SóProvas


ID
1284169
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com relação ao financiamento, ao endividamento e aos resultados fiscais do governo, julgue o item seguinte.

O refinanciamento da dívida mobiliária corresponde aos novos títulos emitidos para pagamento do principal, acrescido da atualização monetária e dos juros da dívida anterior, e deve limitar-se ao montante do final do exercício anterior acrescido da atualização monetária.

Alternativas
Comentários
  • Consta na Lei de Responsabilidade Fiscal (LC 101/2000):

    Art. 29, V - refinanciamento da dívida mobiliária: emissão de títulos para pagamento do principal acrescido da atualização monetária. 

    § 4º O refinanciamento do principal da dívida mobiliária não excederá, ao término de cada exercício financeiro, o montante do final do exercício anterior, somado ao das operações de crédito autorizadas no orçamento para este efeito e efetivamente realizadas, acrescido de atualização monetária.  

  • Os juros não entram no cálculo

  • O Estado possui uma obrigação de títulos e, no dia previsto para realizar o seu pagamento, ele irá fazer a rolagem/refinanciamento dessa dívida. Ou seja, ele irá emitir novos títulos para pagar a obrigação vencida, o que gera uma nova dívida.

    Refinanciamento da dívida mobiliária = principal + atualização monetária

    Limite: refinanciamento do principal da dívida mobiliária < montante final do exercício anterior + operações de créditos autorizadas no orçamento e efetivamente realizadas + atualização monetária

    Os juros não entram nesse cálculo.

    Fonte: Aulas do professor Marcel Guimarães

    Gabarito: ERRADO