SóProvas


ID
127450
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos às rotinas de tratamento
documental em arquivos correntes.

O código de classificação é um instrumento utilizado nos órgãos federais para agrupar os documentos de arquivo em classes e subclasses, segundo as funções e atividades desempenhadas pelo órgão. Também são identificados espécies e tipos documentais, que são chamados de assuntos e recebem códigos numéricos.

Alternativas
Comentários
  • No código de classificação, as funções, atividades, espécies e tipos documentais genericamente denominados assuntos, encontram-se hierarquicamente distribuídos de acordo com as funções e atividades desempenhadas pelo órgão. Em outras palavras, os assuntos recebem códigos numéricos, os quais refletem a hierarquia funcional do órgão, definida através de classes, subclasses, grupos e subgrupos, partindo-se sempre do geral para o particular.
  • .Não esquecendo que esse plano de classificação servirá para formar a tabela de temporalidade.

  • O código de classificação de documentos de arquivo é um instrumento de trabalho utilizado para classificar todo e qualquer documento produzido ou recebido por um órgão no exercício de suas funções e atividades. A classificação por assuntos é utilizada com o objetivo de agrupar os documentos sob um mesmo tema, como forma de agilizar sua recuperação e facilitar as tarefas arquivísticas relacionadas com a avaliação, seleção, eliminação, transferência, recolhimento e acesso a esses documentos, uma vez que o trabalho arquivístico é realizado com base no conteúdo do documento, o qual reflete a atividade que o gerou e determina o uso da informação nele contida. A classificação define, portanto, a organização física dos documentos arquivados, constituindo-se em referencial
    básico para sua recuperação. No código de classificação, as funções, atividades, espécies e tipos documentais genericamente denominados assuntos, encontram-se hierarquicamente distribuídos de acordo com as funções e atividades desempenhadas pelo órgão. Em outras palavras, os assuntos recebem códigos numéricos, os quais refletem a hierarquia funcional do órgão, definida através de classes, subclasses, grupos e subgrupos, partindo-se sempre do geral
    para o particular. Para este instrumento adotou-se o modelo de código de classificação decimal. Como o próprio nome indica, o sistema decimal de classificação por assuntos constitui-se num código numérico dividido em dez classes e estas, por sua vez, em dez subclasses e assim sucessivamente.

  • Por favor... alguém informe a fonte desses entendimentos.  Obrigado
  • Afirmativa CORRETA - confome pode ser lido na definição da página 9, da Resolução 14 - Código de Classificação e Tabela de Temporalidade e Destinação, disponível em http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=65&sid=46 (link na penúltima linha da página Web).
  • Olá pessoal, neste manual nas páginas 9 e 10  temos a explicação para esta questão.

    http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/resolucao_14.pdf

    Abraços
  • Questão correta.

    "CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO PARA A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ATIVIDADES-MEIO

     1 –  O CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO DE DOCUMENTOS DE ARQUIVO: 

    DEFINIÇÕES E CONCEITOS: O código de classificação de documentos de arquivo é um instrumento de trabalho utilizado para classificar todo e qualquer documento produzido ou recebido por um órgão no exercício de suas funções e atividades. A classificação por assuntos é utilizada com o objetivo de agrupar os documentos sob um mesmo tema, como forma de agilizar sua recuperação e facilitar as tarefas arquivísticas relacionadas com a avaliação, seleção, eliminação, transferência, recolhimento e acesso a esses documentos, uma vez que o trabalho arquivístico é realizado com base no conteúdo do documento, o qual reflete a atividade que o gerou e determina o uso da informação nele contida. A classificação define, portanto, a organização física dos documentos arquivados, constituindo-se em referencial básico para sua recuperação. No código de classificação, as funções, atividades, espécies e tipos documentais genericamente denominados assuntos, encontram-se hierarquicamente distribuídos de acordo com as funções e atividades desempenhadas pelo órgão. Em outras palavras, os assuntos recebem códigos numéricos, os quais refletem a hierarquia funcional do órgão, definida através de classes, subclasses, grupos e subgrupos, partindo-se sempre do geral para o particular."

    leia mais em: http://pt.scribd.com/doc/251519277/Arquivologia#scribd


  •  

    CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO: é um INSTRUMENTO DE TRABALHO utilizado PARA A CLASSIFICAÇÃO DE TODO E QUALQUER DOCUMENTO, PRODUZIDO / ELABORADO OU RECEBIDO POR UMA ENTIDADE / INSTITUIÇÃO NO DESEMPENHO DE SUAS ATIVIDADES, INDEPENDENTEMENTE DO SUPORTE. Tem como OBJETIVO ORGANIZAR O ARQUIVO SISTEMATICAMENTE E FACILITAR A CORRETA CLASSIFICAÇÃO DOS DOCUMENTOS DENTRO DA CATEGORIA A QUE PERTENCEM, servindo de BASE PARA A CRIAÇÃO DA ESTRUTURA DA TABELA DE TEMPORALIDADE DOCUMENTAL.

    ...

    Na ELABORAÇÃO DO CÓDIGO DE CLASSIFICAÇÃO encontramos plena APLICAÇÃO SUBSIDIÁRIA DO MÉTODO DE ARQUIVAMENTO DECIMAL, onde a DIVISÃO POR CLASSES, SUBCLASSES, DIVISÕES, GRUPOS, SUBGRUPOS, SUBSEÇÕES, etc., POSSIBILITA UMA MELHOR DISTRIBUIÇÃO POR ASSUNTOS (IDENTIFICADOS POR CÓDIGOS NUMÉRICOS), partindo SEMPRE DO GERAL PARA O PARTICULAR e onde as FUNÇÕES, as ATIVIDADES, as ESPÉCIES e os TIPOS DOCUMENTAIS ENCONTRAM-SE HIERARQUICAMENTE DISTRIBUÍDOS DE ACORDO COM AS FUNÇÕES E AS ATIVIDADES DESEMPENHADAS PELA ENTIDADE. Essa METODOLOGIA é APLICADA LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO que o trabalho arquivístico é realizado com base no CONTEÚDO DO DOCUMENTO E NA FINALIDADE PARA A QUAL FOI CRIADO.

    ...

    RODRIGUES, George Melo. Arquivologia: para os concurso de técnico e analista dos tribunais e outros órgãos. Salvador: Juspodivm, 2018, p. 156-157.