Alternativa correta - B
A) o empregado não é rural porque o seu empregador não é rural (requisitos a serem cumpridos para enquadramento de rural ou urbano: elementos espacial + qualidade do tomador)
C) o empregado não é doméstico porque a questão diz explicitamente que a chácara era alugada nos finais de semana e, portanto, o empregador possui finalidade lucrativa e o empregado lhe ajuda para o bom aviamento do negócio e é remunerado por isso.
D e E) o enquadramento de rural, urbano ou doméstico é alheio à vontade das partes, sendo definida pelas características da relação jurídica.
Muitas pessoas marcaram a alternativa "C", por considerar que, pelo fato de o caseiro laborar na Chácara de seu patrão, estaria configurada a relação empregatícia doméstica.
No entanto, dentre os requisitos da LC 150/2015, encontra-se o da ausência de finalidade lucrativa da pessoa/família.
Art. 1º, LC150 - Ao empregado doméstico, assim considerado aquele que presta serviços de forma contínua, subordinada, onerosa e pessoal e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas, por mais de 2 (dois) dias por semana, aplica-se o disposto nesta Lei.
Com efeito, considerando que a questão é expressa ao referir que a propriedade não conta com exploração agropecuária - o que exclui a possibilidade de emprego rural - e que é alugada nos finais de semana para eventos - o que exclui a possibilidade de emprego doméstico (finalidade lucrativa), a única possibilidade é o contrato de emprego urbano.
▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼
Salve, concurseiros! Meu nome é João Cechet, sou técnico judiciário do TRT 4 desde os 19 anos e atualmente estudo para a magistratura. Tenho um Instagram de concursos onde compartilho dicas e técnicas de estudo! Segue lá!
instagram.com/omanualdoconcurseiro
Bora junto!