     b) Não existindo no município, no Estado ou na legislação militar normas reguladoras do inquérito administrativo, serão aplicadas, alternativamente, as disposições dos arts. 219 a 225 da Lei nº 1.711/1952 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União). Incorreta - Conforme o art. 7º § 2º "não existindo no município no Estado ou na legislação militar normas reguladoras do inquérito administrativo serão aplicadas supletivamente, as disposições dos arts. 219 a 225 da Lei nº 1.711, de 28 de outubro de 1952 (Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União)".

     

     c) O processo administrativo poderá ser sobrestado para o fim de aguardar a decisão da ação penal ou civil. Incorreta - Conforme o art. 7º     § 3º "O processo administrativo não poderá ser sobrestado para o fim de aguardar a decisão da ação penal ou civil".

     

     d) À ação civil serão aplicáveis as normas do Código Civil brasileiro. Incorreta - Conforme o art. 11. "À ação civil serão aplicáveis as normas do Código de Processo Civil".

     

     e) A ação penal será iniciada, independentemente de inquérito policial ou justificação por denúncia do Ministério Público, instruída com a representação da vítima do abuso. Correta - Conforme o art. 12. "A ação penal será iniciada, independentemente de inquérito policial ou justificação por denúncia do Ministério Público, instruída com a representação da vítima do abuso".

  • Gab E

     

    Art 12°- A ação penal será iniciada, independentemente de inquérito policial ou justificação por denúncia do Ministério Público, instruída com a representação da vítima do abuso. 

  • justificação por denúncia do Ministério Público, instruída com a representação da vítima do abuso


    Galera, a ação é publica incondicionada, logo não precisa de representação. Pq a letra E ta certa então?





  • Art 12°- A ação penal será iniciada, independentemente de inquérito policial ou justificação por denúncia do Ministério Público, instruída com a representação da vítima do abuso. 

  • Resumo da Lei 4898/65 Abuso de Autoridade:

     

    1- Quem comete esse crime poderá responder nas esferas: civil, penal e administrativa;

     

    2 - Esse crime é de Ação Penal Incondicionada,  a ação penal será iniciada, independentemente de inquérito policial ou justificação por denúncia do Ministério Público, instruída com a representação da vítima do abuso;

     

    3 - É um crime próprio, ou seja, sujeito ativo é o funcionário público;

     

    4 - O particular pode atuar em conjunto com o funcionário público,mas nunca sozinho, ele será coautor ou partícipe;

     

    5 - Esse crime tem que ser Doloso

     

    6 - Esse crime admite tentativa, mas o agente responderá por crime de abuso de autoridade e não tentativa de abuso de autoridade;

     

    7 - O sujeito passivo desse crime pode ser tanto a pessoa física ou jurídica;

     

    8 - punição administrativa : advertência, suspensão de 5 a 180 dias: sem vencimentos e sem vantagens, demissão;

     

    9 - punição penal: perda do cargo, multa, detenção, afastamento de serviço público por até 3 anos e se for policial o afastamento pode ser de até 5 anos no município da culpa;

     

    10 - Esse crime é julgado pelo JECRIM (juizado especial criminal - L. 9099).

     

     

  • Gab E

     

    Art 12°- A ação penal será iniciada, independentemente de inquérito policial ou justificação por denúncia do Ministério Público, instruída com a representação da vítima do abuso. 

  • Desatualizada.

  • lei de abuso de autoridade-Ação penal publica incondicionada.