Gabarito: C.
A questão exige a mera literalidade da Constituição Federal.
A) Certo. CF/88, art. 103-B: "§ 4º Compete ao Conselho o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, cabendo-lhe, além de outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura:"
B) Certo. CF/88, art. 103-B, § 4: "I - zelar pela autonomia do Poder Judiciário e pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura, podendo expedir atos regulamentares, no âmbito de sua competência, ou recomendar providências;"
C) Incorreto.
CNJ pode instaurar procedimento disciplinar contra juiz sem depender da atuação da Corregedoria do Tribunal.
CF/88, art. 103-B, § 4: "III receber e conhecer das reclamações contra membros ou órgãos do Poder Judiciário, inclusive contra seus serviços auxiliares, serventias e órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público ou oficializados, sem prejuízo da competência disciplinar e correicional dos tribunais,"
D) Certo. CF/88, art. 103-B, § 4: "V - rever, de ofício ou mediante provocação, os processos disciplinares de juízes e membros de tribunais julgados há menos de um ano;"
E) Certo. CF/88, art. 103-B, § 4, IV: "IV - representar ao Ministério Público, no caso de crime contra a administração pública ou de abuso de autoridade;"
A questão exige conhecimento acerca do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pede ao candidato que assinale o item incorreto. Vejamos:
a) ao CNJ compete o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes.
Correto. Aplicação do art. 103-B, § 4º, caput, CF: Art. 103-B, § 4º Compete ao Conselho o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, cabendo-lhe, além de outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura:
b) ao CNJ compete zelar pela autonomia do Poder Judiciário e pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura, podendo expedir atos regulamentares, no âmbito de sua competência, ou recomendar providências.
Correto. Aplicação do art. 103-B, § 4º, I, CF: Art. 103-B, § 4º, I - zelar pela autonomia do Poder Judiciário e pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura, podendo expedir atos regulamentares, no âmbito de sua competência, ou recomendar providências;
c) ao CNJ compete a instauração de procedimentos disciplinares contra juízes somente após a atuação da Corregedoria do Tribunal.
Errado e, portanto, gabarito da questão. A competência do CNJ é a de receber e conhecer das reclamações contra os membros ou órgãos do Poder Judiciário sem prejuízo da competência disciplinar e correicional. Inteligência do art. 103-B, § 4º, III, CF: Art. 103-B, § 4º Compete ao Conselho o controle da atuação administrativa e financeira do Poder Judiciário e do cumprimento dos deveres funcionais dos juízes, cabendo-lhe, além de outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto da Magistratura: III - receber e conhecer das reclamações contra membros ou órgãos do Poder Judiciário, inclusive contra seus serviços auxiliares, serventias e órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público ou oficializados, sem prejuízo da competência disciplinar e correicional dos tribunais, podendo avocar processos disciplinares em curso, determinar a remoção ou a disponibilidade e aplicar outras sanções administrativas, assegurada ampla defesa;
d) ao CNJ compete rever, de ofício ou mediante provocação, os processos disciplinares de juízes e membros de tribunais julgados há menos de um ano.
Correto. Aplicação do art. 103-B, § 4º, V, CF: Art. 103-B, § 4º, V rever, de ofício ou mediante provocação, os processos disciplinares de juízes e membros de tribunais julgados há menos de um ano;
e) ao CNJ compete representar ao Ministério Público, no caso de crime contra a administração pública ou de abuso de autoridade.
Correto. Aplicação do art. 103-B, § 4º, IV, CF: Art. 103-B, § 4º, IV representar ao Ministério Público, no caso de crime contra a administração pública ou de abuso de autoridade;
Gabarito: C