SóProvas


ID
1273873
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2013
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

O governo federal identificou que é fundamental para o crescimento econômico do país a construção de ferrovia ligando determinada região produtora de grãos ao porto mais próximo. Os estudos de demanda mostraram que o empreendimento não é viável economicamente para o setor privado, razão por que o governo decidiu adotar medidas para incentivar o setor privado a investir na construção e operação da ferrovia. Nas reuniões para a escolha da melhor forma de incentivar o setor privado, dois argumentos que se
destacaram são apresentados a seguir.
Argumento 1:
P1: O governo quer que a ferrovia seja construída, há necessidade de volumosos investimentos iniciais na construção e não haverá demanda suficiente por sua utilização nos primeiros anos de operação.

P2: Como há necessidade de volumosos investimentos iniciais para a construção da ferrovia e não haverá demanda suficiente por sua utilização nos primeiros anos de operação, a taxa interna de retorno do negócio será baixa.

P3: Se a taxa interna de retorno do negócio for baixa, os empresários não terão interesse em investir seus recursos próprios na construção e operação da ferrovia.

P4: Se o governo quer que a ferrovia seja construída e se os empresários não tiverem interesse em investir seus recursos próprios na construção e operação, o governo deverá construí-la com recursos da União e conceder a operação à iniciativa privada.

C1: Logo, o governo deverá construir a ferrovia com recursos da União e conceder a operação à iniciativa privada.

Argumento 2:
Q1: O governo federal constrói a ferrovia com recursos da União ou toma emprestados 70% dos recursos necessários à construção da ferrovia, via Tesouro Direto, pagando juros à taxa SELIC de 9% a.a., e empresta ao empresário, via banco público de desenvolvimento, à taxa subsidiada de 3% a.a.

Q2: Se o governo constrói a ferrovia com recursos da União, remunera o capital do construtor segundo sua taxa mínima de atratividade, que é de 16% a.a.

Q3: É menos oneroso para o governo tomar emprestado via Tesouro Direto, pagando juros à taxa SELIC de 9% a.a. e financiar a construção à taxa subsidiada de 3% a.a, do que remunerar o capital do construtor segundo sua taxa mínima de atratividade, de 16% a.a.

Q4: Se o governo empresta para o empresário 70% dos recursos necessários à construção da ferrovia, à taxa subsidiada de 3% a.a., então a taxa interna de retorno do acionista no negócio supera sua taxa mínima de atratividade.

Q5: Se a taxa interna de retorno do acionista no negócio supera sua taxa mínima de atratividade, então o empresário tem interesse em investir seus recursos próprios em parte da construção e na operação da ferrovia.

C2: Logo, se é menos oneroso para o governo tomar emprestado via Tesouro Direto, pagando juros à taxa SELIC de 9% a.a. e financiar à taxa subsidiada de 3% a.a., do que remunerar o capital do construtor segundo sua taxa mínima de atratividade, de 16% a.a., então o governo toma emprestados 70% dos recursos necessários à construção da ferrovia, via Tesouro Direto, pagando juros à taxa SELIC de 9% a.a., empresta ao empresário, via banco público de desenvolvimento, à taxa subsidiada de 3% a.a., e o empresário terá
interesse em investir seus recursos próprios em parte da construçãoe na operação da ferrovia.

Com referência aos argumentos hipotéticos apresentados, julgue o item seguinte, relativo à lógica sentencial.

Se a proposição P4 for verdadeira, então o governo deverá conceder a operação da ferrovia à iniciativa privada.

Alternativas
Comentários
  • P4: Se o governo quer que a ferrovia seja construída e se os empresários não tiverem interesse em investir seus recursos próprios na construção e operação , o governo deverá construí-la com recursos da União e conceder a operação à iniciativa privada. (verdadeira)
    A: O governo quer que a ferrovia seja construída
    B: os empresários tiverem interesse em investir seus recursos próprios na construção e operação
    C: o governo deverá construí-la com recursos da União
    D: o governo deverá conceder a operação à iniciativa privada
    (A ^ ~B) → (C ^D) – verdadeira

    A afirmação da questão diz que se esta proposição for verdadeira, então D será verdadeira.

    ERRADO, pois para que seja verdadeira, basta que o primeiro termo (A ^ ~B) seja FALSO.

  • Confesso, que não entendi, teria como explicar de novo?

  • Anderson,

    A proposição P4 pode ser simplificada da seguinte forma: P4: A → B

    A questão afirma que P4 é verdadeira.

    Quais são as possibilidades de uma proposição do tipo A → B ser verdadeira?

