SóProvas


ID
128008
Banca
ESAF
Órgão
SET-RN
Ano
2005
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A Caatinga é um importante ecossistema do Rio Grande do Norte. Entre as suas características podemos destacar

Alternativas
Comentários
  • entre as caracteristicas da caatinga  está  a presença  de vegetação xerófila, e subxerófila e solos litólicos eutróficos.  Letra D

  • A vegetação da caatinga é adaptada às condições de aridez (xerófila).

  • Apesar de suas condições severas, o bioma Caatinga apresenta uma surpreendente diversidade de ambientes, proporcionados por um mosaico de tipos de vegetação, em geral caducifólia, xerófila e, por vezes, espinhosa, variando com o mosaico de solos e a disponibilidade de água. A vegetação considerada mais típica de caatinga encontra-se nas depressões sertanejas: uma ao norte e outra ao sul do bioma, separadas por uma série de serras que constituem uma barreira geográfica para diversas espécies. Mas os diferentes tipos de caatinga estendem-se também por regiões mais altas e de relevo variado, e incluem a caatinga arbustiva a arbórea, a mata seca e a mata úmida, o carrasco e as formações abertas com domínio de cactáceas e bromeliáceas, entre outros.

     

    http://www.mma.gov.br/estruturas/203/_arquivos/ecorregioes_site_203.pdf

  • Caatinga  é o único bioma exclusivamente brasileiro, o que significa que grande parte do seu patrimônio biológico não pode ser encontrado em nenhum outro lugar do planeta. Este nome decorre da paisagem esbranquiçada apresentada pela vegetação durante o período seco: a maioria das plantas perde as folhas e os troncos tornam-se esbranquiçados e secos. A caatinga ocupa uma área de cerca de 850.000 km², cerca de 10% do território nacional, englobando de forma contínua parte dos estados da Paraíba, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia (região Nordeste do Brasil) e parte do norte de Minas Gerais (região Sudeste do Brasil).

    Vegetação xerófila: Vegetação adaptada à aridez. Possui raízes compridas, aprofundando-se bastante no solo para buscar água. Apresenta folhas pequenas e muitas vezes cobertas de ceras, para diminuir a evaporação (perda de água). Possuem também, folhas em forma de espinhos para diminuir a evaporação. Exemplo: Caatinga. 

    Solos Litólicos eutróficos e distróficos - Compreende solos pouco desenvolvidos.

     

  • MAIS INFO

    SOLOS litólicos eutróficos e os brunos não cálcicos são elementos definidores da flora da caatinga.
     

  • Dica para associar a vegetação Xerófila à Caatinga: a "catinga" tem "xero".