SóProvas


ID
126430
Banca
ESAF
Órgão
Prefeitura de Natal - RN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

Caracteriza-se como fraude o seguinte evento identifi cado pelo auditor:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

    Vamos lá..

    a) Com só isso que foi dito, é um erro. Provavelmente o sistema está com defeito.
    b) Esse aqui é um erro mais claro de ser identificado. Faltou a troca de informações entre os setores da entidade. Negligência. Não houve intuito de cometer alguma fraude.
    c)  Um bom exemplo aqui seria o do ICMS. Você recolheu na venda e não recuperou na compra, ou seja, não reconheceu o crédito que tinha. Erro.
    d) Comento no fim.
    e) Dito dessa maneira, não é fraude. Olha o que está acontecendo: Fizeram um depósito no banco, na minha conta, mas não há identificação sobre quem depositou. Sendo assim, é de se esperar que a conciliação (comparar os lançamentos contábeis da conta “conta-corrente” com o extrato da conta-corrente fornecido pelo banco, afim de saber quem efetuou o depósito) esteja em aberto.

    Quanto à assertiva D, observem o que a entidade está fazendo:

    Mostrando que possui dívidas sem possuir (de cara, já é algo a se estranhar). Por que teria alguém interesse em mostrar dívidas?

    Bem, dessa forma ela deseja apresentar um valor menor que o real de Patrimônio Líquido(PL). Sendo assim, aqueles sócios que receberiam um percentual em cima do PL, irão receber menos. Fraudando os sócios.
    Ou ela pode também, mostrando alto passivo, apresentar baixo quociente de liquidez, interferindo(reduzindo) o valor do Imposto de Renda.

    É isso.
    Até mais.
  • Outra explicação é q de que ele pode também estar tentado mascarar um pagamento com caixa 2, evitando que a conta Caixa (ou banco) estivesse negativa sem o correspondente.

    Sempre que há uma manutenção de passivos já quitados, vale a pena imaginar o caixa 2, pois isso facilita a resolução da questão.