    V→V
    F→V
    F→F

    Note que existe a possibilidade do consequente ser falso (B é falso) e ainda assim a proposição é verdadeira. Logo, é ERRADO a questão afirmar que o consequente da proposição P4 (o governo deverá conceder a operação da ferrovia à iniciativa privada) vai ser feito. Pois ele pode ou não ser feito e a proposição continuará sendo verdadeira.

  • Valeu Diego, obrigado. 

  • É o contrário do que está escrito na preposição. pois fala que o governo tem interesse em contruir a ferrovia e que a iniciativa privada não tem. Como a proposição é dita como verdadeira ou seja, é lida como está apresentado é lógico que a questão é falsa. É literalmente o que está escrito na preposição. ' a iniciativa privada não tem interesse". nem precisa elaborar fórmula apara essa questão - Questão FALSA

  • se vejo isso numa prova nem perco tempo. PULO na hora...

    ohh banca &&%#*%¨¨&(%

  • Questão bem simples,  mas errei por vacilo,  "então o governo deverá conceder a operação da ferrovia à iniciativa privada" ainda que seja verdadeira a condicional, não exclui a condição necessária ter valor lógico V ou F.  Fica a lição kkkk...

  • O erro está em afirmar que o governo "deverá"

    A proposição, na linguagem lógica, seria representada da seguinte forma:

    (A ^ B) ---> (C^D)

    Sabe-se que  V ---> F resulta em F

    Portanto, (C^D) pode ser ( V ^ F) ou ( F ^ V), já que em ambos os casos, a proposição continuará verdadeira 

  • https://www.youtube.com/watch?v=T4wLV_9Y9xI

    1:24:20

  •  QUAL NECESSIDADE DE UMA QUESTAO DESSA? 

  • É uma CONDICIONAL, a questão está dizendo que se a preposição for verdadeira, um pedaço de sua parte posterior do conectivo necessariamente será verdadeira. 

    Ora, sabemos que na CONDICIONAL F--> F : V ,  no caso da questão (A ^ ~B) → (C ^D) - como o colega citou acima-, se a preposição que ela mostra (C) for F, nada obsta da parte antecedente do conectivo ser falsa também e deixar a preposição verdadeira. Questão errada

     

  • Em outras palavras:

    A questão afirma que se P4 for verdadeira a conclusão é válida. Mas como a conclusão é a própria consequência da condição de P4, e sabendo-se que uma condicional pode ser verdade se a condição falsa e que para concluir todas as premissas devem se verdadeira, uma vez que a condição de P4 é uma conjuntiva de outras premissas. Logo, se P1 pode ser FALSO, a conclusão é inválida.

    A Governo quer rodovia 

    B A rodovia é inviável (retorno baixo)

    C Desinteresse empresario na construção e operação

    D Governo constrói e concede operação

    P1 A 

    P2 B 

    P3 B > C

    P4 A ^ C > D 

    C D 

    Tabela (SE)

    VV V

    VF F

    FV V

    FF F

  • facil, res: não necessariamente...

  • só vi o tamanho da questão e chutei e Felizmente acertei..

  • Questão pra o candidato perder tempo lendo. Questão fácil.

  • Questão desse tamanho para que vc apenas saiba quais as possibilidades de P==>Q dar verdadeiro .Vai vendo !

  • GAB. ERRADA

    Não há como garantir que a afirmação é verdadeira, já que a única garantia do condicional é que se V, então F= F

  • Quando a questão dizer que á preposição é verdadeira e pedir para identificar em relação ao texto, basta fazer a regra de equivalência, volta negando. A->B = ~A ->~B

  • Gab. E

    pro pessoal q não gosta de qc grande:

    O canal é ler o comando da qc, não tem para onde fugir!

    Verifique se para responde-lá é necessário ler todo o texto ou só uma parte.

    "Ah... tem que ler o texto todo!" Meu amigo, vaza dessa qc e parte pra próxima, depois vc volta pq, geralmente, questões grandonas intimidam, mas são relativamente fáceis.

  • Minha contribuição.

    Tabela Verdade da Condicional:

    V -> V = V

    V -> F = F

    F -> V = V

    F -> F = V

    Abraço!!!

  • Fui direto na P4, vi que era um Se Senão, ja marquei ERRADO logo.

    Pra uma Proposição com "Se Senão" ser, ela pode ter F -> F, F -> V e também pode ser V -> V, ou seja, apenas com essa proposição P4 vc não tira conclusão nenhuma se algo é válido ou não!

    Questão desse tamanho vou direto na pergunta!