SóProvas


ID
1275307
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

As dez concentrações das amostragens obtidas na avaliação de um agente químico em um ambiente de trabalho variaram de 15 a 25 ppm, resultando numa concentração média de 18 ppm. O limite de tolerância desse agente, constante do Anexo 11 da NR 15, é 20 ppm, e o valor máximo, 30 ppm.
De acordo com esses dados, constata-se que a (o)

Alternativas
Comentários
  • LETRA D

    O LIMITE DE TOLERANCIA FOI ULTRAPASSADO, POIS É 20 PPM, CONFORME TEXTO DA QUESTÃO, E AS MEDIÇOÕES VÃO DE 15 A 25 PPM.

  • Iuri Cruz

    Boa noite, para que o limite de tolerância fosse considerado como ultrapassado há a necessidade do agente químico possuir o VALOR TETO, o que não consta na questão, pois quando há o valor teto basta que uma concentração esteja acima do limite de tolerância para que a atividade seja considerada insalubre, com isso não há necessidade de fazer o cálculo da concentração média.

     

  •  Esclarecendo a questão e colaborando com os comentários dos colegas Iuri Cruz  e Ana Fernandes:

    "O LIMITE DE TOLERANCIA FOI ULTRAPASSADO, POIS É 20 PPM, CONFORME TEXTO DA QUESTÃO, E AS MEDIÇOÕES VÃO DE 15 A 25 PPM."

     

    NR 15 - NORMA REGULAMENTADORA 15

    ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES

     Anexo XI- Agentes Químicos Cuja Insalubridade é Caracterizada por Limite de Tolerância  Inspeção no Local de Trabalho

    8. O limite de tolerância será considerado excedido quando a média aritmética das concentrações ultrapassar os valores fixados no Quadro n.° 1.

     

    De acordo com o que foi fornecido pelo exercício: "...resultando numa concentração média de 18 ppm.O limite de tolerância desse agente, constante do Anexo 11 da NR 15, é 20 ppm, e o valor máximo, 30 ppm."

     

    OBS1) Verifica-se que o Limite de Tolerância é 20 ppm (dado do exercício) e a média obtida foi de 18 ppm (dado do exercício), logo o Limite de Tolerância NÃO foi ultrapassado, pois a  "média obtida" foi menor que o Limite de Tolerância

     

    7. Cada uma das concentrações obtidas nas referidas amostragens não deverá ultrapassar os valores obtidos na equação que segue, sob pena de ser considerada situação de risco grave e iminente.

     

    Valor máximo = L.T. x F. D.

     

    OBS2- comentário complementar) Ainda de acordo com a primeira parte do enunciado: "As dez concentrações das amostragens obtidas na avaliação de um agente químico em um ambiente de trabalho variaram de 15 a 25 ppm..."

     

    Como nenhuma medição ultrapassou o valor máximo de 30 ppm (fornecido pelo exercício sem a necessidade de calcular na fórmula acima), não há de se falar em situação de risco grave e iminente.

     

  • (A) ERRADA. Situação de grave e iminente risco ocorre quando alguma das medidas obtidas ultrapassa o VALOR MÁXIMO. Neste caso:Não ultrapassou, logo, NÃO É GRAVE E IMINENTE RISCO.

    (B) ERRADA. CM = 18 < LT = 20, logo NÃO HAVERÁ INSALUBRIDADE.

    (C) CERTO

    (D) ERRADA. O LT não foi ultrapassado, pois CM = 18 < LT = 20.

    ATENÇÃO: Se o agente tivesse um Valor de Teto (VT), a atividade seria insalubre, pois 25 > 20.

    (E) ERRADA. A atividade não é insalubre. Não há que se falar em adicional.