SóProvas


ID
128611
Banca
FCC
Órgão
MPE-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Certo dia, ao chegar ao seu escritório, o Sr. Percival se deu conta que havia deixado entre as páginas do livro que estava lendo no dia anterior uma cédula de 100 reais.
Preocupado, ligou para sua casa e falou à empregada em qual livro se encontrava a cédula e, em seguida, pediu a seu secretário que fosse até sua casa buscar tal livro.
Quando o secretário retornou ao escritório com o livro, o Sr. Percival viu que a cédula havia desaparecido do seu interior e, então, muito contrariado, chamou a empregada e o secretário, dos quais ouviu as seguintes declarações:
Empregada: ?"Comprovei pessoalmente que a cédula estava dentro do livro, precisamente entre as páginas 85 e 86, e em seguida entreguei-o ao seu secretário."
Secretário: ?"Ao receber o livro, observei que meu relógio marcava 8h45min e, como sua casa fica a 300 metros do escritório, já estava de volta às 8h55min."

Relativamente às declarações dadas, o Sr. Percival pode concluir que, com certeza,

Alternativas
Comentários
  • Putz... essa questão foi pegadinha.... A proposição 1, não é proposição. A declaração 1 diz que a empregada viu a cédula entre as páginas 85 e 86. Acontece que essas são páginas consecutivas em que não se pode por nada. Logo, ela mentiu. Pegue um livro e veja.
  • Que questão sem graça....
  • daria para por a nota em paginas consecutivas, desde que estas fossem de um n° par para um n° impar, mas não de um impar para um par, como a empregada propos.
    Já que as paginas pares são versos das impares.
    A empregada propos que a nota estaria entre as paginas 85 e 86 (de um impar para um par). Essa sentença é falsa porque a pagina 86 é verso da 85.
    No entanto, se a proposta fosse por exemplo "a nota estava entre as paginas 86 e 87"(  de um par para um impar). essa sentença seria verdadeira, pois para ir da pagina 86 para 87 seria necessaria outra folha.
  • Gostei da questão! O raciocínio é lógico. :p
  • então é necessário ter conhecimentos de editoração ou algo do tipo???
    nunca ouvi falar nesse tipo de padrão de páginas!

    Pra mim, essa é mais uma questão de m..... da FCC!

  • A PÁGINA 1 FICA DO LODO DIREITO DO LIVRO... LOGO NÃO TEM COMO COLOCAR UMA CÉDULA ENTRE AS PÁGINAS 85 E 86, POIS ELAS SÃO PÁGINAS OPOSTAS. 


    A EMPREGADA DEU A ELZA!...



    GABARITO ''D''



  • Pura lógica: Se a empregada mentiu, quem elaborou a questão tem problemas sexuais e canaliza esses ressentimentos na elaboração da prova. Freud explica!

    (ainda que não seja o padrão, nada impede que a numeração das páginas se dê na posição inversa ou que as páginas sejam numeradas apenas em um lado de cada folha, ou até mesmo, um erro de impressão, enfim..). Trata-se de examinador que se acha engraçado ou charadista e não cumpre adequadamente com a sua função. Absurdo é a FCC permitir esse tipo de questão e mais ainda não anular posteriormente. Ainda bem que não fiz essa prova.


  • d-

    Nao ha como uma 3° pessoa te-la pegado porque so passou por 2 pessoas. Nao ha contradição na afirmação do secretario, logo, a empregada mente. 

     

    Alem do fato de que as paginas 85 & 86 sao na mesma folha.

  • PedroMatos .

    às vezes eles contam a capa como página 1. mas a lógica ainda é a mesma. A 1° pagina sempre vai ser um n° impar. Para 2 paginas estarem em folhas diferentes têm que ser par-impar