SóProvas


ID
1277944
Banca
TJ-GO
Órgão
TJ-GO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Civil
Assuntos

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Letra A. ERRADA. Art. 15 do CC. Ninguém pode ser constrangido a submeter-se, com risco de vida, a tratamento médico ou a intervenção cirúrgica.

    Letra B. CORRETA. Art. 16 do CC. Toda pessoa tem direito ao nome, nele compreendidos o prenome e o sobrenome.

    Letra C. ERRADA. Art. 11 do CC. Com exceção dos casos previstos em lei, os direitos da personalidade são intransmissíveis e irrenunciáveis, não podendo o seu exercício sofrer limitação voluntária.

    Letra D. ERRADA. Art. 19 do CC. O pseudônimo adotado para atividades lícitas goza da proteção que se dá ao nome.

  • Letra B correta.

    Marquei a C por desatenção. 

    Os direitos da personalidade são intransmissíveis e irrenunciáveis, não podendo o seu exercício sofrer limitação voluntária ou por lei.

    Art. 11 do CC." Com exceção dos casos previstos em lei, os direitos da personalidade são intransmissíveis e irrenunciáveis, não podendo o seu exercício sofrer limitação voluntária".

  • Questão letra de lei:

    Art. 16  Código Civil - Toda pessoa tem direito ao nome, nele compreendidos o prenome e o sobrenome.

  • A questão exige conhecimento quanto aos Direitos da Personalidade previstos no Código Civil (arts. 11 a 21), devendo ser assinalada a alternativa correta:

    A) A afirmativa está incorreta, de acordo com o art. 15: "Art. 15. Ninguém pode ser constrangido a submeter-se, com risco de vida, a tratamento médico ou a intervenção cirúrgica".

    B) A assertiva está correta, conforme art. 16: "Art. 16. Toda pessoa tem direito ao nome, nele compreendidos o prenome e o sobrenome".

    C) Os direitos da personalidade são, em regra, intransmissíveis e irrenunciáveis e não podem sofrer limitação voluntária: 

    "Art. 11. Com exceção dos casos previstos em lei, os direitos da personalidade são intransmissíveis e irrenunciáveis, não podendo o seu exercício sofrer limitação voluntária".

    Por essa razão, a afirmativa está incorreta em sua parte final, ou seja, eles podem sofrer limitação voluntária nos casos previstos em lei.

    D) A afirmativa está incorreta:

    "Art. 19. O pseudônimo adotado para atividades lícitas goza da proteção que se dá ao nome".

    Gabarito do professor: alternativa "B".