SóProvas


ID
1282960
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação à rede de computadores, julgue o  item a seguir.

Se quatro unidades de disco rígido de 120 GB forem, cada uma, dispostas em uma matriz RAID 0, o que possibilita que as leituras e gravações possam ser feitas em paralelo, o sistema operacional distinguirá essa composição como uma unidade única de 120 GB, visto que, nesse tipo de matriz, não é armazenada nenhuma informação de redundância.

Alternativas
Comentários
  • No caso de utilizarmos uma matriz de 4 x 120 teremos um total de 480 GB como uma unidade única.

    O Raid 0 realmente não oferece redundância, e sim, um melhor desempenho. O total de espaço de 480 GB em disco no array será composto pelos 4 discos.
  • Outra forma de corrigir a questão seria falar em RAID 1 (mirroring) em vez de RIAD 0 (stripping)

  • "Se quatro unidades de disco rígido de 120 GB forem, cada uma, dispostas em uma matriz RAID 0, o que possibilita que as leituras e gravações possam ser feitas em paralelo, o sistema operacional distinguirá essa composição como uma unidade única de 240 GB, visto que, nesse tipo de matriz, não é armazenada nenhuma informação de redundância." 

    Troca 120 por 240 torna a questão correta.

  • O comentário de Pedro Moreira está correto, o comentário de  Migração concursado estaria correto se a questão se referi-se ao RAD 1 mudando alguns conceitos como redudância.

    Raid 0: O Raid 0 permite que você melhore o desempenho usando múltiplos HDs. Quando o utiliza, o seu computador grava os dados em dois ou mais HDs de forma igual. Um exemplo, você grava 1GB de dados, 500MB fica armazenado em um HD e os outros 500MB, em outro HD. Sendo assim, quando os dados precisam ser lidos, ele lê um pedaço de cada HD, mais rápido do que fazer em apenas um. Uma das desvantagens desse modo é que caso um dos HDs falhe, todos os seus dados são perdidos.

    RAID 1: Com esse sistema, ambos os HDs ficam programados para serem espelhados. Quando o computador grava 100mb de dados em um dos discos, ele também armazenará os 100MB no outro disco. Se um dos discos falhar, não tem problema, pois o outro tem uma cópia atualizada de todo seu conteúdo.

    http://www.baboo.com.br/hardware/armazenamento/entenda-quais-sao-os-tipos-de-raid/

  • RAID 0
    - 2 ou mais discos
    - Aproveitamento de 100% dos discos
    - Divisão dos dados em blocos
    - Oferece alto desempenho: Melhor dos RAID em leitura e escrita
    - Não oferece redundância
    - Linear ou Stripped
    - Paridade: NENHUM

     

    Fonte: Minhas anotações

  • Os comentários do Pedro e do Samir estão corretos. O do Migração está errado(Atenção, pessoal, vamos curtir os comentários que vcs acharem que estão certos, vamos dar crédito aos que comentam da maneira correta, pois há muita porcaria e imundicies em alguns comentarios. Conforme afirma [1], temos:

    RAID 0: dois ou mais discos rígidos funcionam como um único, e suas capacidades são somadas. Por exemplo, 2 discos rígidos de 30 GB são um disco único de 60 GB. Os dados serão divididos entre os discos envolvidos, ou seja, quando um arquivo for gravado, metade dele vai para um disco, outra metade e gravado no outro. Isso torna o sistema muito mais rápido, porque levará metade do tempo para gravar um arquivo Mas, nesse caso caso, se um dos discos falhar, não adiantara nada ter "meio-arquivo" no outro, e perderemos todos os dados.

    RAID 0: 4 discos de 120GB cada = 4 x 120 = 480GB de capacidade.

    RAID 1: 4 discos de 120GB cada = 2 x 120 = 240GB de capacidade (dois discos são espelhamento).

    RAID 3 e 4: 4 discos de 120GB cada = 3 x 120 = 360GB de capacidade (1 disco para paridade).

    RAID 5: 4 discos de 120GB cada = 3 x 120 = 360GB de capacidade (1 disco perde-se para se fazer a paridade distribuida).

    RAID 6: 4 discos de 120GB cada = 2 x 120 = 240GB de capacidade (2 discos perde-se para se fazer a paridade distribuida).

    Fonte:

    [1] Informatica Para Concursos, Joao Antonio Carvalho