PROTETOR AUDITIVO DE INSERÇÃO: existem dois tipos.
Protetores Auditivos de Inserção Pré–Moldados: São aqueles cujo formato é definido por três flanges flexíveis. Podem ser de diferentes materiais: borracha, silicone, PVC.
Protetores Auditivos de Inserção Moldáveis: São feitos em espuma moldável, com superfície lisa, que evita irritações no conduto auditivo. Contornam-se ao canal auditivo do usuário, independentemente do tamanho ou formato do canal.
PROTETOR AUDITIVO SEMI-AURICULAR: São também conhecidos como protetores tipo capa. São formados por uma haste plástica de alta resistência à deformação e rompimento, normalmente utilizadas abaixo do queixo ou atrás da cabeça quando usados juntamente com capacete. Apresenta plugues de espuma substituíveis em suas extremidades, que acomodam-se na entrada do canal auditivo, sem, contudo, penetrá-lo.
PROTETOR AUDITIVO CIRCUM-AURICULAR: Também conhecidos como Concha, são formados por um arco plástico ligado a duas conchas plásticas revestidas internamente por espuma, que ficam sobre as orelhas. Possuem as almofadas externas para ajuste confortável da concha à cabeça do usuário, ao redor da orelha. Existem 2 tipos:
Protetor auditivo circum-auricular simples: utilizados sobre a cabeça, impedem ou dificultam o uso de capacetes.
Protetor auditivo circum-auricular acoplável à capacetes: geralmente removíveis.