SóProvas


ID
1284559
Banca
FGV
Órgão
AL-BA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Linhas formais de comunicação e centralização de decisões são características da estrutura organizacional do tipo

Alternativas
Comentários
  • E.    Na estrutura linear, a autoridade está centralizada em apenas um cargo. Dessa forma, o superior tem autoridade única sobre seus funcionários e não a reparte. Essas estruturas adaptam-se melhor a ambientes mais estáveis.

      Vamos ver como isso já foi cobrado em concursos?

      4. (FCC/TRT 24a/MS/Anal. adm./2011) Tipo de estrutura organizacional em que cada superior tem autoridade única e absoluta sobre seus subordinados e que não a reparte com ninguém:

      a) gerencial;

      b) funcional;

      c) staff;

      d) linear;

      e) operacional


    Essa questão também está quase de graça. Entre as opções, teríamos de escolher apenas entre a estrutura funcional e a linear, pois as outras não são tipos de estrutura organizacional.

      Dessa forma, como vimos, o tipo de estrutura em que o chefe tem autoridade única sobre seus comandados é a estrutura linear. O gabarito é a letra D


    Fonte: RENNÓ, Rodrigo. Administração Geral para Concursos. 

  • ESTRUTURA LINEAR OU SIMPLES

  • Segundo Chiavenato (2004, p. 173), a organização, como entidade social, pode ser vista sob dois aspectos:

    Organização formal: "é a organização baseada em uma divisão de trabalho racional que especializa órgãos e pessoas em determinados atividades. É portanto, a organização planejada ou a organização que está definida no organograma, sacramenta pela diretoria e comunicada a todos por meio dos manuais de organização. É a organização formalizada oficialmente." 

    Organização informal: "é a organização que emerge espontânea e naturalmente entre as pessoas que ocupam posições na organização formal e a partir dos relacionamentos humanos como ocupantes de cargos."


    Tipos de Organização:

    Organização Linear: é a forma de organização em que "[. . .] existem linhas diretas e únicas de autoridade e responsabilidade entre superior e subordinados. Cada gerente recebe e transmite tudo o que passa na sua área de competência, pois as linhas de comunicações são rigidamente estabelecidas." (Chiavenato, 2004, p. 186, grifo meu).

    Organização Funcional: "é o tipo de estrutura organizacional que aplica o princípio funcional ou princípio da especialização das funções." (Chiavenato, 2004, p. 189).

    Organização Linha-Staff: "é o resultado da combinação dos tipos de organização linear e funcional, buscando incrementar as vantagens desses dois tipos de organização e reduzir as suas desvantagens." (Chiavenato, 2004, p. 192).


    CHIAVENATO, IDALBERTO. Teoria neoclássica da administração. In: CHIAVENATO, IDALBERTO. Introdução à teoria geral da administração. 7. ed. total. rev. e atual. Rio de Janeiro: Campus, Elsevier, c2004. xxviii. p. 167-178. 


    CHIAVENATO, IDALBERTO. Decorrências da Teoria Neoclássica: tipos de organização. In: CHIAVENATO, IDALBERTO. Introdução à teoria geral da administração. 7. ed. total. rev. e atual. Rio de Janeiro: Campus, Elsevier, c2004. xxviii. p. 186-205. 



  • LETRA A

     

    Estrutura Linear

     

    É extremamente verticalizada: começa com alguém da alta administração da organização e vai descendo para níveis mais baixos com apenas um “setor”.(CENTRALIZADA)

    As estruturas lineares, muitas vezes, tomam a forma piramidal (de pirâmide!), pois começam por um chefe, tendo, em média, dois subordinados, e cada um desses dois com mais dois subordinados, em média, e assim por diante.

     

    As principais características deste tipo de estrutura são a hierarquia e a unidade de comando.

     

    O exemplo clássico de organização linear é o exército. O exército é uma organização como qualquer outra, e o poder de decisão sobre tudo depende do alto escalão. O mesmo acontece com a igreja. Na igreja Católica, por exemplo, há unidades de comando bem definidas, começando pelo Papa, seguido pelos cardeais, patriarcas, arcebispos, bispos, padres e diáconos.

     

    http://esquemaria.com.br/estruturas-organizacionais/

  • GABARITO: A

     

    Estrutra linear:

    - Organização simples;

    - Organizações militares;

    - Pouco flexível / Fácil Implantação;

    - Hierarquia rígida;

    - Maior velocidade na tomada de decisão;

    - Pouca especialização

     

    Treino é Treino, Jogo é Jogo!!!

  • Estrutura Linear- cada gerente recebe e transmite tudo o que se passa na sua área de competência, pois linhas de comunicação são rigidamente estabelecidas

    Vantagens: estrutura simples e de fácil compreensão e implantação; clara delimitação das responsabilidades dos órgãos; estabilidade e disciplina garantidas pela centralização do controle e da decisão; evita ambiguidade;unidade de comando;ideal ambientes estáveis;aproveita o conhecimento chefias generalistas;geralmente só é vantajoso em empresas pequenas

    Desvantagens: formalismo relações pode levar à rigidez e à inflexibilidade, dificultando inovação e adaptação a novas circunstâncias; autoridade linear pode tornar-se autocrática;chefes tornam-se generalistas; linhas formais de comunicação se congestionam e ficam lentas

     

    Fonte:Giovanna Carranza

  • LETRA A

     

    Estrutura Linear

     

    É extremamente verticalizada: começa com alguém da alta administração da organização e vai descendo para níveis mais baixos com apenas um “setor”.(CENTRALIZADA)

    As estruturas lineares, muitas vezes, tomam a forma piramidal (de pirâmide!), pois começam por um chefe, tendo, em média, dois subordinados, e cada um desses dois com mais dois subordinados, em média, e assim por diante.

