-
LETRA D) CORRETA
Criminologia é a ciência empírica e interdisciplinar que se ocupa do estudo do crime, de pessoa do infrator, da vítima e do controle social do comportamento delitivo ( Antônio Garcia Pablo de Molina)
-
CRIMINALÍSTICA: “Conjunto de conhecimentos que, reunindo as contribuições das várias ciências, indica os meios para
descobrir crimes, identificar os seus autores e encontrá‐los, utilizando‐se de subsídios da química, da
antropologia, da psicologia, da medicina legal, da psiquiatria, da datiloscopia, etc., que são consideradas
ciências auxiliares do Direito penal”. (ENCICLOPÉDIA SARAIVA DE DIREITO, v. 21, 1997:486).
-
Letra D
A criminologia é o conjunto de conhecimentos a respeito do crime, da criminalidade e suas causas, da vítima, do controle social do ato criminoso, bem como da personalidade do criminoso e da maneira de ressocializá-lo.
-
A Criminologia é uma ciência empírica, de análise da realidade, prática, sendo assim, não é ciência normativa, abstrata, jurídica. O criminólogo vai in loco buscando entender o porquê determinado delito vem ocorrendo ou crescendo significativamente, estabelece critérios para os fenômenos dessa criminalidade, analisa o delito, o delinquente, a vítima e formas de controle social.
-
Pode-se conceituar criminologia como a ciência empírica (baseada na observação e na experiência) e interdisciplinar que tem por objeto de análise o crime, a personalidade do autor do comportamento delitivo, da vítima e o controle social das condutas criminosas. A criminologia é uma ciência do “ser”, empírica, na medida em que seu objeto (crime, criminoso, vítima e controle social) é visível no mundo real e não no mundo dos valores, como ocorre com o direito, que é uma ciência do “dever-ser”, portanto normativa e valorativa.
FONTE: Penteado Filho, Nestor Sampaio Manual esquemático de criminologia / Nestor Sampaio Penteado Filho. – 8. ed. – São Paulo : Saraiva Educação, 2018.
-
Criminologia:
- Empírica .
- Interdisciplinar.
- Visão indutiva da realidade .
- Ciência do ser ( Não é ciência do “dever ser” ) .
- Estuda o Crime, criminoso, vítima e controle social.
- Para a criminologia o CRIME é um problema social e comunitário.
-
d) Criminologia.
Métodos - Empírico e Interdisciplinar. Meio que vou utilizar para chegar a uma resposta. É o caminho.= hipótese + Reputação.
Objetos - Crime/delito, delinquente/criminoso, Vítima e Controle Social/reação social.
Finalidades - Aplicação + prevenção + resposta ao fato.
Objetivos - Ciência causal explicativa. Explicação do fenômeno criminal. Prevenir crimes. Intervenção no homem delinquente.