SóProvas


ID
1277995
Banca
TJ-GO
Órgão
TJ-GO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Acerca das citações e intimações, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa C. 
    Art. 362, caput, do CPP. Caberá citação com hora certa.

  • Art.351. A citação inicial far-se-á por mandado, quando o réu estiver no território sujeiro à jurisdição do juiz que a houver ordenado.

    Gabarito C

  • ASSERTIVA C ) Não é cabível, no processo penal, a modalidade de citação ficta com hora certa. Analisando o sistemática da assertiva podemos destacar que esta se encontra errada,pois é cabível no processo penal a modalidade de citação ficta com hora certa, podendo ser admitida no seguite caso: quando o réu estiver se ocultanto ou seja tendo-se de forma maliciosa não querendo ser citado, ao passo que  o oficial de justiça precederá o caso e assim o réu será citado com hora certa. 

    DISPOSTO NO  CPP vide Art362. Verificando que o réu se oculta para não ser citado, o oficial de justiça certificará a ocorrência e procederá à citação com hora certa....

     

     

  • Gab C

    è cabivel a citação por hora certa no Processo Raiz, essa a parte que o processo raiz copia do processo nutela.

    Art 362 do CPP- Verificado que o réu se oculta para não ser citado, o oficial de justiça certificará a ocorrência e procederá a citação com HORA CERTA, na forma estabelecida nos arts 227 a 229 do processo nutela.

    Hora certa: Duas tentativas, réu se oculta para não ser citado.

  • Gabarito letra "C"

    Sobre a letra "D"

    Citação circunduta é a citação nula; a citação que contém algum vício e, por conseguinte, foi declarada nula.

    "O ato pelo qual se julga nula ou de nenhuma eficácia a citação é chamado de ‘circundução’; quando anulada diz-se que há ‘citação circunduta”. (CAPEZ, Fernando. Curso de Processo Penal. 10ª Edição revista e atualizada. São Paulo: Editora Saraiva, 2003, p. 514.)

    Sigamos!

  • Acerca das citações e intimações, é correto afirmar que:

    -Como regra, a citação do réu é pessoal, isto é, a ele dirigida, e por mandado judicial.

    -O acusado que comparecer diante do juiz, independentemente da realização de citação válida, poderá se dar por citado, desde que lhe seja apresentado o mandado ou que seja dada vista dos autos, a ele ou seu defensor.

    -O ato pelo qual se julga nula ou de nenhuma eficácia a citação é denominado pela doutrina de circunduçõo; quando anulada, se diz que há citação circunduta.