-
“ a tabela de temporalidade de documentos é instrumento de
gestão aprovado por autoridade competente que permite gerenciar a massa
documental acumulada e avaliar o prazo de guarda e a destinação final dos
documentos produzidos ou recebidos por uma instituição ”
-
Ciclo de vida dos documentos = Tabela de Temporalidade.
-
Ø Tabela de temporalidade - instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina prazos em que documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação
-
A Tabela de Temporalidade de Documentos de Arquivo estabelece os prazos de guarda e a destinação final dos documentos produzidos e recebidos no âmbito de suas funções e atividades. É o instrumento utilizado para avaliar todo e qualquer documento de arquivo já classificado. Entende-se por “documento classificado” o documento que passou por uma sequência de operações técnicas que visam a agrupar os documentos de arquivo relacionando-os ao órgão produtor, à função, subfunção e atividade responsável por sua produção ou acumulação. Por meio da Tabela de Temporalidade de Documentos de Arquivo é possível, entre outras análises, saber quanto tempo o documento deve permanecer em sua unidade administrativa ou legislativa ao cessar seu trâmite, quanto tempo este ficará no arquivo intermediário aguardando prazo precaucional e/ou prescricional, e se ele será eliminado ou guardado permanentemente.
ALTERNATIVA C
BONS ESTUDOS
-
Não tem jeito, o negócio é decorar de cor e salteado a definição de TTD lembrar que está ligada ao ciclo de vida dos documentos.
Tabela de temporalidade - instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina prazos em que documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação
Repetição até a exaustão nos leva à nomeação!!
GAB: C
-
Letra C.
a) Ela determina quais documentos devem ser microfilmados. - Não, isso pode estar presente na destinação final dentro da tabela de temporaliedade, mas decorre de uma decisão política ou adm. para conservar/microfilmar ou não algum documento.
b) Ela é utilizada para definir o trâmite dos documentos nas três fases do ciclo de vida documental. - Não, apenas nas duas primeiras (corrente e intermediária).
d) Ela é utilizada no processo de classificação dos documentos. - Não, isso é feito no Protocolo (que recebe os arquivos e já os classificam).
e) Ela é definida pelo arquivista da instituição. - Não, é feita pela CPAD (Comissão Permanente de Avaliação de Documentos) e aprovada ou não pela Autoridade Competente.
-
Vamos analisar os itens conforme conhecimentos sobre a tabela de temporalidade:
A) A tabela apenas determina os prazos de guarda de documentos, e sua destinação final. Errado.
B) A tramitação de documentos é controlada pelo protocolo, e só existe na fase corrente. Errado.
C) Conforme já dito na alternativa "A". Correto.
D) A classificação ocorre com a utilização do plano ou código de classificação. Errado.
E) Tanto a tabela quanto o plano são definidos pela comissão de avaliação. Errado.
Gabarito do professor: Letra "C"
-
Gabarito: C
-
Resolução: já falamos da tabela de temporalidade em algumas questões. Vamos olhar as alternativas para definir suas características.
a) Nananinanão. Isso será definido através da análise de várias características dos documentos que farão ou não jus à microfilmagem. Nada a ver com tabela de temporalidade
b) Tabela de temporalidade não define trâmite, define temporalidade. O que define o trâmite é o fluxo e a modelagem de processos.
c) Sim!
d) A classificação a utiliza e não o contrário
e) É definida pela CPAD, com a participação essencial do arquivista.
Resposta: C