A
Partindo sempre da análise do contexto social da educação, Paulo Freire procura mostrar o papel político que a educação pode desempenhar na construção de uma outra sociedade, pois através da educação seria possível ampliar a participação política consciente.
B
Teoria e prática são dois momentos educativos importantes, pois a teoria do conhecimento interessa apenas ao educador, enquanto a prática pressupõe o educando como sujeito do processo histórico e, conseqüentemente, do processo educativo.
C
A relação estabelecida entre educandos, educador e conhecimento é uma relação dialógica. Nesse sentido, a realidade do educando, seus conhecimentos e suas experiências são sempre utilizados como exemplos para melhor entendimento, mas não se confundem com os conteúdos, ponto central da educação escolar.
D
O ponto de partida do processo educativo é o universo vocabular e as palavras geradoras extraídas do contexto escolar, que serão recriadas pela reflexão e pela ação, em um movimento dialético do pensamento.