SóProvas


ID
1264219
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com os parâmetros estabelecidos para o dimensionamento do quadro de profissionais de enfermagem nas unidades assistenciais das instituições de saúde e assemelhados, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) INCORRETA: Art. 5º - A distribuição percentual do total de profissionais de Enfermagem, deve observar as seguintes proporções e o SCP: Cuidado Mínimo e Intermediário 33 a 37% de Enfermeiros e 67 a 63% de Técnicos/Aux; Semi Intensivo, 42 a 46% de Enfermeiros e 58 a 54% de Tec/Aux;  Intensivo 52 a 56% de Enfermeiros e 48 a 44% de Tec/Aux.

    B) INCORRETA: Art 4, § 2º - O quantitativo de profissionais estabelecido deverá ser acrescido de um índice de segurança técnica (IST) não inferior a 15% do total.

    C) INCORRETA: Art. 8º - O responsável técnico de enfermagem deve dispor de 3 a 5% do quadro geral de profissionais de enfermagem para cobertura de situações relacionadas à rotatividade de pessoal e participação de programas de educação continuada.

    D) CORRETA: Art 9°.

    E) INCORRETA: Art. 4º- Para efeito de cálculo, devem ser consideradas como horas de Enfermagem, por leito, nas 24 horas:

    - 3,8 horas de Enfermagem, por cliente, na assistência mínima ou autocuidado; - 5,6 horas de Enfermagem, por cliente, na assistência intermediária; - 9,4 horas de Enfermagem, por cliente, na assistência semi-intensiva; - 17,9 horas de Enfermagem, por cliente, na assistência intensiva.

  •  

    RESOLUÇÃO COFEN-293/2004

    Art. 9º – O quadro de profissionais de enfermagem da unidade de internação composto por 60% ou mais de pessoas com idade superior a 50 (cinqüenta) anos, deve ser acrescido de 10% ao IST.

    http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-2932004_4329.html

  • QUESTÃO DESATUALIZADA:

    RESOLUÇÃO COFEN Nº 543/17: 

    Art. 14 O quadro de profissionais de enfermagem de unidades assistenciais, composto por 50% ou mais de pessoas com idade superior a 50 (cinquenta) anos ou 20% ou mais de profissionais com limitação/restrição para o exercício das atividades, deve ser acrescido 10% ao quadro de profissionais do setor.

    QUESTÃO SEM GABARITO.

  • Art. 14 O quadro de profissionais de enfermagem de unidades assistenciais, composto por 50% ou mais de pessoas com idade superior a 50 (cinquenta) anos ou 20% ou mais de profissionais com limitação/restrição para o exercício das atividades, deve ser acrescido 10% ao quadro de profissionais do setor.

  • desatualizada
  • A questão está desatualizada é de 2013. a questão não tem resposta em outubro de 2021

    Art. 10 Ao quantitativo de profissionais estabelecido deverá ser acrescido o índice de segurança técnica (IST) de no mínimo 15% do total, dos quais 8,3% são referentes a férias e 6,7% a ausências não previstas.

    ________________________________________

    LETRA E. diz --> Para efeito de cálculo, devem ser consideradas 9,4 horas de Enfermagem por leito, nas 24 horas, para a assistência intermediária

    A banca tenta confundir a gente entre quadro de profissionais de enfermagem na unidade de internação e por profissionais de enfermagem  em Centro Cirúrgico e a questão ainda troca 9,4 por 4,9

    neste link do COFEN tem: http://www.cofen.gov.br/resolucao-cofen-5432017_51440.html

    Art. 3º O referencial mínimo para o quadro de profissionais de enfermagem, para as 24 horas de cada unidade de internação (UI), considera o SCP, as horas de assistência de enfermagem, a distribuição percentual do total de profissionais de enfermagem e a proporção profissional/paciente. Para efeito de cálculo, devem ser consideradas:

    I – como horas de enfermagem, por paciente, nas 24 horas:

    1)   4 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado mínimo;

    2)   6 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado intermediário;

    3)   10 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado de alta dependência (2);

    4)   10 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado semi-intensivo;

    5)   18 horas de enfermagem, por paciente, no cuidado intensivo.

    Art. 6º O referencial mínimo para o quadro dos profissionais de enfermagem  em Centro Cirúrgico (CC) considera a Classificação da Cirurgia, as horas de assistência segundo o porte cirúrgico, o tempo de limpeza das salas e o tempo de espera das cirurgias, conforme indicado no estudo de Possari (6,7). Para efeito de cálculo devem ser considerados:

    I – Como horas de enfermagem, por cirurgia no período eletivo:

    1)   1,4 horas de enfermagem, por cirurgia de Porte 1;

    2)   2,9 horas de enfermagem, por cirurgia de Porte 2;

    3)   4,9 horas de enfermagem, por cirurgia de Porte 3;

    4)   8,4 horas de enfermagem, por cirurgia de Porte 4.