SóProvas


ID
1285207
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANCINE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Econômico
Assuntos

Acerca de formas de regulação, julgue o seguinte item.


O efeito Averch-Jonhson (AJ) postula que a agência reguladora, ao estabelecer a taxa de retorno (TR) adequada para a firma, tende a estabelecer um valor para a TR acima do valor de mercado.

Alternativas
Comentários
  • Estratégia concursos TCU: no regime tarifário da taxa interna de retorno (tarifação pelo custo do serviço), observa-se uma tendência à sobrecapitalização (excesso de investimentos, ou excesso de quantidade de estoque de capital), o que é chamado de efeito Averch-Johnson.



  • Wikipedia The Averch–Johnson effect is the tendency of regulated companies to engage in excessive amounts of capital accumulation in order to expand the volume of their profits. If companies' profits to capital ratio is regulated at a certain percentage then there is a strong incentive for companies to over-invest in order to increase profits overall. This investment goes beyond any optimal efficiency point for capital that the company may have calculated as higher profit is almost always desired over and above efficiency.


  • Não encontrei nenhuma definição deste tipo. Na literatura temos claro que a definição do efeito Averch-Jonhson (AJ), assim como já comentado aqui, é uma tendência de sobrecapitalização (excesso de investimento, ou excesso de quantidade de estoque de capital). 

    A agencia reguladora tendendo a estabelecer um valor para a TR acima do valor de mercado é de fato devido a uma assimetria de informações entre o regulado e o regulador, mas ai falar que é "O efeito Averch-Jonhson (AJ)" já é outra coisa.

    Alguém pode explicar melhor?

  • O ''adequado para firma'' se refere ao ''proporcional ao custo de serviço'', quanto a isso não há dúvidas. Sendo assim, de fato, justifica-se tal efeito pelo estabelecimento de um valor de TR acima do valor de mercado, pois a firma irá operar com MAIOR QUANTIDADE de capital, objetivando uma certa ''lucratividade'' para ela (firma), acontecendo, portanto, a sobrecapitalização, de onde decorre o efeito Averch-Jonhson.

  • É necessário uma análise matemática da equação da TIR (ou pelo menos uma noção da proporção inversa entre PREÇO MERCADO e CAPITAL da empresa).

     

    O cálculo da TIR está em função do preço da tarifa (numerador), capital da empresa (denominador), e outros parâmetros.

    Como a TIR é fixo para um determinado período do contrato, é necessário aumentar o preço quando aumentarmos o capital da empresa. O resultado disso é a tendência da empresa trabalhar com sobrecapitalização (aumenta capital e aumenta preço).

     

    Quando a TIR for revisada, a tendência é que a mesma seja acima do ideal (acima do mercado) tendo em vista que precisaremos considerar o capital, que está sobrecapitaizado, nos cálculos.

     

     

     

    Resumindo: O efeito "AJ" é um efeito colateral da tarifação pelo TIR. Há uma tendência de sobrecapitalização (excessivo investimento de capital e/ou estoque) pelas empresas para aumentar o TIR que é diretamente proporcional aos seus lucros.

  • cadê os professores do QC pra comentar???? help me, please!! (é só o que sei em inglês).. Não entendi "bulhufas" do comentário do coleguinha Adriano Loes...kkk

  • Está correto.

    Esta é um postulado, uma premissa do efeito AJ.

    A consequência disso é que, se a taxa de retorno está fixada, então pelo fato de a agência reguladora estabelecer uma taxa de retorno acima do valor de mercado, a empresa regulada terá incentivo à sobrecapitalização.

    Ou seja, ela tenderá a investir acima do nível ótimo, elevando o estoque de capital acima do nível eficiente, já que o retorno em termos percentuais está garantido. Esse é o efeito Averch-Jonhson e note que ele só acontece porque se presume que a agência reguladora estabelece uma taxa de remuneração do capital (TR) acima do valor de mercado.

     

    Resposta: C