SóProvas


ID
1272403
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Segundo a NBC 16.1, as entidades abrangidas pelo campo de aplicação das Normas Brasileiras de Contabilidade aplicadas ao setor público devem observar as normas e as técnicas próprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, considerando o seguinte escopo:

Alternativas
Comentários
  • Conforme texto da NBC T 16.1:

    "8.  As entidades abrangidas pelo campo de aplicação devem observar as normas e as técnicas próprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, considerando-se o seguinte escopo:

    (a)  integralmente, as entidades governamentais, os serviços sociais e os conselhos profissionais;

    (b)  parcialmente, as demais entidades do setor público, para garantir procedimentos suficientes de prestação de contas e instrumentalização do controle social."


    gab. C

  • Bom, agora a resposta é outra né! Serviço Social por exemplo é facultativo!

  • QUESTÃO DESATUALIZADA.

    Há interpretação o no sentido de que na qualidade de autarquias, os conselhos profissionais estariam dentro do escopo obrigatório. No entanto, segundo o MCASP os conselhos profissionais aplicam facultativamente as normas aplicáveis ao setor público.

    Os Serviços Sociais Autônomos - SISTEMA S NÃO SÃO OBRIGADOS a aplicar as normas aplicáveis ao setor público. Por serem entidades sem fins lucrativos, aplica-se a essas entidades a ITG 2002 (R1) - Entidades Sem Finalidade de Lucros.

    ALERTA. Agora o cenário mudou e o SISTEMA S está dentro do escopo facultativo. Logo, apenas por opção da entidade ou por determinação de órgão fiscalizador/regulador é que as normas aplicáveis ao setor público serão aplicadas.

    FONTE: POSSATI. Estratégia Concursos.