1.2.9. Orçamento de capital
Os aumentos de capital representam a compra de ativos fixos, cujos custos se distribuem por vários períodos sob a forma de depreciação. Em geral, esses gastos exigem o comprometimento de grande quantidade de fundos e devem ser previstos no orçamento do fluxo de caixa.
O orçamento de capital (também conhecido como orçamento de investimentos) reflete os planos da alta administração referentes a ampliações/expansões, melhorias/ modernizações e substituições de ativos. Estes são os principais motivos para desembolsos de capital. Para todo desembolso de capital, esperase que vá produzir benefícios através de um período maior que um ano, geralmente, durante a vida útil do bem adquirido.
O orçamento de capital é o processo de avaliar e selecionar investimentos a longo prazo consistentes com a meta da empresa de maximização da riqueza. As empresas fazem uma variedade de investimentos a longo prazo, mas o mais comum são os ativos imobilizados.
O orçamento de capital deve constar o montante financeiro atual dos ativos fixos da empresa, e o volume de desembolsos futuros, provenientes de aquisições, assim como, o valor periódico das depreciações dos ativos novos e dos antigos.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAe2yIAC/jose-ant-rezende-orc-empresarial-2011-3sem-mkt?part=2