SóProvas


ID
1266919
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PI
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

João da Silva, 86 anos, aposentado, deu entrada na Emergência de um Hospital Regional trazido pela filha. Ela relatou: “Meu pai quando foi dormir ontem estava bem, mas hoje pela manhã ao se levantar caiu da cama! Quando fui erguê-lo percebi que estava com o lado direito todo paralisado e não falava e com a boca torta!”. Ao primeiro exame, o enfermeiro verificou que o paciente estava hipertenso (180x110mmHg), ventilando normalmente e com ritmo cardíaco regular. Apresentava desvio de comissura labial para esquerda e hemiplegia flácida braquiocrural à direita. Ao tentar se comunicar com o paciente notou que ele estava atento às suas perguntas, embora não conseguisse respondê-las. De acordo com o caso descrito acima, responda a questão.

Segundo os sintomas relatados pela filha do Sr. João e a avaliação inicial do enfermeiro, pode-se suspeitar de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: a) acidente vascular encefálico.

    Considerando-se as alterações da comunicação observadas após o AVE, as principais são a afasia, a disartria e a apraxia. 

     A disartria refere-se a um grupo de transtornos da fala que resulta de alterações no controle muscular dos mecanismos envolvidos na produção oral decorrente de uma lesão no sistema nervoso central ou periférico, provocando problemas na comunicação oral devido a uma paralisia, fraqueza ou incoordenação da musculatura da fala.

  • João da Silva, 86 anos, aposentado, deu entrada na Emergência de um Hospital Regional trazido pela filha. Ela relatou: “Meu pai quando foi dormir ontem estava bem, mas hoje pela manhã ao se levantar caiu da cama! Quando fui erguê-lo percebi que estava com o lado direito todo paralisado, não falava e estava com a boca torta!”. Ao primeiro exame, o enfermeiro verificou que o paciente estava hipertenso (180x110mmHg), ventilando normalmente e com ritmo cardíaco regular. Apresentava desvio de comissura labial para esquerda e hemiplegia flácida braquiocrural à direita. Ao tentar se comunicar com o paciente notou que ele estava atento às suas perguntas, embora não conseguisse respondê-las. De acordo com o caso descrito acima, responda à questão:

    Com relação ao desvio de comissura labial para esquerda, podemos inferir que a lesão encefálica encontra-se no nível de emergência de que par craniano.(100 Points)

    A) II par craniano – nervo óptico.

    B) III par craniano – nervo oculomotor.

    C) V par craniano – nervo trigêmeo.

    D) VI par craniano – nervo abducente.

    E) VII par craniano – nervo facial.