SóProvas


ID
1266109
Banca
FUNCAB
Órgão
PRF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 1
                                                         A era do automóvel

        E, subitamente, é a era do Automóvel, O monstro transformador irrompeu, bufando, por entre os descombros da cidade velha, e como nas mágicas e na natureza, aspérrima educadora, tudo transformou com aparências novas e novas aspirações.[...]
        [...] Ruas arrasaram-se, avenidas surgiram, os impostos aduaneiros caíram, e triunfal e desabrido o automóvel entrou,arrastando desvaíradamente uma catadupa de automóveis, Agora, nós vivemos positivamente nos momentos do automóvel, em que o chauffeur é rei, é soberano, é tirano.
        Vivemos inteiramente presos ao Automóvel. O Automóvel ritmiza a vida vertiginosa, a ânsia das velocidades, o desvario de chegar ao fim, os nossos sentimentos de moral, de estética, de prazer, de economia, de amor.
        [...] Passamos como um raio, de óculos enfumaçados por causa da poeira. Não vemos as árvores. São as árvores que olham para nós com inveja. Assim o Automóvel acabou com aquela modesta felicidade nossa de bater palmas aos trechos de floresta, [...] A natureza recolhe-se humilhada. Em compensação temos palácios, altos palácios nascidos do fumo de gasolina dos primeiros automóveis e a febre do grande devora-nos. Febre insopitável e benfazeja! Não se lhe pode resistir.[...]
João do Rio, In: GOMES, Renato Cordeiro (Org.) Rio de Janeiro: Agir, 2005 p. 57-60.

Vocabulário:
benfazejo: que é bem-vindo
catadupa: jorro, derramamento grande
desabrido: rude, violento
insopitável: incontrolável

À época em que a crônica foi escrita, o flâneur transitava pelas ruas e flanava.

“FLANAR, v. int. Passear ociosamente: vagabundear". Charles Baudelaire desenvolveu um significado para flâneur de “uma pessoa que anda pela cidade a fim de experimentá-ia". Portanto flanar pela cidade significava transitar prestando atenção em detalhes, minúcias, que só um verdadeira flâneur consegue perceber.

Uma passagem do texto que contraria esse conceito é:

Alternativas
Comentários
  • Colegas, alguém sabe pq é a letra "b"?

  • A questão pede a resposta que contrarie o significado de flanar, que, segundo a descrição constante do enunciado, é transitar prestando atenção aos detalhes. A alternativa B afirma que se passa como um raio, não se vê árvores etc, ou seja, não é possível prestar atenção aos detalhes.

  • CONTRARIA..... eu juro que li a palavra "SE ENCONTRA" nesse conceito. ;P

  • A pessoa cria uma ideologia de raciocínio, joga e argumenta algo imaginável ou possível de se entender. Haja maconha para elaborar uma questão dessas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • O que acontece, com a chegada do automóvel, é o advento da velocidade, não se tem mais o caminhar calmo e lento pelas ruas da cidade, refletindo sobre o que vê, usando a rua como espaço filosófico, espaço de meditação como se fosse a poltrona da casa do flâneur.

     

    No fragmento, a passagem do texto que aponta essa velocidade, que CONTRARIA O CONCEITO DO FLÂNEUR é a ALTERNATIVA "B"

     

    Além disso, cabe lembrar que irromper significa invadir; brotar; surgir; aparecer de repente, trazendo consigo a ideia de INESPERADO e NÃO de velocidade.

  • Antes você olhava as árvores e agora as árvores que te olham ( DORGAS?)

      

    Gab. B.

  • Bem rápido aqui:

    A questão dá a definição de Flanar, que significa transitar prestando atenção em detalhes. Por fim, pede a alternativa que seja contrário a isso, logo letra B, visto que a alternativa opõe-se a o termo flanar quando afirma: "Passamos como um raio, de óculos escuros por causa da poeira. Não vemos as árvores..."

    JOSUÉ 1:9

    Seja Forte e Corajoso.

    "A escalada é longa, mas, no fim, estaremos no topo