-
Empolamento ou expansão volumétrica é um fenômeno característico dos solos, importante na terraplenagem, principalmente quanto ao transporte de material.
Quando se escava um terreno natural, o solo que se encontrava num certo estado de compactação, proveniente do seu próprio processo de formação, experimenta uma expansão volumétrica que chega a ser considerável em certos casos.
-
Por que então o gabarito diz que a correta é a letra b? O percentual entre os volumes de corte e aterro é a taxa de REDUÇÃO e não de empolamento, visto que empolar é aumentar de volume. Pois do corte para o aterro o volume se reduz, e do corte para o transporte volume se expande.
-
taxa de empolamete= Vcorte/ Vsolto. O volume solto é o volume de transporte, o qual é equivalente ao volume de aterro não compactado se desconsiderarmos as perdas. Desta forma a letra mais correta seria letra A. Esta questão deveria ser anulada.
-
Não é a primeira vez que o fcc faz essa confusão, tem que ficar esperto com provas deles sobre este assunto.
Eles não parecem diferenciar a taxa de empolamento para o empolamento propriamente dito o que confunde muitos alunos.
-
GABARITO LETRA B.
Sempre que solo (ou rocha) é removido de sua posição original, que é o terreno natural inalterado, ocorre um rearranjo na posição relativa das partículas (grãos), acarretando um acréscimo no volume de vazios da massa. Uma vez escavado, o material fica mais solto e, consequentemente, sua densidade cai.
A esse fenômeno físico pelo qual o material escavado experimenta uma expansão volumétrica dá-se o nome de empolamento, expresso em percentagem do volume original. O empolamento varia com o tipo de solo ou rocha, o grau de coesão do material original e a umidade do solo.
Para o orçamentista, o empolamento é um fenômeno físico muito importante. Se, por exemplo, o volume de corte é de 100.000 m³, o total a ser transportado em caminhões não é 100.000 m³, mas 130.000m³. Se o orçamentista não tiver o cuidado de considerar o empolamento, terá errado em 30% o custo de transporte.
-
Isto não é a taxa de empolamento e sim o fator de empolamento Fe=Vc/Vs , a taxa de empolamento é o inverso de Fe.
-
Letra B é o Fator de contração = V corte / V compactado
Fator de homogeneização = 1 / Fc
O enunciado pede a taxa de empolamento = V solto (ou antes de compactado) / V corte
Letra A
-
Gabarito correto é a letra A
A explicação do colega José Tavares De Morais Filho esclarece.
"Do not stop until you proud."
-
É rezar pra não cair explicação de empolamento em prova, PENSE NUMA CONFUSÃO
E eu concordo com o lucio flavio pereira
E a questão falou em volume de aterro, não em volume solto !!!
-
José Tavares De Morais Filho, você inverteu as coisas. Fator de homogeneização que é o Volume de Corte / Volume Compactado
-
Pessoal, essa questão é bastante controversa!
A alternativa dada como correta foi a de letra B. No entanto, divergimos do posicionamento dado pela banca.
Vimos que a porcentagem (ou taxa) de empolamento [p(%)] nos dá a taxa de aumento, em porcentagem, do volume solto em relação ao volume natural.
Ou seja, representa o percentual de expansão volumétrica do solo, no estado solto, ao ser retirado do seu estado natural. No entanto, pelas alternativas acima, não há respostas.
Entendemos que essa questão deveria ter sido anulada pela banca, no entanto, a examinadora resolveu manter como correta a alternativa B.
Questão comentada pelo professor do Ponto dos Concursos
Profs. Fabrício Mareco e Gustavo Rocha
(melhor apostila que vi sobre estradas, pena que não achei mais nenhuma deles. Quem tiver o material completo deles e quiser compartilhar, tenho interesse :) !!! )
-
Questão sem noção