SóProvas


ID
1270819
Banca
MPE-RS
Órgão
MPE-RS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No âmbito das competências profissionais do Assistente Social, é possível identificar o exercício da assessoria/consultoria em duas frentes de atuação. São elas:

Alternativas
Comentários
  • Lei nº 8.662, art. 4º Constituem competências do Assistente Social:

    VIII - prestar assessoria e consultoria a órgãos da adm. pub. direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, com relação às matérias relacionadas no inciso II deste art;

    IX - prestar assessoria e apoio aos mov. sociais em matéria relacionada às políticas sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, políticos e sociais da coletividade. 

  • No campo das competências profissionais identificamos duas frentes de assessoria/consultoria. Uma que os profissionais de Serviço Social vêm desenvolvendo mais, que é a assessoria à gestão das políticas sociais. [...] Ainda no campo das competências profissionais existe uma outra frente, em potencial, de assessoria, mas pouco explorada pelos assistentes sociais, que é a assessoria a organização política dos usuários. (MATOS)

  • Conforme nos informa Maurílio Castro de Matos (Assessoria, Consultoria, Auditoria e Supervisão Técnica. In: Direitos Sociais e Competências Profissionais. CFESS/ABEPSS: Brasília, 2009), há duas frentes de atuação relacionadas a assessoria e consultoria que os profissionais de Serviço Social podem desenvolver. Para o autor, a assessoria à gestão de políticas sociais é uma delas e pode ser exemplificada quando há a requisição desse profissional para que o mesmo preste assessoria aos gestores públicos destas políticas, ao Conselhos de Direitos, aos Conselhos Tutelares, aos profissionais e equipes de instituições públicas e privadas, dentre outros. Outra frente de atuação que segundo o autor ainda não é muito realizada, mas está no rol de competências dos assistentes sociais, é a assessoria a organização política dos usuários. Em seus espaços ocupacionais os assistentes sociais podem contribuir para a efetivação dos direitos dos seus usuários bem como a partir da assessoria/consultoria buscar articular e fortalecer os movimentos locais e dos trabalhadores.


    RESPOSTA: D
  • O gabarito da questão se baseou no texto de Matos, mas de acordo com o que pediu o enunciado sobre competências profissionais, o comentário da Telviana estaria mais de acordo para a resposta. Portanto, não sei se alguém pediu isso, mas seria passível de anulação essa resposta. 

  • No campo das competências profissionais identificamos duas frentes de assessoria/consultoria. Uma que os profissionais de Serviço Social vêm desenvolvendo mais, que é a assessoria à gestão das políticas sociais. Atualmente, várias são as experiências de assessoria prestada por assistentes sociais aos diferentes sujeitos envolvidos nesta área, como por exemplo: aos gestores públicos, privados e filantrópicos; aos conselhos tutelares, conselhos de direitos e de políticas; aos profissionais que atuam nos setores públicos e privados; aos movimentos sociais; entre outros.


     Ainda no campo das competências profissionais existe uma outra frente, em potencial, de assessoria, mas pouco explorada pelos assistentes sociais, que é a assessoria a organização política dos usuários. Essa rica frente pode ser desenvolvida no bojo das atividades que os profissionais de Serviço Social desenvolvem nos seus locais de trabalho.

     

     

    Fonte: http://www.cressrn.org.br/files/arquivos/ZK2736DP7w8MI96Qb63f.pdf

     

     

     

  • o erro do gabarito b consiste em estabelecer a "supervisão", e na lei 8662 art 4º inciso IX ela explicita" prestar assessoria", portanto uma pegadinha

  • note que a questão pede as competencias...