SóProvas


ID
1276804
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um dos grandes desafios atuais da prática de gestão de riscos é atuar não só de forma preventiva aos eventos de incerteza, mas também, criar oportunidades de ganhos.

A importância da compreensão do risco para a empresa está relacionada

Alternativas
Comentários
  • Compreender os riscos no mundo dos negócios assim como em outros ramos é necessário pois assim pode-se diminuir as chances de possíveis ameaças. 

    Ex: é importante conhecer o risco de se adentrar em floresta densa e desconhecida, pois lá pode haver criaturas perigos. Sabendo dos riscos, pode-se diminuir a probabilidade de eventuais ataques tomando medidas preventivas.

  • Complementando o comentário do Victor, não tem como eliminar incertezas ou eliminar ocorrências de eventos. Isso são fatores do ambiente externo, ou seja, sem controle da organização. O que se pode fazer é como a questão disse, identificar ameaças e oportunidades para que se possam diminuir a probabilidade e o impacto dessas ameaças.

  • GABARITO: LETRA C

    Análise SWOT é uma ferramenta de gestão que serve para fazer o planejamento estratégico de empresas e novos projetos. A sigla SWOT significa: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) e também é conhecida como Análise FOFA ou Matriz SWOT.

    Análise SWOT, ou FOFA, é uma ferramenta de planejamento estratégico na gestão de projetos, usada para analisar cenários e embasar a tomada de decisões. Ela costuma ser usada pelas empresas antes de implementar algum projeto de impacto para o negócio. A análise proporciona um diagnóstico completo da situação da própria empresa e dos ambientes que estão no seu entorno, de maneira que ajude a correr menos riscos e aproveitar as oportunidades.

    As forças e as fraquezas se referem à análise interna, ou seja, os pontos positivos e negativos da empresa ou do projeto que se quer implementar.

    São fatores que, em sua maioria, estão sob controle da empresa e podem ser modificados por ela, diferentemente do ambiente externo, que é analisado nas oportunidades e ameaças. Elas englobam a análise de mercado, concorrentes, fornecedores e até o macroambiente político, econômico, social e cultural.

    FONTE: ROCKCONTENT.COM