SóProvas


ID
1276363
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

A combustão, classificada como deflagração, tem como característica apresentar

Alternativas
Comentários
  • Combustão deflagração - velocidades subsônicas;


    Combustão detonação - velocidades supersônicas.

    Fonte: wikipedia

  • Estranho, a velocidade do som é 343m/s, a alternativa A etá msm correta ?

  • Gerciara Palácio Sim, a letra A é a unica alternativa possivel, você esqueceu de um detalhe, a velocidade do som é 343 m/s a temperatura de 20ºC, logo;

    Para velocidade do Som, C = (KRT)^1/2 ( temos a temperatura em Kelvin como fator determinante da velocidade do som no meio)

    Numa combustão, essa temperatura é elevada. Conforme essa temperatura se eleva, a velocidade do som tambem se eleva. Logo ela tranquilamente poderia ser compreendida nesse caso a faixa de velocidade correspondente à letra A.

    .

     a) Velocidade de propagação entre 1 m/s e 400 m/s 

    .

    Sendo assim a velocidade do ar poderia sim estar acima de 343 m/s antes de atingir o mach 1. Que corresponde à velocidade sonica. Então caberia o que caracteriza uma deflagração.

  • PROPAGAÇÃO DA COMBUSTÃO

    Atendidas as principais condições para a combustão, ou seja, mistura dentro da faixa entre os limites de inflamabilidade e existência de uma fonte externa capaz de fornecer a energia de ignição a um ponto da mistura que atingirá a temperatura de ignição, se inicia o processo de propagação da combustão.

    A características da propagação da combustão, sendo a principal delas a velocidade de propagação da chama, são função do gás combustível, da composição da mistura ar combustível, da sua temperatura, da sua pressão, das características físicas da câmara de combustão e da taxa de absorção de calor da mistura.

    Velocidade de Propagação da Chama

    Também chamada de taxa de propagação da chama, velocidade de ignição ou velocidade de queima, é a velocidade com que a frente de chama se desloca através da mistura ar combustível, inflamando a mistura ainda não queimada.

    Deflagração (Subsônica)

    É a propagação da combustão que ocorre por transmissão de calor devido à condução, convecção e radiação da chama para a mistura ar gás vizinha, levando esta a atingir a temperatura de inflamação e iniciar a combustão.

    A velocidade de propagação da chama neste processo é relativamente baixa se comparada às velocidades máximas possíveis, e são da ordem de 6 à 300 cm/s, como mostra a figura abaixo. Para o Metano, Etano e Gás Natural e Propano, Butano e GLP estes valores estão em torno de 25 a 30 cm/s, na mistura com a quantidade de ar teórico. Não gera explosão súbita nem ondas de choque destruidoras.

    Detonação (Supersônica)

    É a propagação da combustão que ocorre pelo deslocamento de uma violenta onda de choque de pressão que comprime a mistura gasosa e a leva à sua temperatura de inflamação. A energia necessária à manutenção da onda de choque se origina na própria combustão. As velocidades de propagação da chama em condições de detonação são elevadíssimas, variando entre 1.500 e 6.000 vezes as velocidades em condições normais de combustão à pressão constante.

    Reação violenta com comburente e súbito aumento de volume (expansão) e grande liberação de energia térmica e ou mecânica. Pode ocorrer na forma confinada ou não confinada. Propagação rápida / extremamente rápida a velocidades supersônicas.