SóProvas


ID
1269928
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O anexo 2 da NR-15 estabelece limites de tolerância para ruídos de impacto; os quais podem ser avaliados em dB(C) ou dB(LINEAR). Considerando o medidor de nível de pressão sonora operando no circuito linear e de resposta para impacto; sendo as leituras realizadas próximas ao ouvido do trabalhador; pergunta-se qual é o valor limite do limite de tolerância para este tipo de análise, segundo o item 2, deste anexo?

Alternativas
Comentários
  • 2. Os níveis de impacto deverão ser avaliados em decibéis (dB), com medidor de nível de pressão sonora operando no

    circuito linear e circuito de resposta para impacto. As leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador. O

    limite de tolerância para ruído de impacto será de 130 dB (linear). Nos intervalos entre os picos, o ruído existente deverá

    ser avaliado como ruído contínuo.


  • RESPOSTA ----> A) 130 dB (linear).

    Limite de Tolerância para ruído de impacto

    130 dB(linear)

    120 dB(C)

    (risco grave e iminente -> soma 10 dB)

  • A questão cobra conhecimento sobre o Anexo nº 2 da NR-15 (insalubridade).

    Sobre os ruídos de impacto, a anexo versa o seguinte:

    "1. Entende-se por ruído de impacto aquele que apresenta picos de energia acústica de duração inferior a 1 (um) segundo, a intervalos superiores a 1 (um) segundo.

    2. Os níveis de impacto deverão ser avaliados em decibéis (dB), com medidor de nível de pressão sonora operando no circuito linear e circuito de resposta para impacto. As leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador. O limite de tolerância para ruído de impacto será de 130 dB (linear). Nos intervalos entre os picos, o ruído existente deverá ser avaliado como ruído contínuo".

    Nota: lembre-se que o limite de 115dB(A) é para exposição de proteção adequada é para ruídos intermitentes ou contínuos.

    GABARITO DA MONITORA: LETRA A