     

    As principais características deste tipo de estrutura são a hierarquia e a unidade de comando.

     

    O exemplo clássico de organização linear é o exército. O exército é uma organização como qualquer outra, e o poder de decisão sobre tudo depende do alto escalão. O mesmo acontece com a igreja. Na igreja Católica, por exemplo, há unidades de comando bem definidas, começando pelo Papa, seguido pelos cardeais, patriarcas, arcebispos, bispos, padres e diáconos.

    Estrutura Linear- cada gerente recebe e transmite tudo o que se passa na sua área de competência, pois linhas de comunicação são rigidamente estabelecidas

    Vantagens: estrutura simples e de fácil compreensão e implantação; clara delimitação das responsabilidades dos órgãos; estabilidade e disciplina garantidas pela centralização do controle e da decisão; evita ambiguidade;unidade de comando;ideal ambientes estáveis;aproveita o conhecimento chefias generalistas;geralmente só é vantajoso em empresas pequenas

    Desvantagens: formalismo relações pode levar à rigidez e à inflexibilidade, dificultando inovação e adaptação a novas circunstâncias; autoridade linear pode tornar-se autocrática;chefes tornam-se generalistas; linhas formais de comunicação se congestionam e ficam lentas

     

  •  

    linha-staff, gerencial e formal. não são estruturas.

     

  • LINEAR:  

     

    * aspecto piramidal

    * autoridade única/linear

    * centralização das decisões

    * linhas formais de comunicação

  • LETRA A.

    Estrutura linear = Centralização das decisões.

  • Gab. A

    Estrutura linear - linhas formais de comunicação.

    Estrutura funcional - linhas diretas de comunicação

  • Gabarito A

    Estrutura linear: Superior tem autoridade única e absoluta.

  • lembre LINEAR e uma linha em pe logo as decisões estão no topo gab A não assinantes

    POLICIA MILITAR DO CEARA

    RAÇA DE FORTES

  • Estrutura Linear:

    É a forma estrutural mais simples e antiga. Tem sua origem em antigos exércitos. Possui formato piramidal, pois possui linhas diretas e únicas de responsabilidade entre superior e subordinados.

  • Tipos de estrutura organizacional

    1.     Estrutura organizacional linear (ou hierárquica, ou vertical, ou pidaminal) - centralizada, estrutura simples, racionalizar e economizar recursos. Burocracia, pode gerar falhas na comunicação.

    2.     Estrutura organizacional funcional - a empresa é departamentalizada, dividida em departamentos, Cada departamento é composto de profissionais da mesma área, especialização, cooperação, comunicação intradepartamental e não interdepartamento que será uma desvantagem, não comporta pequeno porte

    3.     Estrutura organizacional matricial – é mais moderna, é hibrido – tanto em função como projeto, respondendo por 2 chefias, Possível conflito entre gerentes de departamento e gerentes de projetos na tomada de decisão, flexibilidade, rapidez, proximidade de diferentes departamentos.

    4.     Estrutura organizacional horizontal - bem adequada para empresas com poucos níveis entre a diretoria e os funcionários, uma menor supervisão e um maior envolvimento de todos os funcionários, funcionários costumam ter responsabilidades mais abrangentes.

    5.     Estrutura organizacional circular ou radial - A posição mais alta da empresa é representada no centro do círculo e as posições mais baixas ficam nas bordas do círculo.

    6.     Estrutura Divisional - É formada por divisões separadas e autossuficientes. Cada divisão é responsável por um produto ou serviço de acordo com os objetivos organizacionais. A estrutura pode ser por: clientes, produtos ou serviços, localização geográfica, por projetos ou por processos. Tipos de estrutura -

    ·        Estrutura organizacional territorial - Ao invés de fazer uma divisão por função, a estrutura territorial faz com que as empresas sejam espalhadas geograficamente. Dessa forma, elas são dividas por sua hierarquia em cada região de atuação

    ·         Estrutura organizacional por clientes - Essa forma de estrutura tem o objetivo de se organizar em torno dos públicos com os quais a empresa trabalha. Assim sendo, o órgão tem mais possibilidades de ampliar seus projetos. Por exemplo, se uma organização trabalha com sapatos no segmento infantil, elas podem aumentar seus objetivos trabalhando também com sapatos para o público feminino e masculino.   

    ·        Estrutura organizacional por processos - Nesse processo, um chefe é definido para cada etapa da produção. Dessa forma, fica responsável para todos os níveis produtivos de determinado órgão. 

    ·        Estrutura organizacional por projetos - Essa estrutura estabelece um organograma por campanha ou mesmo empreitada. Ela é comum em construtoras, por ter mais autonomia para cada obra.