SóProvas


ID
1285576
Banca
IESES
Órgão
IGP-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

É o conjunto de vestígios deixados pelo criminoso; em essência, o próprio fato criminal, sobre cuja análise é realizada a perícia criminal, a fim de determinar fatores como autoria, temporalidade, extensão de danos. A afirmação acima se refere a:

Alternativas
Comentários
  • LETRA D) CORRETA
    Corpo de delito é, para a Medicina legal e o Direito, o conjunto dos vestígios materiais resultantes da prática criminosa

    corpo de delito pode ser compreendido em duas categorias, conforme sua durabilidade:

    Permanente - quando os vestígios têm durabilidade extensa ou perene (p. ex.: perfuração a bala); Transeunte - quando estes vestígios são efêmeros (p. ex.: equimose);

    Quanto à forma de sua verificação, pode ser:

    Direto: Quando é feito diretamente no vestígio. Indireto: Quando é feito indiretamente (ex. por imagens, fotos etc).
    FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Corpo_de_delito

  • A maior e melhor testemunha de um crime é o corpo da vítima.

    O corpo da vítima fala.

    Fala no sentido de deixar vestígios resultantes da prática criminosa, por isso no exame de corpo de delito se pode determinar fatores como autoria, temporalidade e extensão de danos.

  • GABARITO D 

    Ato judicial que demonstra, ou comprova, a existência de fato ou ato imputado criminoso. Registro do conjunto de elementos materiais, com todas as suas circunstâncias, que resultam da prática de um crime. O conceito de corpo de delito, como originalmente aparece no Código de Processo Penal, um Decreto-lei publicado em 3 de outubro de 1941, referia-se, com certeza, apenas ao corpo humano. Todavia, do ponto de vista técnico-pericial atual, entende-se corpo de delito como qualquer coisa material relacionada a um crime passível de um exame pericial. É o delito em sua corporação física. Desta forma, o corpo de delito constitui-se no elemento principal de um local de crime, em torno do qual gravitam os vestígios e para o qual convergem as evidências. É o elemento desencadeador da perícia e o motivo e a razão última de sua implementação.

  • Os exames periciais são aqueles realizados por pessoa que tenha conhecimento técnico e científico sobre determinada área.


    O Ministério Público, o assistente de acusação, o ofendido, o querelante e o acusado, poderão indicar assistente técnico, que é o perito de confiança das partes e do qual não se exige que atue com imparcialidade, os quais atuarão após a conclusão dos exames e elaboração do laudo pelos peritos oficiais.


    O exame de corpo de delito pode ser DIRETO, quando realizado sobre o próprio corpo de delito (vestígios deixados pelo crime) ou INDIRETO, quando é realizado através de outros dados e vestígios que não o corpo de delito, como o realizado através da ficha médica de atendimento do paciente, pode ser realizado a qualquer dia e a qualquer hora e no caso de haverem desaparecidos os vestígios a prova testemunhal poderá suprir a falta.


    A) INCORRETA: a testemunha é a pessoa que não está entre os sujeitos processuais e é chamada a Juízo para declarar sobre os fatos relacionados ao caso, tem o dever de comparecer em Juízo, falar a verdade e informar o endereço ao Juízo dentro de 1 (um) ano.


    B) INCORRETA: O exame de corpo de delito é aquele realizado sobre o próprio corpo de delito e o laudo é elaborado pelos peritos após o exame.


    C) INCORRETA: o assistente técnico é o perito de confiança das partes e do qual não se exige que atue com imparcialidade, atua após a conclusão dos exames e elaboração do laudo pelos peritos oficiais e suas conclusões são feitas em parecer técnico.


    D) CORRETA: O corpo de delito são os vestígios deixados pelo crime.


    Resposta: D




    DICA: Tenha atenção que o Juiz não está adstrito ao laudo pericial, podendo aceitá-lo ou rejeitá-lo, no todo ou em parte, artigo 182 do Código de Processo Penal.