SóProvas


ID
1276300
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A corrosão pode ocorrer sob a forma de ataques e mecanismos diferentes. A caracterização do tipo de corrosão é fundamental para a escolha do tipo de proteção.

Para a correta identificação do tipo de corrosão, deve-se considerar que

Alternativas
Comentários
  • a)  a esfoliação se processa sob a forma de filamentos perpendiculares à superfície. (ERRADO, é um tipo de corrosão que se processa de forma paralela a superfície metálica)

    b) a dezincificação é um tipo de corrosão seletiva que pode ocorrer em latões. (CORRETO)

    c) a corrosão por pilha de aeração diferencial não ocorre em metais enterrados no solo. (ERRADO, corrosão por aeração diferencial, é um tipo de corrosão que ataca uma área de uma superfície metálica, em contato com um meio onde a concentração de oxigênio é menor do que nas superfícies vizinhas.)

    d) o risco de sensitização diminui com o aumento do teor de carbono do aço inoxidável. (ERRADO, o risco aumenta com o aumento do teor de carbono. Principalmente em açõs inoxidáveis austeníticos)

    e) os aços patináveis têm menor resistência à corrosão atmosférica que os aços carbono. (ERRADO, aço patinável é um aço estrutural, conhecida também como aço patinável, oferece alta resistência à corrosão atmosférica, em função da adição de pequenas quantidades de cobre, cromo, níquel e fósforo em sua composição. )

  • Gabarito B

    A) A esfoliação se processa de forma paralela à superfície metálica.

    B) Correto. É a corrosão que ocorre em ligas de cobre-zinco (latões).

    C) "As heterogeneidades do solo, em conjunto com as heterogeneidades existentes no material metálico, agravam os problemas de corrosão, uma vez que tais variações (resistividade elétrica, grau de aeração, composição química, grau de umidade e outras) dão origem, também, a pilhas de corrosão severas nas superfícies dos materiais metálicos enterrados". Fonte: Corrosão, Vincente Gentil, 3ed.

    D) "A extensão da sensitização, em uma dada temperatura e em um dado tempo, depende muito do teor de carbono no aço. Assim, um aço inoxidável 304, contendo 0,1% ou mais de carbono, pode ser severamente sensitizado quando aquecido a 600ºC durante 5 minutos. Entretanto, um aço similar contendo 0,06% de carbono é muito menos sensitizado e um aço com 0,03% de carbono, nas mesmas condições de aquecimento, não sofre praticamente nenhum ataque intergranular quando colocado em meio corrosivo". Fonte: Corrosão, Vincente Gentil, 3ed.

    E) "Aços patináveis são aços de alta resistência mecânica que, em condições de exposição favoráveis, desenvolvem uma ferrugem aderente e protetora — a patina — que impede a continuidade da corrosão. Isso possibilita seu uso aparente, sem qualquer tipo de revestimento."