SóProvas


ID
1264852
Banca
FCC
Órgão
TRE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com a Lei no 12.527/2011 - Lei de Acesso à Informação,

Alternativas
Comentários
  • A) ERRADA

    Art. 7°  O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter:

    VII - informação relativa:

    b) ao resultado de inspeções, auditorias, prestações e tomadas de contas realizadas pelos órgãos de controle interno e externo, incluindo prestações de contas relativas a exercícios anteriores.


    B) ERRADA

    Art. 21.  Não poderá ser negado acesso à informação necessária à tutela judicial ou administrativa de direitos fundamentais. 

    Parágrafo único.  As informações ou documentos que versem sobre condutas que impliquem violação dos direitos humanos praticada por agentes públicos ou a mando de autoridades públicas não poderão ser objeto de restrição de acesso.

    Art. 32.  Constituem condutas ilícitas que ensejam responsabilidade do agente público ou militar:

    VII - destruir ou subtrair, por qualquer meio, documentos concernentes a possíveis violações de direitos humanos por parte de agentes do Estado.


    C) ERRADA

    Art. 24.  A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada. 

    § 1o  Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes: 

    I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos; 

    II - secreta: 15 (quinze) anos; e 

    III - reservada: 5 (cinco) anos.


    D) CORRETA

    Art. 13. Quando se tratar de acesso à informação contida em documento cuja manipulação possa prejudicar sua integridade, deverá ser oferecida a consulta de cópia, com certificação de que esta confere com o original.


    e) ERRADA - O item dispõe sobre o conceito de “primariedade”, conforme a Lei 12.527/11:

    Art. 4° - Para os efeitos desta Lei, considera-se:

    VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema;

    IX - primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações.

  • De acordo com o art. 13  da Lei 12.527/11, quando tratar de acesso à informação em documento cuja manipulação possa prejudicar sua integridade, o órgão público deverá oferecer consulta de cópia, comcertificação de que esta confere com o original.

  • Letra D

    Lei 12.527 / 2011 - Lei de Acesso à Informação (LAI)


    Art. 13. Quando se tratar de acesso à informação contida em documento cuja manipulação possa prejudicar sua integridade, deverá ser oferecida a consulta de cópia, com certificação de que esta confere com o original.


  • Questão mal formulada! As cópias autenticadas NÃO DEVEM SUBSTITUIR os documentos originais, mas sim A FORMA DE ACESSO à estes documentos, que deverá ser modificada a fim de preservar o documento original.

  • Nunca consigo decorar o que é autenticidade, integridade e primariedade

  • Mais do mesmo...

    De acordo com o art. 13  da Lei 12.527/11, quando tratar de acesso à informação em documento cuja manipulação possa prejudicar sua integridade, o órgão público deverá oferecer consulta de cópia, com certificação de que esta confere com o original.



  • primariedade: qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações.

  • Por exclusão a menos ruim é a letra D. O erro da letra D, na minha opnião, é alegar que documentos certificados substituirão os originais, na verdade os documentos originais são preservados, o que está previsto na lei é que quando for solicitado um acesso a informação, e o manuseio possa causar degradação do documento, deverá ser fornecida uma cópia certificada para consulta.

  • b) deve-se destruir todo e qualquer documento relativo a violações de direitos humanos por parte de agentes do Estado.

    44 pessoas responderam esta. Oxe kkkkkkkk

     

    Gabarito letra D)

  • PRIMARIEDADE é a qualidade da informação coletada na fonte, com o máximo de detalhamento possível, sem modificações.

  • A) Art. 7o  O acesso à informação de que trata esta Lei compreende, entre outros, os direitos de obter:
    VII - informação relativa:

    b) ao resultado de inspeções, auditorias, prestações e tomadas de contas realizadas pelos órgãos de controle interno e externo, incluindo prestações de contas relativas a exercícios anteriores

    B)  Art. 32.  Constituem CONDUTAS ILÍCITAS que ensejam responsabilidade do agente público ou militar:
    VII -
    DESTRUIR ou SUBTRAIR, por qualquer meio, documentos concernentes a possíveis violações de direitos humanos por parte de agentes do Estado. 

    C) Art. 24.  A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada.
    I - ULTRASSECRETA:
    25 ANOS
    II - SECRETA: 15 ANOS; e 
    III - RESERVADA: 5 ANOS

     

    D) Art. 13.  Quando se tratar de acesso à informação contida em documento cuja manipulação possa prejudicar sua integridade, DEVERÁ ser oferecida a consulta de cópia, com certificação de que esta confere com o original


    E) Art. 4o VII - AUTENTICIDADE: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema; 


    GABARITO -> [D]

     

  • Para lembrar o prazo de restrição de informação:

    S= 5 e T=1

    I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos;  5x5x1= 25

    II - secreta: 15 (quinze) anos; 1&5 = 15

    III - reservada: 5 (cinco) anos. 5= 5

     

  • GABARITO: D 

     

     Lei no 12.527/2011​

     

    Art. 13.  Quando se tratar de acesso à informação contida em documento cuja manipulação possa prejudicar sua integridade, deverá ser oferecida a consulta de cópia, com certificação de que esta confere com o original. 

  • Vamos analisar os itens, conforme determina a norma destacada:

    A) O direto de acesso inclui, entre outros, a informação relativa à inspeções, auditorias, prestações e tomadas de contas realizadas pelos órgãos de controle interno e externo, incluindo prestações de contas relativas a exercícios anteriores (art. 7º, inciso VII, alínea b). Errado.
    B) Destruir documentos que versem sobre violações a direitos humanos é uma conduta ilícita, que enseja na responsabilização do agente público e militar (art. 32, inciso VII). Errado.
    C) Os prazos máximos para restrição de acesso aos documentos classificados como ultrassecretos e secretos são, respectivamente, 25 e 15 anos. Vale lembrar que os documentos classificados como ultrassecretos ainda podem ter este prazo prorrogado, ou seja. 25 + 25 (art. 24, § 1º, incisos I e II; art. 35, § 1º, inciso III). Errado.
    D) As cópias certificadas podem substituir os originais quando comprovado que a utilização deste não pode ocorrer sem por em risco a sua integridade (art. 13). Correto.
    E) A autenticidade é a qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema; a alternativa fala da primariedade (art. 4º, incisos VII e IX). Errado.

    Gabarito do professor: Letra "D"
  • Sobre a letra d

    Lei 12.527/11

    Art. 3º

    VII - autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema.

  • Para quem confundiu integridade vs autenticidade

    Primeiro fica uma dica:

    ·     Autenticidade -> Pode ser modificada;

    ·     Integridade -> Não pode ser modificada. 

    Diferença legal:

    ·     autenticidade: qualidade da informação que tenha sido produzida, expedida, recebida ou modificada por determinado indivíduo, equipamento ou sistema;

    ·     integridade: qualidade da informação não modificada, inclusive quanto à origem, trânsito e destino;

    Observe que a autenticidade tem preocupação com a apresentação de um conteúdo do seu autor original; Portanto ele poderá alterá-la, não deixando de ser autêntico.

    Já na integridade a informação tem que ser preservada do jeito que está, chegando ao seu destino com as mesmas informações que foi produzida. Ou seja, não pode haver modificação.

    ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.

  • Para Não Confundir

    I - ULTRASSECRETA - 25 anos

    II - SECRETA - 15 anos

    III - RESERVADA - 05 anos. 

    É decrescente e todos terminam em 5

  • a letra E é primariedade e não autenticidade.